A BALEIA NÃOVOMITOU
JONAS
NA PRAIA DE NÍNIVE

 

Muitos afirmam que a baleia que engoliu Jonas vomitou-o “na praia de Nínive”. Dizem também que o povo de Nínive contemplou este espetáculo insólito e, como adoravam ao deus-peixe, imediatamente aceitaram a mensagem de Jonas.

 

Lendo a própria narrativa bíblica, você vai descobrir que tais afirmações não têm qualquer fundamento, por causa dos fatos simples que passaremos a expor.

 

Jonas estava no ventre de uma baleia (e era baleia mesmo) no Mar Mediterrâneo, chamado pelos povos da antigüidade bíblica de “Mar Grande”.

 

Nínive encontrava-se muitos quilômetros para o interior da Assíria, às margens do rio Tigre, o qual (observe em um mapa) não tem qualquer comunicação com o mar no qual Jonas e a baleia estavam.

 

Logo depois que Jonas foi vomitado na praia, Deus falou novamente com ele e afirmou algo que só podia ser falado a alguém que tivesse de caminhar bastante, o que realmente aconteceu. Veja os textos e as ênfases.

 

“E veio a palavra do Senhor SEGUNDA VEZ a Jonas, dizendo. Levanta-te, E VAI (quem vai a algum lugar é porque ainda não está no tal lugar) à grande cidade de Nínive (a descrição demonstra que Jonas ainda nem tinha visto a cidade) e prega contra ela a pregação que eu te disse. E levantou-se Jonas, E FOI A NÍNIVE (é claro que ainda não estava nela), segundo a palavra do  Senhor...”. (Jonas 3.1-3).