Dois terços do Planeta Terra são constituídos de água e o Brasil é um imenso reservatório, temos 12% de toda a água doce disponível no mundo. Isso representa 53% da água da América Latina. Cada brasileiro dispõe de 34 milhões de litros por ano, um volume fantástico, pois segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) são necessários dois milhões de litros de água por ano, para uma vida saudável.

Mas infelizmente a água está mal distribuída, 80% encontram-se na Amazônia, onde vivem apenas 5% da população. E 95 % dos brasileiros ficam com 20%, por isso muita gente sofre com a escassez da água.

Há muito desperdício, sendo que de 100 litros de água própria para consumo, só 60 são aproveitados. Estima-se que 30% se perdem em vazamentos pelas ruas. Maus hábitos (torneiras abertas ou pingando, longos banhos, descargas sanitárias deficientes, etc) contribuem para o desperdício. Sem falar nos problemas que temos com a qualidade e aproveitamento da água por falta de saneamento básico e cuidados no gerenciamento do lixo.

Sendo que a água é importante para todos os seres vivos, inclusive animais e plantas. Cerca de 75% do corpo humano é composto por água. Além disso, muitas atividades humanas como alimentação, higiene, transporte, lazer, processos industriais, comerciais e agrícolas demandam de água em qualidade e quantidade adequadas.

As nossas águas superficiais estão cada dia mais ameaçadas e comprometidas e continuarão ameaçadas se não modificarmos nossas atitudes. Por isso é imprescindívelque as pessoas cuidem do meio ambiente, jogando o lixo no lixo, para evitar a contaminação da água e seguir o exemplo do golfinho, que procura manter limpa a água onde vive, retirando objetos estranhos, lixo e todas as impurezas que possam poluir o território onde vive.

Não cuidar da água significa colocar em risco toda a vida que existe sobre a Terra.

Vanessa Minuzzi Bidinoto, Acadêmica do IX Semestre de Ciências Biológicas da URI - Campus Santiago.