Como se deve viver em Cristo

Parte 1

 

Na epístola que escreveu aos crentes colossenses, o apóstolo Paulo lhes ensinou que eles eram membros de um corpo ao qual nosso Senhor Jesus Cristo chamou de Sua Igreja.

Assim, a Igreja é um corpo do qual Jesus é a cabeça. Sendo designada por noiva de Cristo, há então um modo desta noiva que é a Igreja, viver em sujeição obediente ao Seu cabeça que é Cristo.

E este modo de se viver em Cristo foi revelado por Deus na Bíblia, e especialmente na epístola que Paulo escreveu aos Colossenses.

Uma grande parte do modo da vida cristã, ou seja, do nosso comportamento e maneira de caminhar por pertencermos a Cristo, é descrito no terceiro capitulo da epístola aos Colossenses, o qual citaremos a seguir: 

 

“1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.

2  Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;

3  porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.

4  Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;

6  por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

7  Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.

8 Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.

9  Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos

10  e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

11  no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.

12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.

13  Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;

14  acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.

15  Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.

16  Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

17  E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

18 Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor.

19 Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.

20  Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.

21  Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.

22  Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.

23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,

24 cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;

25 pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.” (Col 3.1-25)

  

Como a nova vida recebida no novo nascimento do Espírito Santo veio de fora e do alto, a saber, do céu ...

Como  esta vida não se encontrava neste mundo nem em nós próprios, mas escondida com Cristo; não devem portanto os crentes buscar crescimento espiritual nas coisas que são terrenas mas naquilo que procede do céu, porque esta nova vida não é da terra, mas do céu, como se afirma no  primeiro versículo de Colossenses 3.

Como a nossa mente estava naturalmente inclinada para as coisas deste mundo, antes da nossa conversão, e não podia entender as coisas espirituais que são discernidas espiritualmente, há portanto uma necessidade de que a nossa mente seja renovada, no que tange à vida espiritual, por concentrarmos e fixarmos o nosso pensamento nas coisas que são do alto, e não nas que são terrenas, para que possamos obter o crescimento na graça e no conhecimento de Jesus Cristo.

Isto significa sobretudo que devemos estar atentos ao dever da oração constante e perseverante, bem como ao dever e prática dos mandamentos de Deus revelados na Bíblia, mediante instrução e poder do Espírito Santo.  

“E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne,” (Ez 11.19)

 

”Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.” (Ez 36.26)

 Por isso somos ordenados a fixarmos o nosso pensamento nas coisas que são celestiais e não nas que são terrenas, para que jamais nos desviemos de tal modo de viver pela graça de Cristo.   

Deste modo, toda forma de inclinação carnal, prostituição, impureza, paixões, desejos vis e avareza devem ser mortificados pelo Espírito Santo, para que a nova vida possa se manifestar no nosso caminhar, como se lê no verso 5.