Diogo Gawa
Sou natural da cidade de Brumado - Ba formado em Geografia na Universidade do Estado da Bahia, tenho cursos na área de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.
diogobdo@hotmail.com
Artigos publicados
Um Olhar Turistico Na Cidade De Brumado - Ba
- Por Diogo Gawa
- Publicado 11/05/2007
- Turismo e Lazer
-
Avaliação:




O município de Brumado em comparação com alguns da chapada Diamantina e entre outras regiões turísticas da Bahia, tem pouco movimento turístico. O município está inserido no Polígono das secas, o que dificulta o crescimento das atividades turísticas. Mas apesar disso, a cidade dispõe de uma infra-estrutura (hotéis e restaurantes) capaz de suportar um grande número de turistas. É o município de melhores índices de desenvolvimento social e econômico da região da Serra Geral e juntamente com o fato de Brumado ser um importante entroncamento rodo ferroviário (BA 262, BA 148 ,BR 030) tornaram o município um natural pólo de atração para os vizinhos.
O Crescimento Do Perímetro Norte De Brumado
- Por Diogo Gawa
- Publicado 7/02/2007
- Geografia
-
Avaliação:




A expansão urbana está relacionada a uma série de fatores de ordem histórica e econômica que conjugados ou não, são fundamentais para justificar e explicar o desenvolvimento/crescimento de uma cidade. De qualquer modo, mais cedo ou mais tarde, este crescimento implica uma maior pressão sobre o meio ambiente e sobre os recursos naturais, notadamente os hídricos. A cidade de Brumado, no Estado da Bahia, é tomada aqui como exemplo por ser considerada uma cidade de porte médio, com razoável industrialização e aspectos ambientais peculiares, tais como a presença de uma bacia hidrográfica intensamente compartilhada por outros municípios e áreas de entorno ameaçadas.
Formação Da Vila Presidente Vargas E Da Vila Catiboaba, Brumado-ba
- Por Diogo Gawa
- Publicado 6/02/2007
- Geografia , Sociedade e Cultura
-
Avaliação:




Desde os primórdios, o homem vem criando um ambiente para seu habitat. Ele se adapta aos lugares diferentes, mas também os modifica. As habitações surgem variando muito no tempo e no espaço e estão intimamente relacionadas com a estrutura social, econômica e tecnológica. O espaço capitalista é cheio de símbolos e resultado das ações acumuladas através do tempo e engendrado por agentes que produzem e consomem o espaço. Os agentes industriais são grandes consumidores do espaço, pois necessitam de terrenos que satisfaçam os requisitos locacionais pertinentes as atividades da empresas.

