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                                                                    JUÍZES 19.1-30

INTRODUÇÃO

O livro de Juízes é o sétimo livro do Antigo Testamento (Bíblia).  Ele relata a história do povo de Deus habitando na Terra da Promessa (Canaã), durante seus primeiros 325 anos (de 1375 a 1050 a.C.). Esses primeiros anos são conhecidos como o “Período Negro” (ou de Trevas) da História de Israel. Nessa época, eles não Liam e nem Ensinavam as Escrituras Sagradas (Os Rolos ou Manuscritos), cada nação ou tribo fazia o que bem lhe parecia aos olhos. Vivia em total apostasia, decadência moral e numa grande desunião social. Isso tudo.

Juízes 1.1: Depois da morte de Josué, os filhos de Israel consultaram o Senhor, dizendo: Quem dentre nós, primeiro, subirá aos cananeus para pelejar contra eles?

Israel nessa época funcionava como se fosse uma Confederação de Tribos[1]. Entretanto, em oposição ao que ocorre numa confederação, eles não viviam sob a autoridade ou a liderança de nenhum maioral do povo.

Juízes 17.6: Naqueles dias não havia rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais reto.

Jeremias 48.29: Ouvimos da soberba de Moabe, que é soberbíssimo, como também da sua arrogância, e da sua vaidade, e da sua altivez e do seu orgulhoso coração.

A soberba desse povo era tamanha, ao ponto de acreditar que não precisariam de nenhum tipo de ajuda, pois se julgavam auto-suficientes (invencíveis).

A autoria do livro é desconhecida, mas é assinalada pela tradição judaica como tendo sido Samuel o seu escritor. O nome do livro foi dado pelos 13 juízes que o Senhor levantou, para libertar Israel durante a decadência e desunião, logo após a morte de Josué. O povo clamava pela misericórdia do Senhor, e Ele suscitava um juiz para trazer Paz a terra novamente.

Juízes 3.9-11: Clamaram ao SENHOR os filhos de Israel, e o SENHOR lhes suscitou libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, que era irmão de Calebe e mais novo do que ele. Veio sobre ele o Espírito do SENHOR, e ele julgou a Israel; e saiu à peleja, (...), o qual ele prevaleceu. Então, aterra ficou em paz durante quarenta anos.

Em nossos dias parece não ser tão diferente daquela época. Quantos cristãos andam confiando em suas posses ou em sua inteligência secular (títulos acadêmicos). Salmo 20.7: Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso DEUS.   

DESENVOLVIMENTO

V.1: Aconteceu também naqueles dias em que não havia rei em Israel, que houve um homem levita, que, peregrinando aos lados da Montanha de Efraim, tomou para si uma mulher concubina, de Belém de Judá.   

Levita: Refere-se aos descendentes de Levi. Durante a peregrinação no deserto, eles foram designados para cuidar do Tabernáculo: Haviam três divisões de levitas: os Gersonitas (Nm 3.17-26) os Coatitas (Nm 3.27-32) e Meraritas (Nm 3.33-37).

Números 1.49-51: Somente não contarás a tribo de Levi, nem levantarás o censo deles entre os filhos de Israel; mas incumbe tu os levitas de cuidarem do tabernáculo do Testemunho, e de todos os seus utensílios, e de tudo o que lhe pertence; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; eles ministrarão no tabernáculo e acampar-se-ão ao redor dele. Quando o tabernáculo partir, os levitas o desarmarão; e, quando assentar no arraial, os levitas o armarão; (...).

Efraim: Em hebraico significa “Fértil”. Depois da revolta das 10 tribos, os nomes Israel e Efraim se tornaram sinônimos. E a tribo de Efraim passou a ter a posição mais elevada das dez tribos (Isaías 7.1-7):

Isaías 7.1-7: Os Reis de Israel (Peca) e da Síria (Rezim) se aliaram para guerrear Acaz – Rei de Judá. O profeta Isaías diz ao Rei Acaz para confiar no Senhor e não temê-los. Entretanto, ele recusa esperar pelo milagre divino e pede ajuda ao Rei da Assíria (2 Reis 16.5-18). Mesmo assim, Deus fez fracassar esta invasão em Judá. Mas, posteriormente, Ele enviou os Assírios e os Babilônicos que assolaram a terra de Judá.

