A Gestão e o Modelo de Currículo no âmbito Escolar.

Maria Gilmara Mesquita Bezerra

Resumo
A escola visitada trabalha com ensino Infantil e Fundamental e está situada no Município de Hidrolândia-Ce, apresenta suporte em seu aspecto físico para atender a demanda do Município. Tem como objetivo formar cidadãos para a vida, de forma a atender as necessidades que a sociedade impõe, trabalhando com profissionais capacitados e comprometidos com os seus deveres e práticas docentes. O ambiente pedagógico é democrático e tende a atender as expectativas dos envolvidos, desde que estes também atendam as suas. Apresenta em seu meio pedagógico uma conduta transformadora, por se destacar em práticas sociais que ajudam a transformar a realidade da sociedade fazendo com que assim o discente conheça e aceite sua própria realidade. Pois a partir das transformações sociais que ocorrem é necessário que a escola tenha uma visão lúcida da realidade social com a qual está lidando para que possa desenvolver um trabalho educativo, dinâmico e atual.


Palavras Chaves: Gestão, Escola, Currículo, Discente, Docente.


Introdução

O presente texto discorrerá sobre a visita feita a Escola Vida, solicitada pela professora Antonia Nilene Portela de Sousa, quando ministrando a Disciplina Teoria e Organização Curricular, com objetivo de conhecer um pouco da história da Instituição escolar, seu Projeto Político Pedagógico, podendo identificar seu modelo de gestão e suas práticas pedagógicas. E conhecer as práticas curriculares vivenciadas, visando seu trabalho com os Temas Transversais locais, no âmbito Estadual, Municipal ou Escolar. Podendo assim conhecer seus métodos de trabalho na proposta pedagógica e como são colocados em prática. Contudo esta pesquisa foi realizada também com intuito de obtenção de nota para término da disciplina e vivência das teorias estudadas durante as aulas, para haver um maior entendimento das mesmas.
Ficou explicito o desafio que é construir um projeto pedagógico comprometido com a democratização do ensino e da escola, onde é necessário fazer primeiro uma definição da prática educativa. E essa definição foi fruto de um estudo de grupo formado pelo corpo docente da escola, representante de pais e alunos interessados numa escola de qualidade, crítica e responsável pela formação da cidadania.

Segundo Meneses e Santos a concepção de Currículo escolar segue assim:
Conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Geralmente, exprime e busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula.

Na construção do Projeto Político Pedagógico da Escola, elegeu-se a tendência Pedagógica, Histórico Crítico dos Conteúdos, tendo a avaliação como um processo contínuo e diagnóstico, objetivando uma análise metodológica da atuação do professor e do aluno. Na tentativa de ultrapassar a mera transmissão do conhecimento e tendo em vista uma postura questionadora da realidade e do conhecimento produzido busca uma concepção que leve em conta a experiência de cada aluno e que o possibilite como sujeito do processo de aprendizagem.
Este PPP foi motivado pelos seguintes pontos sociais:
? Escola aberta para comunidade;
? Uma gestão democrática e participativa;
? O desejo de construir uma escola com "Vida", com um direcionamento pedagógico com função social.
Os educadores juntamente com a comunidade escolar preocupados em encontrar alternativas para uma educação de qualidade resolveram definir estratégias de ações voltadas para o engajamento na luta por um ensino de qualidade, em consonância com os princípios de participação, criticidade, criatividade e autonomia:
? Levar em consideração as diferenças de cada aluno, na elaboração de trabalhos manuais e estudos;
? Elaboração de questionamentos periódicos sobre os por quês, como, onde, para que dos fatos, das coisas para desenvolver uma postura crítica diante de cada realidade diagnosticada, educando para vida.
? Trabalho de conquistas para um bom relacionamento e crescimento mutuo. (Entre muitas outras estratégias).
A Escola Vida sendo conhecedora dos efeitos que poderão advir com a implantação do Projeto político pedagógico, não poupa esforços para que o mesmo seja plenamente incrementado e adequado a realidade, deixando reflexo do efetivo rendimento escolar, com preparação do aluno para discutir, criticar e agir responsavelmente no meio social.
Trabalha com a filosofia pedagógica em que proporcione ao educando conhecimentos necessários para o desenvolvimento de suas potencialidades, favorecendo sua integração no meio em que vive e tornando-o agente transformador da sociedade. Seu sistema de avaliação é um processo sistemático, continuo, diagnóstico e abrangente.
Realizam atividades investigativas, com orientação e pesquisa na área de saúde, trânsito, meio ambiente, cidadania, laser, orientação sexual, teatro, com valorização da cultura local, uma língua estrangeira, com incentivo à leitura, noções de computador, oficinas. Bem como ainda completa a dimensão educação humana, trabalhando a educação musical, emocional, estética, esportiva e prepara para superar os conflitos vivenciados, como fracasso, morte, doença, obstáculos, problemas, perda, sexualidade e espiritualidade. Envolvendo assim a comunidade nas atividades da escola através de um elo sistemático e complementar.
A instituição apresenta como meta, a qualidade de ensino seguindo sua filosofia, aplicando princípios de participação, autonomia, criticidade e criatividade, para uma unidade de ação pedagógica, objetivando o crescimento da prática educativa consequentemente com o alto índice de aprendizagem. Na avaliação leva em consideração a prática educativa em pelo menos 30%, para tornar o aluno mais atuante e mais consciente. Tem uma gestão democrática e participativa, integrando a escola a comunidade buscando representação de ações em pelo menos 70%.

Considerações finais

Contudo ficou claro que esta instituição tem intenção de trabalhar juntamente com a comunidade, visando uma melhor condição de formação dos discentes para transformar o pensamento da sociedade. Para isso trabalham com as diversas estratégias de ensino e práticas pedagógicas, incluindo os temas transversais que são desenvolvidos através de realizações de eventos, como gincanas, competições, trabalhos escritos, concursos de redação e desenhos. Assim concluo minha pesquisa ciente de que a Escola Vida tem vivência democrática e desenvolve suas ações em gestão, pois é através dos trabalhos realizados em grupo que esta instituição consegue maior êxito em suas práticas.














Bibliografia

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."Currículo escolar"). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002, http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.aspid=72, visitado em 14/5/2010.