180 ANOS DA FESTA DA PADROEIRA DE MONTE MOR

NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO


TEXTO MOTIVADOR DO JUBILEU PAROQUIAL

Celebramos nossa festa jubilar, rendendo graças ao Senhor pelos passos de nossa caminhada nesta terra abençoada de Monte Mor. São 180 anos de compromisso com a missão evangelizadora, anunciando, celebrando e vivendo o Evangelho de Jesus Cristo.

Em comunhão com as festividades dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, e em comunhão com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, trazemos ao altar do Senhor os frutos de nossa missão, unidos ao compromisso de pautar nossa vida no Serviço, no Diálogo, no Anúncio e no Testemunho de Comunhão; conscientes de que nossos passos nos dirigem ao Cristo Jesus, presente em cada Pessoa, na Comunidade e na Sociedade.

Nosso olhar se volta à realidade de nossa gente: Queremos estar com os pés no chão! Sabemos de nossas raízes, temos confiança em nossos alicerces, pois nossa história sempre esteve centrada no Cristo Senhor, apresentado pelo afeto e carinho da Mãe do Patrocínio: Fazei tudo o que ele vos disser! (Jo 2,5) .Desde o início, sob a pequena capela no alto monte, sustentada pela fé e devoção de um povo de muitas culturas, oriundo dos mais diversos recônditos desde mundo de Deus, e que aqui encontraram o amparo de um manto materno.

Nossos pés que firmam este chão esbarram com a dor de tantos irmãos e irmãs, numa sociedade de extrema desigualdade social, enfrentando a dura batalha em meio ao sentimento individualista que insiste em oprimir nossa gente. Nossos pés ferem-se ao caminhar em meio a um contexto de tanta fragilização de valores como o acolhimento, a participação, o diálogo, a integração e a unidade. Mas continuamos a caminhar, pois cremos que o Senhor “derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes” (Lc 1,52)

Nossos passos são iluminados pela Palavra de Deus: Queremos estar com os olhos no horizonte! Comprometidos com a vivência do discipulado e da missionariedade, renovamos nossa paixão por Jesus Cristo, com o coração animado para realizar o Sonho do Crucificado-Ressuscitado: “que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Firmamos com nosso povo o compromisso de fazer acontecer os projetos assumidos, para que nossa Paróquia seja território de MISSÃO, onde os cristãos e cristãs tenham espaço para FORMAÇÃO de sua espiritualidade e identidade, valorizando a cultura da vida, presente na JUVENTUDE E FAMÍLIA, certos de que a AÇÃO TRANSFORMADORA nos leva a construir neste chão “um novo céu e uma nova terra” (Is 66,22a).

Que nossa Paróquia torne-se cada vez mais Sacramento do amor, da solidariedade e da justiça entre nossos povos. Unamo-nos na comunhão fraterna, para construir uma sociedade justa e solidária, com oportunidades e relações igualitárias para todos, livres de todo preconceito, em que haja pão, moradia, saúde e lazer para todos. Iluminados pelo projeto libertador de Jesus, formamos uma Igreja toda ministerial, para “anunciar como missionários que testemunham com a vida o que pregam” (CP 23) Servir como o Cristo no lava-pés, dialogar como o Mestre que acolhe, anunciar como o Senhor que envia, e ser sal e luz para o mundo.

Enfim, nosso compromisso se volta ao que se deve superar: Queremos estar com as mãos na massa! Acolher nossa história, renovar nossa gente, conscientes de que servir é o cerne e a fonte de nossa fé. Unidos à Virgem Maria, circundamos este altar, e celebramos o mistério do Cristo Ressuscitado, alegres por esta festa jubilar, e dispostos e “construir o Reino de Deus já presente na História.” (CP 58)

NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO, RAINHA E PADROEIRA DE MONTE MOR: ROGAI POR NÓS!


Douglas Diego Palmeira Rocha, agosto de 2012.