A EDUCAÇÃO BRASILEIRA FALIU

texto escrito originalmente em maio de 2013

Ao analisar a educação brasileira e a onda de violência que ocorre dentro das salas de aulas observamos a falência de uma instituição histórica em função das profundas transformações sociais, da popularização da telecomunicações e do descaso governamental no setor.

O Fantástico, programa semanal da Rede Globo, exibiu no dia 12-05-13 uma reportagem que mostra os casos de violência dentro de  escolas públicas e particulares, com agressão de todos os envolvidos : professores e alunos. É um cenário terrível, principalmente por se uma institulição responsável pela formação intelectual do indivíduo.

No entanto, a escola a muito tempo não é formadora de intelctualidade. Nas últimas décadas, a instituição escolar se popularizou, abriu as portas e democratizou o acesso a educação. Contudo, de orgão elitizado no passado para poucos, não  conseguiu se adptar a população, principalmente as terríveis lacunas que a classe mais baixa trouxe para a escola. São lacunas sociais, como excessivos problemas domésticos, falta de estrutura familiar, questões financeiras, interação com o crime dentre outros.

A escola reflete a sociedade. A questão não é a violência nas escolas e sim a violência urbana no Brasil. A referida reportagem trouxe a questão de jovem embriagados na escola. O brasileiro consome muitas bebidas alcoolicas e isso se reflete.

Em um tempo de profundas mudanças sociais, com a popularização das telecomunicações, a sociedade se flexibilizou, não existe um poder rígido, portanto não existem regras. Desta forma, o aluno também não se sente com obrigações, somente com direitos. Os bandidos nos Brasil também. Alás, existem bandidos nas escolas, traficando. Sou professor e sei disso.

O excesso de corrupção, a difusão de programas populares grotescos aliados a esta pós modernidade líquida, sem regras, sem leis, faz da escola uma instituição falida. O Estado de São Paulo é um dos grandes vilões da educação brasileira. Desde que introduziu o modelo de "progressão continuada", ou seja, com ou sem conhecimento o aluno avança, tudo o sistema educacional brasileiro atingiu o seu colapso.

O aluno desmotivado não se interessa pelas aulas. Para o professor é impossível controlar a indisciplina. Tudo se transforma em um local favorável para tensões e violência, que insisto, refletem a sociedade.

Os pais, outros vilões do processo educacional, fecham os olhos para a educação dos filhos, transferem para a escola funções básicas como a alimentação e são coniventes com a estrutura que não forma ninguém, mas entrega um diploma.

Tudo é fluido, nada é estável. Regras frágeis ou nenhuma regra. Só direitos, sem deveres. Só facebook, sem tarefas em casa.  Este é o cenário do aluno do século XXI.

 

Ivan Santiago Silva é geógrafo, professor autor e articulista.