5s você sabe o que significa esta sigla e qual a sua importância em uma empresa.
Por Cristiane Evangelista ? Nutricionista
Graduada de Nutrição. Universidade Metodista de São Paulo.

O 5S surgiu no Japão no início dos anos 1950. Na indústria, seus principais papéis são: liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis. Trata de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas.
1º S: "SEIRI" - SENSO DE UTILIZAÇÃO (Desenvolver a noção da utilidade dos recursos disponíveis e separar o que é útil de o que não é. Destinar cada coisa para onde possa ser útil).
2º S: "SEITON" - SENSO DE ORDENAÇÃO (Colocar as coisas no lugar certo; realizar as atividades na ordem certa).
3º S: "SEISO" - SENSO DE LIMPEZA (É tirar o lixo, a poluição; evitar sujar, evitar poluir).
4º S: "SEIKETSU" - SENSO DE SAÚDE (Padronizar comportamento, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental).
5º S: "SHITSUKE" - SENSO DE AUTODISCIPLINA (Autogestão, ou seja, cada um cuidando de si mesmo, adaptando-se às novas realidades de modo que as relações com os ambientes e pessoais sejam recicláveis e sustentáveis de forma saudável).
O 5S pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer circunstância, pois é uma Filosofia de trabalho com base na educação e comprometimento de todos.
Entretanto para que uma empresa adote a filosofia do 5s é necessário que ela entenda o conceito de qualidade para que aja uma sinergia entre as duas metas para que os objetivos sejam aplicados e concomitantemente atingir os resultados esperados. Embora o conceito de qualidade seja um conceito amplo e complexo é preciso analisar o produto ou serviço prestado para adequar a uma definição. Após esta analise aplica se a ferramenta de melhorias designa-se as pessoas que irão aplicar e os que vão ser responsáveis pelas atividades a serem exercidas.
Os empresários precisam estar atentos às novas metodologias de trabalho e não somente em um único objetivo "lucro", pois este deriva gradativamente com a integração de outros objetivos que é a qualidade do produto final para atender ao consumidor que por sua vez anda mais globalizado, ou seja, mais informado quanto à necessidade de adquiri um produto que atenda as suas necessidades tanto em preço e qualidade.
Conclusão o empreendedor deve definir e planejar qual postura ele quer adotar perante a esta nova sociedade a fim de garantir a sobrevivência de sua empresa. Portanto é neste contexto que as empresas deverão se basear em que serviços querem prestar qual o produto que irá vender qual a expectativa do cliente que irá atender, pois assim terá crescimento e lucratividade em plena ascensão e poderá atingir níveis mais elevados.

Referência:
SILVA N.P; ANTÔNIO C.F; MARCOS S.T. A implantação do 5S na Divisão de Controle de Qualidade de uma Empresa Distribuidora de Energia do Sul do País: um estudo de caso. 4º Encontro de Engenharia e tecnologia dos Campos Gerais.
Consultoria Sandra Lima
www.consultoriaderesultados.com.br
email: [email protected]