Não havendo rei em Israel, o povo se tornou desobediente, violento e depravado, fazendo uso de práticas imorais e sanguinárias.

Gênesis 19.5,8-9: e chamaram fora Ló e lhe disseram: Onde estão os homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que os conheçamos. (...) tenho duas filhas, virgens, eu vo-las trarei; tratai-as como vos parecer, porém nada façais a estes homens, porquanto se acham sob a proteção de meu teto. Eles, porém, disseram: Retira-te daí. E acrescentaram: Só ele é estrangeiro, veio morar entre nós e pretende ser juiz em tudo? A ti, pois, faremos pior do que a eles. E arremessaram-se contra o homem, contra Ló, e se chegaram para arrombar a porta.

Percebe-se no versículo 1, que os filhos de Belial (sinônimo de Benjamim) se tornaram homossexuais, estupradores e assassinos, comportamento igual ao povo que habitava as Cidades de Sodoma e Gomorra. E hoje, será que é diferente?

V.2: (...), a sua concubina adulterou contra ele e, foi dele para casa de seu pai, a Belém de Judá, e ali ficou uns quatro meses.   

Casa de seu Pai: Era comum naquela época, quando uma mulher era repudiada pelo marido ou caso ele viesse a morrer, que voltasse para sua terra natal e para casa de seus pais: “Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma a casa de sua mãe, e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo (Rute 1.8).

Belém de Judá: Em hebraico Belém significa “Casa de Pão”. Estava localizada na parte montanhosa de Judá, distando 9 km ao sul de Jerusalém. Também encontramos nas Escrituras Sagradas sendo chamada de Belém Efrata para distingui-la de outra cidade de mesmo nome pertencente à Tribo de Zebulom:

Gênesis 35.16-18: Depois partiram de Betel; e, faltando ainda um trecho pequeno para chegar a Efrata, Raquel começou a sentir dores de parto, e custou-lhe dar à luz. Quando ela estava nas dores do parto, disse-lhe a parteira: Não temas, pois ainda terás este filho. Então Raquel, ao sair-lhe a alma (porque morreu), chamou ao filho Benôni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim.

Constata-se no versículo 2, retratar-se ao adultério cometido por ela contra seu marido, voltando para casa de seu Pai.

2 Pedro 2.20,21: Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.

V.3: Seu marido, (...), foi atrás dela para lhe falar conforme o seu coração e para tornar a trazê-la; (...). Ela o levou à casa de seu pai, o qual, vendo-o, saiu alegremente a encontrar-se com ele. 

O marido da concubina[2] foi tentar resgatá-la da casa de seu pai (o pastor na tentativa de salvar a ovelha perdida). Seu sogro alegrara-se com a presença do levita, principalmente por saber que ele a queria de volta, mesmo sabendo do adultério. Lc 15.7: Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos (...).

3 João 3.4: Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.

 V.5-6: Ao quarto dia pela manhã, madrugaram (...) e levantou para partir; então o pai da moça disse a seu genro: Conforta o teu coração com um bocado de pão, e depois partireis: (...); e disse o pai da moça ao homem: Peço-te que fiques ainda esta noite aqui, e alegre-se o teu coração.   

No final do verso 6, o Pai da mulher, sabendo dos perigos da região e pelo horário em que seu genro queria partir, insistiu para que ficasse mais uma noite em sua casa (usado por Deus para adverti-lo quanto ao perigo iminente.

V.7-9: Porém, o homem, levantou-se para partir; mas seu sogro o constrangeu a tornar a passar ali a noite. E, madrugando ao quinto dia pela manhã para partir; disse o pai da moça: Eis que o dia já declina, e já a tarde vem entrando; peço-te que aqui passes a noite: (...) e, amanhã de madrugada, levantai-vos a caminho; e vai-te para sua tenda.

