Valorização do voto

As transformações sociais de que o Brasil necessita dependem de decisões políticas. Entretanto, como muitos governantes brasileiros, a fim de manter a ignorância para permanecer no poder, não investem em educação, muitas pessoas se alienam e não compreendem que o voto, além de uma obrigação, é uma conquista que deve ser valorizada.
Nesse sentido, para votar de maneira correta, exercendo a cidadania em busca do bem-estar coletivo, é necessário pesquisar atenta e criticamente o "curriculum vitae" dos candidatos e a história dos partidos políticos aos quais eles estão vinculados, visando a eleger aquele que de modo mais legítimo pode representar os interesses da nação e trabalhar pelo desenvolvimento socioeconômico do país.
Urge, portanto, a necessidade de conscientizar os cidadãos acerca da importância do voto democrático e do acompanhamento das decisões políticas que os candidatos assumem depois de eleitos, pois dessa forma todos obterão benefícios imprescindíveis à formação de uma pátria socialmente organizada.
Jean Carlos Neris de Paula