O título desse texto é com certeza a pergunta que mais embaraça o homem quando lhe é feita (mesmo que de forma não imediata).

 

            Para lhe instigar mais ainda vou complementá-la com outra pergunta: Você acredita em D’us por sua livre convicção ou porque têm medo de não acreditar, pois durante toda a sua vida lhe foi ensinado que ele existe (a maioria do senso comum)?

 

            A convicção da existência de D’us só é conseguida ao se vislumbrar a verdadeira natureza e essência do Universo, e só se logra êxito nesta busca por meio do desenvolvimento da intuição espiritual, adormecida dentro do homem.

 

            O despertar desta intuição espiritual latente deve ser o objetivo primordial de nossa existência. Ela é resultante de uma extrema passividade dos sentidos e da inteligência (mansidão), a intuição é o que alguns chamam de Espírito Santo. É a centelha divina que quando externada, faz com que o homem tenha discernimento, e passe, a partir daí, a conhecer a verdade (aquela que liberta).

 

            A compreensão do Altíssimo pelos sentidos e pelo intelecto é praticamente impossível. Somente através do Espírito, da intuição desperta é que D’us é revelado para o homem (o homem não tem capacidade de revelar D’us, e sim Este que se faz revelar).

 

            Querer explicar D’us é uma estupidez, uma vez que qualquer tentativa de definição ou qualquer qualificação do Uno, O limitaria a algo comum e palpável, retirando sua grandeza (sua onipotência, onisciência e onipresença), deixando por tanto de ser o verdadeiro D’us.

 

            Por fim creio que tudo seja uma questão de morte. Explico. Tem uma passagem no N.T. que Jesus alega ser preciso nascer de novo para ver o Reino de D’us (Jo 3:3), o que suscitou uma grande dúvida em Nicodemos. Em verdade, é necessário deixar de viver para começar a existir.

 

            A entrega incondicional de sua vida a D’us, é o início da existência. Quando isso ocorre, seu espírito começa a vislumbrar a divindade o quanto lhe for permitido e você ficará cheio de luz interior ao ponto de transbordar para o seu exterior. A partir desse momento, você passará a sentir que sua alma é leve, pura e ágil, em fim, provinda de D’us.