Você também pode derrubar Gigantes!

A Bíblia diz em I Sm 17 vers. 49 e 50. "E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão".

Todo cristão vive guerras e desafios. São dificuldades que se levantam no seu caminho e que tem como objetivo derrubá-lo e derrotar sua fé. Essas dificuldades são verdadeiros “gigantes” que surgem diante de cada um de nós em alguma circunstância da vida. Diante de tal afirmação nós não temos outra saída, senão a aprender como derrubar esses “gigantes”!

Eu e você em algum momento da vida teremos de enfrentar algum tipo de “gigante” na vida e, se quisermos vencê-los precisaremos observar detalhadamente as lições práticas deixadas pelo exemplo de Davi em sua luta contra Golias, além de estarmos atentos e dispostos a colocar em prática as recomendações abaixo descritas.

I- Precisamos ter nossos olhos firmes em Deus. O nosso maior desafio quando enfrentamos os gigantes, é ter nossos olhos firmes em Deus e não nos gigantes que querem afrontar a nossa fé. Hb12:2

A) Deus é maior do que os gigantes que vem contra nós. Porém muitas pessoas quando estão passando por problemas parecem se esquecer disto, e fazem como as tropas de Israel, vêem o tamanho do gigante, mas não conseguem ver o tamanho do seu Deus (vers. 24 a 25).

B) para vencermos as batalhas que surgem não podemos tirar nossos olhos de Deus. Sl 121:1-2 “Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Quando tiramos os olhos de Jesus e fixamos nas adversidades da vida afundamos, como Pedro quando andou sobre as águas, mas, tirou os olhos de Jesus (Mt. 14 vers.22 a 33).

II- O Senhor usou o que Davi tinha para combater o gigante. (vers. 40 a Funda)

A) Deus vai usar as nossas habilidades para glorificá-lo.É claro que o Senhor vai polir e moldar o que temos e colocar como ele quer, mas usará o que temos.

III- Davi tinha em mente que a obra é do Senhor e que Golias não estava se levantando contra o homem e sim contra o próprio Deus (vers.26, 34-37, 45-47).

A) Não estamos lutando uma luta nossa, a obra é de Deus e a batalha também é do Senhor (II Cr 20 vers.14-17).

IV- Davi não estava vivendo de glorias passadas (vers. 34-37).

A) Muitos crentes só vivem de contar histórias do passado, do que aconteceu no passado, mas o nosso Deus é o Deus de hoje. Hoje o Senhor quer nos usar mais ainda do que nos usou no passado.

B) Davi tinha em mente, que os milagres de Deus no passado apontavam para coisas muito maiores que ele fará no futuro.

C) Se Deus gostasse tanto de passado a Igreja se chamaria Museu. Não desprezamos as experiências do passado, mas hoje Deus quer fazer coisas maiores...

D) Os gigantes de hoje NÃO podem nos paralisar. Se caiu no passado, vai cair de novo.

E) Meu irmão, não deixe o semblante caído, deixe o desanimo, a falta de fé, profetize a Palavra. Nenhum discípulo ou líder deve andar de semblante caído. A vitória do líder é a vitória do povo. Não podemos chegar diante do povo abatido, fracassado, mas com palavra de vitória.

V- Davi estava vivendo de gloria em gloria, de vitória em vitória... sendo provado e aprovado por Deus.

A) 1° Deus nos prova nas pequenas coisas para depois nos entregar coisas maiores. Começou com o urso e o leão... agora era um gigante experiente e matador de homens.

B) O nosso sucesso nos pequenos desafios que Deus nos entrega, é a base para que ele nos confie coisas maiores. A adversidade é grande mas, o Senhor não nos dá uma prova além de nossas forças. Isto significa que podemos vencer.

C) o seu sucesso aqui será a base e referencial para o seu sucesso em qualquer lugar do mundo. O sucesso de Davi começou quando ele estava cuidando das ovelhas de seu pai.

VI- Davi tinha 5 pedras no seu alforje, cada uma com um significado.v. 40

1° Pedra é a pedra do PROPÓSITO = Satanás quer sempre nos tirar do propósito, do foco e do projeto de Deus. Devemos ter um propósito firme e não deixar que os gigantes e as dificuldades nos tirem da visão de Deus para nossa vida;

2° Pedra é a pedra da INOVAÇÃO = Nunca ninguém antes havia lutado com um gigante com pedras, isto não era comum; comum eram as espadas, lanças, armadura... Ninguém gosta de mudança, a visão veio e mudou muita coisa, não estávamos acostumados a ter tanta responsabilidade, prestar contas, ser liderados por pessoas da igreja que não seja o pastor....

3° Pedra nós fala do TREINAMENTO = Cuidar de vidas é algo novo para nós. Precisamos de intenso treinamento para que tenhamos resultados intensos. Nenhum treinamento é muito quando se fala de qualificar-nos para cuidar de vidas.

4° Pedra nos fala de RESPONSABILIDADE = Davi assumiu a responsabilidade daquele momento e não deixou que seu povo ficasse debaixo daquela humilhação. Deus te confia discípulos, e a responsabilidade é sua de cuidar bem de cada um deles.

5° Pedra nos fala de CORAGEM = Davi creu que a unção estava sobre ele, e que ela o respaldava para vencer o gigante. Medrosos não conquistam nada!

Estamos debaixo de um mover do Espírito Santo, que nos tem capacitado a conquistar os territórios para Cristo. E o Espírito Santo tem nos dado uma visão que tem propósitos claros. O que temos que fazer é nos apropriar do que Deus esta nos dando, ter fé e coragem e continuar avançando porque operando o Senhor, quem impedirá? Não estamos realizando uma obra para homens e sim a obra de Deus.

 Pr Adilson Batista Amelio