Já aconteceu com você de não saber por onde começar suas atribuições? Provavelmente você não sabe quais são suas prioridades no trabalho.

No seu trabalho você já deve ter passado por isso de não saber por onde começar a resolver, mesmo aquelas coisas mais simples, aquelas corriqueiras, e quando tem ainda aquelas que são prioridades mais urgentes.

As vezes chegando acontecer de querer fazer tudo ao mesmo tempo, sem saber por onde começar.

Alguns especialistas dizem que ao chegar esse momento estamos ao ponto de estresse, precisando fazer algumas avaliações da vida profissional e pessoal.

Analise seu tempo

Será o que pode está acontecendo? Talvez seja de não estar sabendo administrar seu tempo, e querendo resolver tudo de uma só vez, não dando prioridades o que é realmente urgente.

Falando em urgente, existe ainda o que vem a ser mais urgentíssimo que tem quer ser naquele momento. Ai você se pergunta: e agora o que faço nesse momento, paro tudo e dou preferência no que é mais urgentíssimo?

Minha resposta é não, não é bem assim, pode ser que não seja urgentíssimo. Claro que no seu trabalho sempre é necessário fazer as obrigações o mais rápido possível, isso é essencial, mas tem aqueles que pode ser para depois.

Para começar aconselho antes analisar seu dia, planejar e colocar numa ordem de prioridades.

3 dicas importantes

Como sugestão, reveja o que você faz, quais são suas atribuições e coloque numa agenda - como já comentei num post - na seguinte sequencia do que é importante, urgente e urgentíssimo, como seria isso:

  • Importante: coisas corriqueiras do dia a dia que podemos resolver imediatamente sem nos tomar muito nosso tempo.
  • Urgente: o que podemos resolver hoje ou mais tardar no dia seguinte ou conforme prazo definido de dias, e que fique pronto pelo menos dois dias antes do prazo, para não deixar para ultimo dia e hora da entrega, atrapalhando toda a sua rotina.
  • Urgentíssimo: é pra ser resolvido agora, caso contrario poderá ocorrer danos materiais e financeiros para a empresa. É por isso, que devemos nos manter sempre com nossas atribuições em dia, porque coisas urgentíssimo aparecem de surpresa e precisam ser resolvidas sem perca de tempo. E o tempo que você tinha para outras atribuições serão tomadas para o que é urgentíssimo, deixando para depois o que é importante e urgente.

Por isso, reforço sempre colocar sua agenda em dia, porque você está trabalhando é para a empresa, e não tem a liberdade de fazer muitas escolhas no que deve ser feito, caso contrario sua carreira estará comprometida se não tiver a solução dos problemas que surgirem.

Lembro você ainda de sempre quando surgir ou lhe determinarem algum serviço extraordinário, perguntar duma maneira sutil e educada a pessoa - normalmente seu gerente ou encarregado - "qual o prazo que deve ser concluído/entregue". É importante perguntar, quando você tiver com outros serviços em andamento com prazo já definido, isso justifica o porque da sua pergunta.

Fique atento sempre faça as 3 perguntas

Já passei por diversas situações simplesmente por não fazer as três perguntas, e acabava deixando o que tinha para fazer de urgente e dando prioridade no que tinham acabado de me determinar que não era nem urgente e nem urgentíssimo.

Com isso acabava me prejudicando, e não tinha nem justificativa para minha gerencia, que até entendia mais não aceitava minhas desculpas - ficando complicado para mim, você entende? - porque não conseguir concluir minhas atribuições de minhas responsabilidades.

Fica a dica sempre pergunte se aquela atribuição é urgente ou urgentíssima, isso vale para você mesmo se perguntar e organizar seu tempo.

Então são essas minhas sugestões, não seja um herói em querer resolver tudo para todos, na medida do possível faça um esforço para ajudar, desde que não comprometa suas atribuições. E sempre haja com a razão e profissionalismo, com o tempo naturalmente os méritos e reconhecimentos virão.