Muita gente joga ou já jogou alguma coisa. Pode ser um jogo da velha, Poker ou criar galinhas no Facebook. Contudo, por que nós jogamos? Esse tema já foi debatido diversificadas vezes por jornais e artigos e atualmente tende a ser um assunto controverso. As razões encontradas tem relação com competição, entretenimento, companheirismo e controle. Iremos dizer superficialmente de cada um deles, mas sem se alongar demasiadamente.

O entretenimento é o motivo mais evidente que nos induz a jogar algo. O nosso cérebro necessita de estimulações constantes visando apresentar um funcionamento adequado. Um jogo que proporcione muito entretenimento e que estimula o cérebro constantemente costumam ser os games de sinuca, pois eles necessitam de atenção, cálculo e precisão.

A competição é outro grande propósito dos jogos. Possuímos um interesse natural de sermos melhores que os outros. Pensa só, quem nunca se vangloriou por terminar a fase da água nos jogos do Mario Bros (saiba mais, clique aqui) sem perder nenhuma vida? Quando não se joga sozinho, a definição básica é que uns sairão vencedores e outros derrotados.

O companheirismo é uma carência das pessoas. Os games são uma grande forma de relação na sociedade, pois permite que você se aproxime com o seu parceiro no jogo. Considerando os jogos online, é comum se relacionar com pessoas que estão a quilômetros de distância de você.

Encerrando temos a do controle. O adulto, que hoje em dia vem a retratar a maioria dos players, possui uma necessidade de controlar seu ambiente. É como se esitvesse validando a sua auto-estima.

O que você iria gostar mais: ligar o seu console e completar a fase da água dos games do Mario sem morrer nenhuma vez, ou se deleitar com uma rodada de cerveja gratuita pois derrotou seu colega nos jogos de sinuca?

As explicações acima são discutidas em jornais sobre o porquê do ser humano gostar de praticar jogos. Conforme foi dito anteriormente, essas são informações sem aprofundamento, contudo provenientes de muitos estudos.

E então? O que prefere? Games de sinuca, games do Mario ou games virtuais? A bola está com você!