Lev Vygotsky um professor e pesquisador Russo, nascido em 1896 que antes de morrer dedicou-se nos campos da pedagogia e psicologia.

Ele sempre acreditou em uma sociedade mais justa e sem conflitos sociais e que não houvesse explorações, criando assim a “defectologia”, que consistia basicamente em incluir na sociedade as crianças que tinham alguma deficiência, afirmando que a criança com deficiência também é um ser humano que se desenvolve.

Vygotsky dividia a deficiência em duas partes: a deficiência primaria que corresponde a parte física do individuo (lesões orgânicas, cerebrais, malformações, alterações cromossômicas entre outras); e a deficiência secundaria que corresponde a deficiência de interação na sociedade.

Para ele a ideia de nivelamento por idade é ultrapassada, e o que se deve ter como base é uma noção de desenvolvimento individual. Que trabalha cada individuo da maneira mais adequada, estimulando os mesmos de maneiras diferentes, de uma maneira que todos possam se desenvolver. Com tudo isso a sociedade é um dos principais responsáveis pelo o desenvolvimento da criança com deficiência, e deve ser incluída sempre.