Porque todo mundo acha que sabe o que é ser um empreendedor…

…mas sempre erra.

Por Luiz Henrique Ribeiro
Revisado por Luciene Maques e Rafael Cruz

 

Empreendedor

 

Você já deve ter percebido que em atividades onde necessita-se de iniciativa e autonomia o termo empreendedorismo passa a ser um jargão básico e necessário da principal característica de todos os profissionais que decidem desenvolver tal atividade. Você já deve ter escutado essa definição: “Ser um empreendedor é ter uma visão futurística, inovadora e atitude de coragem para investir em algo próprio" ou isso: “ter visão, coragem, iniciativa, persistência, autoconfiança, otimismo, iniciativa e por aí vai…”.
 

Se você já fez um curso de administração ou algo parecido deve estar bastante familiarizado com estes termos. Mas na prática quem você conhece que é realmente assim? Essas pessoas existem? E se elas existem, por que não deram certo? Pense bem, são qualidades que todos nós gostaríamos de ter.

Ser empreendedor está acima disso tudo. É libertar-se da mentalidade de empregado e assumir a de investidor. 
 

Mas você sabe o que isso quer dizer realmente?

Quantas pessoas saem de seus empregos formais por demissão?

 

Normalmente neste período a pessoa aproveita pra colocar em prática um velho sonho de ser o seu próprio patrão e determinar as delícias de quanto vai ganhar, que horas vai chegar e que horas vai sair, decidir por conta própria sem a necessidade de ninguém, de não receber ordens, de trabalhar naquilo que gosta e principalmente por ser divertido. Quem já passou por estas etapas descobriu por si só o quanto é difícil decidir, fazer acontecer, e ser responsável pelo sucesso e pelo insucesso, de ser o primeiro a chegar e o último a sair, e muitas vezes nem ter empregado e ser ele próprio que tem que botar a mão na massa. Neste momento a pessoa descobre que continua sendo empregado dele mesmo, ou daquilo que ele inventou. Por incrível que pareça, são esses os fatores que produzem 90% dos insucessos dos novos empresários. Acredite, o "fiel da balança" é muito mais simples, mas ao mesmo tempo, é o conceito mais difícil de ser assimilado.
 

Você sabe qual é?

Não se acanhe de não saber a resposta. A maioria das pessoas passam por estas experiências e não conseguem perceber o que realmente diferencia um empregado de um empreendedor. Vamos explicar melhor:

O empregado tem um problema de longo prazo e quer resolvê-lo com uma medida de curto prazo.

O empreendedor sempre resolve suas questões, seja ela qual for, considerando curto, médio e longo prazo.

Está confuso?

É porque é assim mesmo. Simples e complexo. Mas depois que entender isso e aplicar, você será sempre um empreendedor. O empregado conta os dias até o final do mês até chegar o dia do seu pagamento. Neste dia ele resolve pequenas questões relativas a sua vida: paga contas, aproveita os feriados, os finais de semana, a praia do domingo (porque ninguém é de ferro) e quando dá, pega um cinema. Ah! Também se dá o direito de fazer as reclamações básicas da vida. Como:

 

"Um salário desse não dá pra se viver"

"Meu patrão é um tremendo de um pão-duro"

"O governo não toma conta de mim"

"Desse jeito não dá pra viver".

 

Pérolas de sabedoria de todo o trabalhador, principalmente no Brasil. Eu tenho certeza que você já entendeu ou já sabia, que ser patrão é justamente o oposto disso tudo. Mas o que faz um sujeito desistir é que pra ser empreendedor ele tem que abrir mão de ter salário.

Salário

Surpreso?


Provavelmente não. Você pode até argumentar que já sabia disso, mas a maioria de nós, quando vai desenvolver algum empreendimento e quer ser chamado de empreendedor, não suporta os primeiros 90 dias SEM SALÁRIO. É isso mesmo! Ser empreendedor é abrir mão dos vencimentos em prol de aprendizado. É saber que o seu investimento tem um tempo pra trazer o seu retorno e este tempo vem de médio a longo prazo, mas a maioria quer ser empreendedor e já no final do primeiro mês, fazer a famosa retirada. De preferência muito maior do que aquela que a pessoa tinha como empregado, afinal de contas agora trabalha muito mais e tem muito mais responsabilidade. Neste momento ele começa a se perguntar:


Qual é a vantagem de ser o seu próprio patrão?


Neste momento, se você está lendo esse texto porque tomou a decisão em sua vida de ter o seu negócio próprio, seja ele qual for: como autônomo, franqueado, profissional liberal, comerciante, saiba que a maioria dessas atividades, na verdade, fazem você ser empregado de você mesmo. Em algumas situações você vai ganhar mais do que você ganhava no mercado tradicional, mas dificilmente isso vai acontecer de imediato. Existe um tempo pra você se estabelecer além de fazer um investimento em um novo negócio. Se você tiver um pouco de paciência e algumas qualidades que falamos no início, podemos dizer que você é um empreendedor sim, mas não na sua plenitude.

Está gostando? Então aguarde a publicação da parte 2 deste artigo.

Artigo publicado no site Renda Dinheiro - www.rendadinheiro.com.br