Antes de ser comemorada como a ressureição de Jesus, a Páscoa já era festejada como o equinócio de primavera, a passagem do inverno para a primavera. A palavra Páscoa significa transição. A festa assemelha-se a uma celebração Judaica. Os Judeus comemoram nessa época a libertação do povo Hebreu das terras do Egito, segundo narra o livro de Êxodo, do Velho Testamento da Bíblia. Para os cristãos, é uma das datas mais importantes do ano, ocasião em que são celebradas as profecias e frases de Deus sobre a morte e ressureição de Jesus.

Tanto Judeus quanto cristãos têm uma libertação como motivo da festa: libertação da escravidão para os Judeus e, para os cristãos, libertação do pecado pela mensagem de amor e pela morte e ressurreição de Jesus Cristo.

O coelho e o ovo de Páscoa, símbolos mais fortes da data na nossa sociedade, remetem aos povos europeus da Idade Média. Ostera é a deusa da primavera. Sua imagem é de uma jovem segurando uma cesta de ovos, símbolo da chegada de uma nova vida, e coelhos aos seus pés, que representam a fertilidade. Esse povo comemorava a chegada da primavera decorando ovos para presentear as pessoas queridas. Os mais ricos banhavam os ovos com ouro e presenteavam os amigos e familiares, simbolizando assim uma mensagem de otimismo para a nova colheita.

Para muitas culturas, o ovo é símbolo de renascimento, renovação e criação, e portanto é considerado o símbolo da vida. Para os cristãos, o ovo é símbolo de renovação de um ciclo da natureza. Em muitos países da Europa há a crença de que comer ovos durante o domingo de Páscoa traz sorte por todo o ano, e um ovo posto na sexta-feira santa pode afastar doenças.

Outro símbolo da Páscoa é o coelho, e essa tradição foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, por volta de 1700. Conta a lenda que o coelho visitava as crianças levando ovos coloridos, e os escondia para elas procurarem na manhã do domingo de Páscoa.

A Páscoa é comemorada 46 dias após a quarta-feira de cinzas, dia que marca o fim do carnaval. A data geralmente cai entre 22 e 24 de abril, seguindo o calendário católico da Lua Eclesiástica. É a festa cristã mais popular do mundo, após o Natal.