Constranger: Seu sogro insistiu e obrigou por imposição que seu genro passasse mais uma noite em sua casa. Parece que ele estava querendo convencê-lo a ficar em definitivo na sua casa. Em outra interpretação, parece que ele estava antevendo o que iria acontecer com seu genro ou sua filha, ao retornarem para sua cidade natal.

V. 10: O levita pela 1ª vez não deu ouvido a voz de seu SOGRO. Entretanto, o homem não quis passar a noite ali, mas, levantando-se, partiu e chegou à altura de Jebus (que é Jerusalém), e com ele o par de jumentos albardados, como também a sua concubina.  

Jebus: Em hebraico significa “Lugar que é Pisado”. Era o nome de Jerusalém, quando estava sob o poder dos Jebuseus. Uma cidade da herança de Benjamim: “(...) Zela, Elefe, Jebus (esta é Jerusalém), Gibeá e Quiriate; ao todo, catorze cidades com suas aldeias; esta era a herança dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias (Josué 18.28).

V. 11-13: O levita pela 2ª vez não dá ouvido, mas agora a voz de seu MOÇO: “(...); e disse o moço a seu senhor: “Caminhai agora, e retiremo-nos a esta cidade dos jebuseus, e passemos ali a noite. (...) Respondeu-lhe, seu senhor: Não nos retiraremos a nenhuma cidade estranha, que não seja dos filhos de Israel, mas passaremos até Gibeá. Disse mais a seu o moço: (...) e passemos a noite em Gibeáou em Ramá.

Gibeá. Em hebraico significa “Monte”. Uma das cidades de Benjamim, o filho mais novo de Raquel, nascido entre o caminho de Betel a Efrata (Gênesis 35.16-19,24).

Ramá.  Em hebraico significa “Lugar Alto”. Outra cidade de Benjamim. Localizada próximo a cidade de Betel (Josué 18.25; Juízes 4.5).

V.15-16: E retiraram-se para lá, para entrarem e passar a noite em Gibeá. (...), assentou-se na praça da cidade (...).

O levita não quis dar ouvido ao seu servo. Entretanto, eles não foram acolhidos por seu próprio povo: “(...) porque não houve quem os recolhesse em casa para ali passarem a noite. Devemos lembrar que JESUS também foi rejeitado por seu próprio povo - Judeus:

Judeu: Originalmente, era o nome dado ao morador da Judéia. No tempo de Jesus Cristo, foi feita três divisões da Palestina, sendo que a parte mais para o Sul foi chamada de Judéia. Depois da volta do cativeiro Babilônico, todos que eram conhecidos como Hebreus ou Israelitas, adquiriram esse nome. Também são conhecidos como judeus aqueles que seguem a religião judaica (2 Reis 25.25).

Isaías 53.2-3: Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.

V.17-20: Levantando ele, pois os olhos, viu a este passageiro na praça da cidade. E disse o ancião: Para onde vais e de onde vais? Disse-lhe o ancião: Paz seja contigo; tudo quanto te faltar fique ao meu cargo; tão-somente não passes a noite na praça.

Ancião: Eram homens de idade madura ou magistrados escolhidos dentre os mais velhos da tribo ou da nação. Esta referência não estava afeta somente aos Israelitas, mas também aos Egípcios, aos Moabitas e a outras nações.

Gênesis 50.7: José subiu para sepultar o seu pai; e subiram com ele todos os servos de Faraó, os anciãos da sua casa e todos os anciãos da terra do Egito,

Nota-se que mesmo diante da frieza espiritual e da grande insensibilidade humana, Deus sempre levanta alguém no meio do povo para socorrer seus ungidos. Situação parecida foi retratada na Parábola do Bom Samaritano (Lucas 10.25-37).

V.22-24: Enquanto eles alegravam o seu coração, eis que os homens daquela cidade, filhos de Belial, cercaram a casa, e disseram ao dono (...): Traze cá para fora o homem que entrou em tua casa, para que o conheçamos. (...) Eis que a minha filha virgem e a concubina dele; tirarei para fora; humilhai-as a elas, e fazei delas o que parecer bem aos vossos olhos; porém a este homem não façais tal loucura semelhante, 

Conheçamos: A expressão tem como significado ter intimidade com eles, isto é, relacionamento homossexual. Outra narrativa bíblica que retrata com o mesmo sentido, diz respeito aos dois Anjos que chegaram a casa de Ló. Ele, de igual atitude, ofereceu suas duas filhas virgens, mas não lhe deram ouvido. (Gênesis 19.5-8).

