juliana andrade
Estudante
Curso: Fisioterapia
Artigos publicados
Benefícios do Tratamento de Patologias Pediátrica com o Recurso da Hidroterapia
- Por juliana andrade
- Publicado 8/06/2009
- Saúde e Beleza
- Sem avaliações
A atividade aquática é um modo de estimular o desenvolvimento das crianças e de ampliar experiências de movimentos das crianças sadias, deficientes ou sob riscos.
A Prevalência de Lombalgia Gestacional
- Por juliana andrade
- Publicado 5/01/2009
- Saúde e Beleza
-
Avaliação:




Resumo
Objetivo: Sistematizar estudos que abordem a prevalência de lombalgia gestacional.
Métodos: No presente estudo foi realizada uma revisão de literatura, na qual foram incluídos cinco artigos publicados no período de 2005 a 2007.
Resultados: A prevalência de lombalgia gestacional para Fernandes et al. (2006) foi de 27,5%. Para Pelinson et al. foi de 83,3% e 84,3%. Moura et al.(2007) de acordo com a escala de dor variou entre 2,29 para 0,71 no grupo tratamento em comparação ao grupo controle que manteve-se em 2,43. Martins et al. (2005), a prevalência foi de 80,8% . Para Martins et al.(2005) a prevalência de dor na região lombar nas gestantes foi de 65%.
Conclusão: Através desse levantamento literário pode-se observar que a lombalgia gestacional apresenta uma alta prevalência, e isso independe das características das gestantes.
Palavras chaves: Lombalgia, gestação, multíparas, puérperas, coluna vertebral, pelve.


