Aprendi ao ler o livro “Vida, amor e riso” de Shree Rajneesh que a vida exige Coragem! Os covardes apenas existem, não vivem, porque a vida deles é orientada pelo medo, e uma vida orientada pelo medo é pior do que a morte. Eles vivem em um tipo de paranóia, têm medo de tudo; e não apenas de coisas reais, eles temem coisas irreais também. Tem medo do inferno, medo de fantasmas, medo de Deus. Temem mil e uma coisas que eles próprios, ou outros como eles, imaginaram. O medo é tão grande que se torna impossível viver.

                   Somente os corajosos podem viver. A coragem é o primeiro passo a ser aprendido. Apesar de todos os medos, temos que começar a viver. E por que é preciso coragem para viver? Porque a vida é insegurança. Se você fica preocupado demais com proteção, segurança, você permanecerá confinado a um pequeno cantinho, quase que em uma prisão, construída por você mesmo. Será seguro, mas não será vivo. Será seguro, mas não terá aventura, não terá êxtase.

                   A vida consiste em explorar, entrar no desconhecido, alcançar as estrelas! Seja corajoso e deposite tudo aos pés da vida. Não a sacrifique por pequenas coisas, dinheiro, segurança; nada disso tem valor. Cada um deve viver intensamente sua vida. Somente então surge a alegria, somente então o transbordamento da graça divina se torna realmente possível.

                Aqueles que realmente desejam viver têm que se arriscar. Têm de se mover sempre no desconhecido. Têm de aprender uma das lições mais fundamentais: que não existe lar; que a vida é uma peregrinação; que estamos de passagem pela terra. Sim, existem lugares onde você pode descansar, mas são apenas paradas de uma noite e, pela manhã, você deve partir novamente. A vida é um movimento constante em busca da perfeição; é por isso que a vida é eterna.

                   O homem não é o corpo assim como a embalagem não é o produto. O corpo é matéria, tem prazo de validade. Nós somos espíritos que um dia Deus criou e colocou a caminho para evoluir até que possa atingir a perfeição. Santo Agostinho expressou essa verdade na seguinte frase: “Criaste-me Senhor e inquieto está o meu coração enquanto não repousar em vós”.

                 Que possamos fazer a vida valer a pena! Que possamos ver nas dificuldades não apenas um problema, mas uma oportunidade para crescer e ser melhor.

                  

 

João Vitor Mariano

Uraí - Paraná