Voçorocas e sulcos: indicações da ocorrência de escoamento superficial         

 O escoamento superficial é o processo hidrológico causador da erosão do solo. As formas mais expressivas da erosão como os sulcos (Figura 1) e voçorocas (Figura 2) são formados por ação desse processo hidrológico.

Sulco

Figura 1. Sulco formado no pela ação do escoamento superficial.

voçoroca

Figura 2. Voçoroca formada pela ação do escoamento superficial. Notar ao fundo que o esocamento superficial está ocorrendo (água com cor marrom correndo do plantio para dentro da voçoroca.

Dessa forma, a observação em campo das formas mais expressivas da erosão como voçorocas e sulcos constituem formas indiretas de demonstrar que a água da chuva que não se infiltra no solo, isto é, o escoamento superficial se concentra nessas regiões de solo promovendo a erosão. Certamente se as áreas erodidas forem visitadas durante uma chuva forte, o escoamento superficial poderá ser observado diretamente. Assim, a observação da erosão constitui uma evidência indireta que houve escoamento superficial na área em questão.

Preparado a partir de:

ELSENBEER, H.; LACK, A. Hydrometric and hydrochemical evidence for fast flowpaths at La Cuenca, Western Amazonia. Journal of Hydrology, v.180, p.237-250, 1996.