Filha Virgem: A mulher virgem era propriedade de seu Pai, a quem era dado um dote quando se casasse. “Se alguém seduzir uma virgem que não for desposada, e se deitar com ela, certamente pagará por ela o dote e a terá por mulher. Se o pai dela inteiramente recusar a dar-lha, pagará ele em dinheiro o que for o dote das virgens” (Êxodo 22.16,17).

V.25-26: Porém, aqueles homens não o quiseram ouvir (...); então, aquele homem pegou sua concubina e a tirou para fora, e eles a conheceram.

Os homens de Benjamim (Belial), da cidade de Gibeá, queriam manter relações homossexuais com o Levita, mas acabaram por cometer um Estupro contra sua mulher durante toda a noite. Esta nação, antes servia a Deus, mas cometeram os piores pecados possíveis: corrupção, assassinatos e impurezas sexuais (adultério, homossexualidade e sodomia).

Oséias 9.8-9: O profeta é a sentinela de Efraim, o povo de Deus; contudo um laço de caçador de aves se acha emm todos os seus caminhos, e inimizade na casa de Deus. Muito profundamente se corromperam, como nos dias de Gibeá; ele se lembrará das iniquidades deles, e punirá os seus pecados. 

A Palavra de Deus nos assegura que, em havendo arrependimento sincero e a confissão de pecados, Ele nos perdoará de todo os pecados.

1 João 1.9: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça.

V.28-29: O levita, ao ver sua concubina desfalecida do lado de fora da casa, (...). Colocou-a na cavalgadura e foi para o seu lugar.

Chegando em sua terra natal, pegou um cutelo e dividiu sua esposa em doze pedaços, enviando-os por todo o território de Israel (doze tribos). Estima-se que por ter sido destratado e desonrado por pessoas de sua nação, quis protestar sobre a afronta sofrida.

V. 30: O povo ficou assustado com a sua atitude e afirmava nunca ter visto tal coisa, desde que Israel saiu da terra do Egito. 

O povo não cristão (incrédulos ou impios), costumam esperar que adotemos condutas já esperadas diante da sociedade. Condutas estas, que testifiquem a mesma conduta que seria adotada por Cristo. E como tem sido a sua conduta social? Será que ela tem despertado o desejo de um impio querer conhecer ao Deus que você diz servir?

CONCLUSÃO

O levita não deu ouvido a voz de seu Sogro e nem tampouco a de seu Moço (servo). Com isso, acabou atraindo para sí e sua esposa, consequencias drásticas. Não espere ser bem tratado pelas pessoas desse mundo, pois o próprio Jesus Cristo disse: "Nao penseis que vim trazer paz a terra; não vim trazer paz, mas espada, e assim os inimigos do homem serão do da sua própria casa" (Mateus 10.34-36).

Portanto, estejamos com os ouvidos atentos a voz de Deus, mesmo quando não parta diretamente D'Ele, mas de um de seus Arautos. Que não sejamos insensatos aos nossos próprios olhoes, mas como escreveu Salomão: (...); mas o que dá ouvido ao conselho é sábio" (Provérbio 12.15).

Eduardo VERONESE da Silva

Presbitero da AD Ministério IX Marcas - Cariacica/ES.

Professor da EBD

Palestrante em Dependência Química

Email: [email protected]

  



[1] Confederação. União de vários Estados que, conservando governo próprio, se submetem a um poder central, no qual quase todas as decisões são tomadas por consentimento dos Estados confederados.

[2] Concubina. Mulher secundária na era patriarcal, ou seja, a segunda mulher. Era geralmente uma escrava ou uma mulher cativa (Êxodos 21.7-11).

[3] Sodomia. Quem tem práticas sexuais anormais (perveritdas), fora da naturalidade que Deus deu. Todo aquele que tem as mesmas práticas da cidade de Sodoma e Gomorra.