Centro de Estudos Superiores de Itaituba
Faculdade de Itaituba

TÍTULO: A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DE ITAITUBA ATRAVÉS DE 
SEU PATRIMÔNO PÚBLICO.

RESUMO

Reconstrução histórica de Itaituba município localizado no Oeste do Pará, através de seu patrimônio público, para resgate da história local, evidenciando assim, parte da história do município que pode ser contada através dos monumentos, esses são os eixos principais que originam este trabalho.
A monografia enfoca a possibilidade de interpretar a história de Itaituba através de seu patrimônio público, demonstrando, através deles, expressivos acontecimentos sócio-históricos ocorridos nesses locais e uma gama de informações ainda não escritas, sendo estas informações um dos pilares deste estudo e do desenvolvimento desta pesquisa.
Itaituba vivenciou os mais importantes ciclos econômicos que aconteceram na região Amazônica e, mesmo possuindo mais de um século de vida, a sua história apresenta muitos pontos a serem discutidos e questionados, sendo o mais grave deles a falta de uma história acessível à população e onde pode ser encontrada.
O que nos remete aos locais que fizeram parte dessa construção histórica do município como as praças e os prédios que abrigaram os mais importantes órgãos do município como a Antiga Prefeitura Municipal, e visando a reconstrução dos momentos históricos que ali ocorreram, o registro desses fatos e a contribuição que os mesmos deram para o município no decorrer da pesquisa. O estudo também traz em si uma visão dos moradores locais quanto a essas transformações e a construção da historia local.
PALAVRAS-CHAVES: Memória histórica, construção histórica, patrimônio público.