WEBQUEST A SERVIÇO DO ENSINO APRENDIZAGEM

Webquest significa método sistematizado que favorece o educando e educador a interessar-se pela pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico.

 Sabemos que nos dias atuais o professor não é apenas o que ensina, mas aquele que também aprende com seus alunos. Assim sendo, a proposta de trabalho com os métodos da WebQuest, torna-se a aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações disponíveis na internet, beneficiando alunos e professores com a realização de pesquisas de forma orientada, impedindo que estes de percam no gigantesco universo da grande rede.

Considerando que os alunos convivem numa sociedade da informação, onde velocidade do desenvolvimento das tecnologias informacionais, tem afetado diversos campos da busca, inclusive a educação, causando mudanças contínuas e tais mudanças também atingem aos conteúdos escolares, facilitando o acesso às diferentes fontes de informação, a internet é um exemplo de como o ensino poderá ser beneficiado com o uso deste novo instrumento.

WebQuest parte em linhas gerais de um tema e objetivos por parte do professor, uma pesquisa inicial e disponibilização de links selecionados acerca de determinados problemas, que norteiam a pesquisa. Para o trabalho em grupos, os alunos são orientados a assumir responsabilidades de busca informacionais.

 A WebQuest não exige softawares específicos além do utilizado comumente para navegar na rede, produzir páginas, textos e imagens.

Pesquisar na internet pode de certo modo ser considerado como processo de busca de informações valiosos na construção do conhecimento, criando um ambiente interativo facilitador e motivador do processo ensino-aprendizagem, bem como pode também tornar-se em instrumento dispersivo, inútil, se não houver determinados objetivos que se pretende alcançar, ou ainda, mais, se não houver ambiente interativo facilitador e motivador. Planejando em conformidade das necessidades e, expectativas da classe estudantil.

Este tema “Webquest”: método de pesquisa na internet tem mostrado ser efetivamente, uma metodologia de ensinar alunos e professores num uso da internet voltado para o processo educacional, em que quase ou todos os recursos utilizados são provenientes da Web estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento e produção de materiais estratégicos que agregam qualidades pedagógicas ao uso da rede informacional.

È fundamental o uso das tecnologias consideradas colaborativas em ambiente escolares com a intenção de auxilio na disseminação do uso pedagógico da internet. Mediante esta contextualização indaga-se: Em que medidas essas iniciativas se efetivam na prática da aprendizagem? Em que sentido os laboratórios de informática na rede de ensino, na educação infantil e séries iniciais contribuem para viabilizar e concretizar o trabalho escolar? Em que sentido a utilização da WebQuest nas séries iniciais impulsiona o desenvolvimento de conteúdos curriculares?

Foi proposto pelo Professor Bernie Dodge, da Universidade de San Diego. 1995, e vem sendo utilizado cada vez mais por docentes em todos os níveis de conhecimentos, aprimorando-se e fundamentando a prática com aulas mais criativas e animadas, voltadas para o melhor entendimento da vida fora do contexto escolar e maior aproximação do humano com a “máquina”.

WebQuest parte em linhas gerais de um tema e objetivos por parte do professor, uma pesquisa inicial e disponibilização de links selecionados acerca de determinados problemas, que norteiam a pesquisa. Para o trabalho em grupos, os alunos são orientados a assumir responsabilidades de busca informacionais.

            A busca de novas estratégias devem se fazer presente, atraindo e mantendo a atenção dos alunos. Revelando-lhe que as buscas informacionais são importantíssimas, pois desenvolve capacidade de pesquisa via canais, internet, on line.

Em relação as atividades propostas em relação a esta “WebQuest”, um dos aspectos a ter em consideração é sua interdisciplinaridade, pois além de envolver a disciplina  matemática, primeira opção deste, também pode envolver linguagem, produção textual, educação a distância, ciências sociais, língua inglesa e a tecnologia educacional.

            A escolha de uma “WebQuest” tem outras razoes que se prendem com a metodologia; pode-se criar diferentes situações de aprendizagem que acaba envolvendo os alunos, e não meramente,  em um produto final. O percurso, a estratégia e meio levam-nos perante situações nem sempre visuais numa sala de aula, como o trabalho cooperativo, o trabalho de pesquisa, o uso das tecnologias, as apresentações de resultados perante o grupo e, outros mais. O elevado nível de interatividade, o que permite que os grupos de alunos tenham papéis fundamentais na construção do conhecimento.

A WebQuest é um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico. Navegar na internet pode ser um processo de busca de informações valiosos na construção do conhecimento, gerando um rico ambiente interativo facilitado e motivador de aprendizagem, bem como pode ser dispersivo e inútil coletar dados sem relevância que não agregam qualidade pedagógica ao uso da rede.

 

FERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

KUENZER, Acácia, Z. Exclusão Excludente e Inclusão Excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre Educação e Trabalho. In: LOMBARDI, José C. et ali. Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas: Autores Associados, HISTEDBR. 2004.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: 34, 1993.

OLIVEIRA, Avelino da R. MARX e a exclusão. Pelotas, RS: Seiva, 2004.

VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. 4ª ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1991