Você já deve ter notado em documentários ou até pessoalmente o processo de elevação de carga. Grandes guindastes levantam cargas e containers com toneladas de peso e a posicionam no local correto. Mas você sabe como é feito este processo?

Primeiramente, é necessário que um operador controle o guindaste. Por outro lado, os funcionários responsáveis pela amarração da carga também desempenham papel fundamental. Os nós precisam ser feitos com atenção, mas há outros dois detalhes.

A carga deve ser elevada por uma fita sling de alta tenacidade, com fios capazes de aguentar a carga. Além disso, o nó realizado também precisa ser o correto. Como você pode observar na imagem abaixo, existem muitas opções: Vertical, Forca, Cesto e variações de ângulo.

Fita Sling

Qualquer descuido durante um destes procedimentos pode ocasionar acidentes graves. Também é importante sempre se lembrar de que todos os trabalhadores devem estar equipados com os devidos EPIs.

EPI é a sigla conhecida para Equipamentos de Proteção Individual. São protetores obrigatórios para assegurar a integridade física do trabalhador.

Fonte: Angare