Comunicar é saber transmitir uma mensagem, levar uma informação adiante. Por mais simples que isso pareça, comunicar-se é realmente uma arte. Há várias formas de se comunicar. Oral, escrita ou por sinais. Transmitir um recado exige clareza, objetividade e, é claro, a certeza de que o receptor compreendeu a informação. Escrever bem é algo tão importante quanto falar bem. E falar, em especial a uma grande platéia, faz com que a maioria das pessoas sintam insegurança.

Os seres humanos têm a necessidade de se comunicar, transmitir emoções e compartilhar conhecimentos, dúvidas e/ou frustrações. O grande X da questão é que a comunicação não é o que você fala, mas sim o que o outro entende: por isso que saber se comunicar é essencial também na vida pessoal e profissional.

Aprimorar a comunicação é uma excelente forma de potencializar a comunicação, pois é a arte de falar em público de maneira clara, organizada e eficaz. São várias técnicas e ferramentas que, juntas, contribuem para uma maior compreensão por parte do público.

Vale lembrar que quando falamos de comunicação, falamos de fala, escrita e comportamento (corpo fala). Algumas pessoas nascem com um talento nato para determinada área da comunicação, mas isso não significa que não possa aprimorar o dom. Da mesma forma que a pessoa que tem dificuldade em se comunicar pode estudar as técnicas e aperfeiçoar-se.

Independente do seu cargo, função, ramo no qual trabalha, a comunicação é muito importante, principalmente se a função exige contato com clientes, fornecedores ou demais integrantes da empresa. E para isso, pode-se recorrer a ajuda de profissionais na área da comunicação, técnicas de PNL (programação neurolinguística), desenvolvimento comportamental, coaching e fonoaudiólogo.   

Dicas de cursos: " Como falar em Público com Diego Menezes" 

Cursos 24 horas: "Aprenda a falar em público."

Fonte: http://realblog.com.br/  - criado por Ary Junior AINSF.