Muitas pessoas ainda insistem em dirigir bêbadas. Além de irresponsável é um ato suicida e homicida que coloca a vida de todas as pessoas nas ruas e estradas em risco.

A polícia para saber se uma pessoa está bêbada, até mesmo aquelas que nem aparentam a primeira vista, fazem uso do bafômetro. O bafômetro é um aparelho que consegue detectar os níveis de álcool no sangue humano e assim ajuda a punir as pessoas que tentam dirigir ébrios.

Além do bafômetro, há outros aparelhos importantes para garantir a sobrevida das pessoas e uma melhor qualidade de vida, um desses aparelhos é o dosímetro.

O dosímetro é um aparelho que mede o quanto de radioatividade um organismo humano pode ter absorvido devido a uma exposição excessiva ou ao longo de um tempo de trabalho em um local onde havia produtos e aparelhos químicos e radioativos.

Bafômetro

O bafômetro na verdade tem um nome técnico que é o etilômetro, um aparelho que consegue medir pelo ar dos pulmões humanos, se a pessoa bebeu bebida alcoólica e quanto foi essa ingestão.

O bafômetro consegue saber se a pessoa bebeu e o quanto bebeu porque tem um sensor que quando a pessoa sopra, consegue detectar essa ingestão de álcool e a quantidade ingerida.

O bafômetro é um importante aparelho usado pela polícia do mundo todo para conseguir saber exatamente se a pessoa bebeu e o quanto ingeriu, dessa forma ela pode ser autuada e sua carteira e carro apreendido, além de ter que pagar multa e até ser preso.

O bafômetro no Brasil não é obrigatório, ou seja, a pessoa pode se negar a usá-lo, porém se estiver ébrio, os policiais e testemunhas conseguem identificar e ela ser autuada mesmo assim.

O bafômetro funciona quando a pessoa sopra em um bocal descartável e através de sensores elétricos consegue detectar com precisão quando uma pessoa está sob efeito de álcool e qual a quantidade exata ainda resta dessa ingestão, dando aos policiais que fazem o teste a garantia de uma prisão correta e nada injusta principalmente se tiver havido algum tipo de acidente com pessoas mortas ou acidentadas gravemente.

Dosímetro

O dosímetro é um aparelho que consegue medir e detectar se uma pessoa teve uma exposição excessiva à radiação e assim ajudar a médicos a fazerem o tratamento correto caso haja níveis elevados de radiação no organismo.