Você Conhece a Dona Maria?

Dona Maria é mulher muito religiosa ela acredita piamente em Deus. Em todos os momentos de sua vida, sendo eles alegres ou tristes, ela sempre acreditou em Deus.
Essa mulher não fica um final de semana sem ir à Igreja e participar da missa. Ela reza o terço todos os dias. Quem conhece essa senhora sabe que ela reza diariamente, tanto que quando alguém na família está doente é a ela que ligam pedindo oração, pois essa "santa" mulher está mais perto de Deus do que muitos de nós.
Todavia a vida de Dona Maria não foi muito fácil, ela teve que enfrentar algumas dificuldades durante sua vida, a maior delas foi quando cuidou de seu marido acamado por uma grave doença. Entretanto ela nunca desanimou cuidou dele com todo carinho e dedicação até o dia em que o Senhor Deus chamou seu querido esposo para sua casa.
Ela firme na fé continuou acreditando ainda mais em Deus, pois como ela sempre repetia: "Deus sabe o que faz". Rezava com mais fervor, pois agora, mais do que nunca precisava da força de Deus.
Passado alguns anos sua irmã mais velha ficou doente e sabendo de suas necessidades, ela não pensou duas vezes e foi até a cidade em que sua irmã morava para dela cuidar. Que carinho e dedicação era observado em cada gesto que Dona Maria expressava no cuidado da irmã doente. E como era vontade de Deus essa irmã também subiu a casa do Pai.
Pensam que Dona Maria desanimou? Ao contrário, ela cada vez rezava mais, Deus era seu companheiro. Como morava perto da Igreja começou a ir na Igreja todos os dias, a missa diária era sua força. Não levantava da cama antes de se colocar em oração. E como era belo ver o gesto de humildade de confiança desta "santa" mulher quando, apesar da idade se ajoelhava para Orar ao Senhor.
Ela ainda teve forças de cuidar de outra irmã que ficou doente, tudo fazendo com muita fé em confiança em Deus. Porém hoje é a Dona Maria que está doente, ela que tanto bem fez, agora precisa ser cuidada. Isso nos leva a pensar mas será que Deus esqueceu todo bem que ela fez? Porque Deus está dando essa cruz a essa santa mulher?
Escutei um filho dizendo que é por causa da doença dela que ele não acredita em Deus, pois se Deus existisse ele não deixaria uma mulher tão boa, exemplo de cristã, de mãe, sofrer como ela sofre hoje com a doença.
Todavia agora quando escrevo essa reflexão me pergunto: Mas o sofrimento dessa mulher é "culpa" de Deus?
Meus queridos leitores, o sofrimento não é e nunca foi um castigo de Deus.
Deus não determina que a Dona Maria iria sofrer dessa forma por algum "pecado" ou simplesmente porque Deus quis seu sofrimento. O sofrimento, infelizmente, faz parte de nossa vida. É uma condição necessária da nossa condição de seres humanos. Deus não podia nos criar perfeitos, imune ao sofrimento. Mas alguém poderia dizer se Deus é onisciente Ele sabe que ela sofreria porque não evitou?
Com certeza Deus sabia e sabe de tudo, mas ele não "pode" evitar que o homem seja homem; se Deus nos criou homens (imperfeitos, sujeitos aos sofrimento e limites) ele não vai nos transformar em anjos.
Deus sabe o que é o homem (limites, imperfeições) e nos criou assim e não um anjo ou outra coisa. Por isso meus queridos leitores Deus não é causa direta do sofrimento de dona Maria.
E se vocês me perguntassem como ela reagiu com a doença. Vocês que conhecem ou não a Dona Maria sabem a resposta: ela acredita ainda mais em Deus. Reza com maior confiança, encontrando nele sua força.