Você ouve Chico Buarque de Holanda, Vinícius de Morais e Tom Jobim? Vivaldi, Mozart e afins? Freqüenta peças teatrais, apresentações de orquestras sinfônicas, balés...? Lê Machado de Assis, Shakespeare...? Você adora vinho tinto seco, queijo gorgonzola...? Ou seja, você cultiva hábitos e gostos semelhantes a esses e se considera culto, certo?


ERRADO.


Em uma definição simplista e comum, cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Ou seja, tudo é cultura. O gosto cultural é a diferença. O gosto cultural é definido e imposto de acordo com o local, com as pessoas, com meio em que se vive. "O homem é, culturalmente, fruto do meio."


É muito comum ouvir pesadas críticas à regionalismos culturais com teor discriminatório e racista. Daí provém, inclusive, a expressão folclore, tão pedagogicamente usada. Esse termo foi criado exclusivamente com o objetivo de separar a "cultura" branca, elitista, européia da cultura popular brasileira, daquilo que vem do povo pobre, analfabeto, rural, negro, indígena, mestiço. Ou seja, tradições e manifestações como Balé Clássico, música "erudita" e teatro fazem parte das manifestações culturais. Festas populares com autos religiosos, danças populares, músicas tradicionais são folclore.


Nos "censos" oficiais do Brasil consta um determinado índice de acesso à cultura considerado baixo. Porém nas perguntas não consta como espaços culturais as escolas de samba, os salões de forró, os circos populares, as festas populares como as juninas, o carnaval de rua, e outros.


Quando falamos de cultura, não podemos atribuir juízo de valor, gosto pessoal. Como acontece freqüentemente. Essa prática reproduz a mesma lógica de exclusão sócio-econômica que, os ditos cultos, tanto se colocam contrários. Quem dita o que é cultura? A mídia? A elite? O povo? Você?


Será que ser culto é respeitar as diferenças, se abster de preconceitos, cuidar de sua saúde, se preocupar com seu próximo, com as pessoas à sua volta, ser honesto, ser ético, ter princípios e atitudes coerentes?