Para que o desempenho dos filhos seja proveitoso na escola devemos tomar algumas medidas em casa. A educação não depende apenas da escola, mas a família tem papel importante na conscientização dos filhos. Dez medidas que os responsáveis podem adotar:
1. Estabelecer horários para os estudos, para o lazer, para dormir e para levantar. Estudar não é apenas fazer lição de casa, mas usar o tempo para rever a matéria aprendida na escola e refazer exercícios passados na classe, mas é necessário que se durma pelo menos 8h por noite.
2. Olhar os cadernos de seus filhos periodicamente. Se não puder olhar todos os dias, que seria o ideal, deve olhar pelo menos uma vez por semana colocando visto e data na última linha de lição de cada matéria, assim terá controle do quanto o filho produziu em uma semana. Na dúvida, caso perceba que não tem nada mais no caderno, mandar bilhetes para os professores perguntando se não foi dado lição no caderno pode ajudar e os professores gostam disso.
3. Tomar lição dos filhos pode ajudá-los com os estudos.
4. Ir à escola sempre que puder para conversar sobre o desempenho dos filhos é outra ferramenta muito útil, e a própria criança passa a ser mais responsável, pois sabe que os pais estarão de "olho".
5. Limitar computador e internet. Como diz um velho ditado popular: "Tudo o que é demais estraga". É importante estar "antenado", mas não se deve perder hora de sono, de refeições e de outras responsabilidades.
6. Evitar ensinar os filhos com as lições, dando as respostas dos exercícios. Procurar responder à dúvidas com outras perguntas do tipo: "O que você acha que é?", "Como você acha que deve ser feito?", "Por que você não tenta fazer e depois eu vejo se conseguiu?". Quando damos respostas prontas para nossos filhos, o condicionamos a não pensar, pois a facilidade traz a acomodação. "Pra que vou tentar se minha mãe me dará a resposta? Pergunto pra ela e pronto."
7. Valorizar as aulas de recuperação fornecidas pela escola.
8. Não deixar os filhos faltarem na escola, a menos que estejam doentes.
9. Fiscalizar os filhos na arrumação do material escolar para a aula. Nunca arrume para ele, pois ele deve aprender a ser organizado e responsável desde cedo. Perguntas do tipo: "Pegou tudo para a aula de amanhã? Não esqueceu nenhum caderno, livro, trabalho ou outro material?" podem ajudar.
10. Incentive-o a comer merenda na escola, pois elas são enriquecidas para suprir as necessidades diárias. Ter hora certa para se alimentar pode ajudar a fortalecer o cérebro e favorecer os estudos.