Wittgenstein.

Tractatus lógico-philosophicus.

Trabalho elaborado por Wittgenstein, que  realizou-se no primeiro momento do desenvolvimento do seu pensamento filosófico.  Foi publicado exatamente no ano de 1921. Este foi o único trabalho publicado por Wittgenstein durante a vida.

O trabalho resultou da influência de dois grandes pensadores Frege e Russel do entendimento da natureza lógica do pensamento e qual a relação dessa natureza com a lógica da linguagem.

Ele pretende entender o fundamento não apenas do pensamento, mas também da linguagem, o profundo significado da Filosofia e sua aplicação as ciências, procura verificar não somente os males da linguagem, mas, sobretudo, a sua aplicação aos devidos fins.

Wittgenstein ao entender a lógica existencial entre a estrutura possivelmente lógica do mundo, sua funcionalidade real e a sua relação com o mundo da linguagem em referência a estrutura formal da mesma.

Feito essa relação nada fácil, ele procura compreender a natureza epistemológica da linguagem, sua funcionalidade como mecanismo não só da compreensão das ciências, mas também de construção e transmissão das referidas.

Em consideração ao aspecto formal da linguagem procura redefinir a atividade filosófica como desejo de modificar o pensamento dando a mesma nova perspectiva.

 No caso em específico o direcionamento de livrar-se de armadilhas ideológicas que se arma a linguagem, tanto no seu desenvolvimento como na produção das ciências em geral, a ciência tornou-se uma questão da linguística    

Seu pensamento favoreceu grande influência não apenas na ideologia positivista, isso em aspectos gerais, mas de modo particular a escola Viena, o que se determinou mais tarde de Círculo de Viena.

A formulação do desenvolvimento de estudos críticos a respeito da linguagem pelos anos 1930 sustentou-se uma ideia que no meu modo de entender é razoavelmente absurda.

A Filosofia não tem como objetivo dizia Wittgenstein acrescentar proposições filosóficas as proposições científicas, negando a finalidade da Filosofia na sua natureza global.

A finalidade da Filosofia passou a ser única e exclusivamente trabalhar na elaboração da lógica da linguagem com a finalidade de eliminar qualquer proposição que não seja compreendida como fundamento científico.

O grande erro de Wittgenstein, a partir daquele momento, não era mais a Filosofia como fundamentos das demais ciências.

 Pelo contrário, exatamente a linguagem, sendo a mesma a responsável pelos procedimentos científicos, como se o fundamento das ciências fossem essencialmente uma questão do fundamento da fala.  

Motivo pelo qual não teria mais sentido a Filosofia tratar, por exemplo, de outras significações, como a Filosofia da existência, a Filosofia como fundamento da Matemática ou da História etc.

 A finalidade da Filosofia transformou se exclusivamente na formulação lógica da estrutura formal da fala de tal modo, que a mesma pudesse ser usada sem contradição na articulação da produção científica do pensamento.

Edjar dias de Vasconcelos.