O setor aéreo brasileiro conta com quatro companhias aéreas de renome, a Tam, a Gol, a Avianca e a Azul. Essas duas primeiras têm muito mais relevância que as duas últimas, muito menores e dedicadas a voos internos. Isso porque estão há muito mais tempo no mercado e tiveram a possibilidade de se desenvolver muito mais.

A Tam, até o momento, ocupa a posição de ser a companhia aérea mais importante do país, responsável pelo maior número de voos realizados e por chegar a mais destinos que qualquer outra. No que diz respeito somente ao mercado doméstico a situação se repetia e a Tam continuava sendo a empresa que mais vendia passagens no país.

Entretanto, ano passado a situação mudou e a Gol se apresentou como uma competidora perigosa, tanto que terminou o ano de 2013 como a empresa que transportou o maior número de passageiros, tratando-se de viagens feitas dentro do território nacional. A Gol transportou 32,54 milhões de passageiros enquanto a Tam recebeu nos seus aviões um total de 31,87 milhões de passageiros.

Esse dado oferecido pela Anac deixa claro o crescimento que a Gol está apresentando. Com melhorias em suas aeronaves, com um melhor serviço e atendimento e especialmente por oferecer preços mais atrativos aos seus consumidores. Vale lembrar que a empresa conseguiu apresentar esse crescimento somente durante o ano de 2013, já que no ano anterior transportou 2 milhões de passageiros a menos que a Tam.

O desempenho de cada uma das quatro companhias aéreas na Copa do Mundo será crucial para determinar definitivamente qual delas será a estrela dos voos domésticos em território brasileiro. É lógico que para que as empresas funcionem perfeitamente bem durante a realização do evento será necessário contar com um bom serviço nos aeroportos, e possuir total organização dos voos.