Usado para a reabilitação do asfalto que passou por algum dano, o microrrevestimento asfáltico é um revestimento betuminoso que recebe a adição de polímeros, com diferentes espessuras. Apresentando uma superfície elevada, o microrrevestimento é ideal para o uso em rodovias, devido as suas características, sobretudo o ligante asfáltico, conhecido como aglutinante. Seu uso ajuda no envolvimento das partículas minerais, o que gera um composto resistente ao desgaste por abrasão, além da permeabilidade baixa e a capacidade de diminuir derrapagens ao longo da via.

O que é

O microrrevestimento asfáltico é um tipo de revestimento cuja aplicação é feita a frio, sem a necessidade de aquecer o ligante betuminoso. Este ligante é um composto de cimento e emulsão asfáltica derivada do petróleo. A este ligante é adicionado o agregado, água, aditivos e polímeros elastoméricos, de borracha ou produto derivado do petróleo. São polímeros elastoméricos com rápida ruptura e desenvolvidos para aplicação em consistência fluida, utilizando equipamentos especializados.

A aplicação do microrrevestimento é feita utilizando agregados britados que são peneirados para apresentar o tamanho adequado para a necessidade da via. A esse agregado é adicionado o filler mineral e água, os quais são dosados, misturados e adicionados ao elemento ligante. Todo o processo é feito em usinas móveis destinadas a este fim. O processo de microrrevestimento permite uma maior adesão ao pavimento já existente, tornando – o mais regular e cobrindo os buracos na pista. Podem ser aplicadas várias camadas, de acordo com a necessidade do pavimento.

Finalidades

Dentre as principais finalidades do microrrevestimento asfáltico estão a capacidade de impermeabilizar revestimentos antigos que apresentam desgaste superficial; Proteção de revestimentos recentes os quais possam apresentar  graduação aberta; Selar fissuras de forma a melhorar a estética dos pavimentos; Elevar o coeficiente de atrito entre pneu, pavimento e rugosidade do solo; Revestir o pavimento, preservando o greide da pista; Camada auto-aderente ao pavimento subjacente e enchimentos de Enchimento de rupturas para o nivelamento da via e prolongar período de vida útil dos pavimentos asfálticos.

Vantagens

Após a aplicação do microrrevestimento, o tráfego já pode ser normalizado depois de uma hora de cura ao sol. Podem ser aplicadas duas camadas, sendo a primeira ideal para a regularização do asfalto, bem como sua impermeabilização. Além disso, também pode ser implementado para aumentar a rugosidade e rolamento da via. O microrrevestimento asfáltico também rejuvenesce o asfalto, mantendo - o conservado por mais tempo que outros tipos de processos. Ele apresenta alta durabilidade e proteção, além do custo menor do que os demais tratamentos asfálticos.

Como ocorre a aplicação

O microrrevestimento asfáltico é executado com equipamento adequado, do tipo auto-propulsor especial, com silo para peneiramento do agregado miúdo, depósito para água, para a emulsão asfáltica e demais aditivos, se for necessário. O equipamento pode ser auxiliado por um sistema de circulação e alimentação do ligante ligado a um sistema para sua alimentação. Podem ser usados ainda uma caixa deslizante para receber a argamassa e distribuir sobre o local a ser revestido. O espalhamento pode ser feito com sistema apropriado ou mecanicamente, usando pás, enxadas e demais ferramentas para o espalhamento e aplicação da borracha para acabamento do microrrevestimento.