O objetivo neste trabalho é expor alguns elementos que compõe parte significativa da capoeira como vivencia do lazer nas práxis dos Grupos de Capoeira da região Metropolitana de Belém. Dentre os quais estão: a Associação Metropolitana de Capoeira, Associação Cultural Raízes do Brasil e o Grupo Muzenza de Capoeira, localizado respectivamente, nos municípios de Belém, Marituba e Ananindeua. O estudo desenvolveu-se em duas etapas, sendo a primeira referente a uma revisão de literatura sobre a temática proposta e a segunda correspondente a uma pesquisa exploratória, utilizando-se como instrumento um questionário semi-aberto aplicado a uma amostra constituída por 20 capoeiristas, de ambos os sexos, com faixa etária a partir dos 18 anos, que participam ativamente nestes Grupos de Capoeira. Os dados foram analisados de forma descritiva, utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo que indicaram a capoeira como lazer sendo uma práxis bastante vivenciada nestes grupos. Sendo que a capoeira á qual se faz alusão tem sua essência no lazer ? sendo a capoeira luta, dança lúdica, recreativa, prazerosa, criativa, livre, etc., - alusão com essência na alegria, no prazer, na festividade, na descoberta, na criação entendendo-o como um canal permanente no palco cultural e que nutre a sensibilidade de inovação, que favorece encontro entre as pessoas para a troca informal de experiências e redefinição de valores, considerando como tempo privilegiado para a vivência socializadora que contribui para a transformação- sócio política educacional ? de pessoas, de comunidades, de um povo, de uma cultura, enfim , uma sociedade. Analisa-se que os capoeiristas dos grupos pesquisados ainda desconhecem os verdadeiros valores e as contribuições que podem advir do conhecimento e prática do lazer/capoeira onde requer a necessidade de mais pesquisas nessa área.

A presente reflexão pretende abrir e ampliar caminhos sobre a manifestação cultural da capoeira como lazer, vivenciada na práxis dos Grupos de Capoeira da Região Metropolitana de Belém.
Bem, as vivências de lazer, é caracterizado pelo tipo de relação verificada entre o sujeito e a experiência vivida, basicamente a satisfação provocada pela atividade . Atividades essas que são desenvolvidas no tempo liberado das obrigações profissionais, familiares, sociais e religiosas.
Assim, qualquer atividade poderia ser considerada lazer até mesmo o trabalho, desde que atendesse a atividade a determinadas características, como a escolha individual, e um nível de prazer e satisfação elevados .
Em contra partida as práxis da capoeiragem e tudo o que concerne da relação do sujeito e a experiência vivida com os signos e símbolos advindos do universo capoeirístico. O jogo, a dança, a musicalidade, a roda, os golpes, os gestos, as encenações do faz de conta, o folclore, a socialização, o lazer, entre outras mais. Considerando a Capoeira uma ?práxis?(atividade) livre e criativa por meio da qual os sujeitos produzem e transformam seu mundo e a si mesmo. Desta forma, Falcão (2004) sustenta a idéia que a capoeira quanto ?práxis? se apresenta como uma "atividade livre, universal, criativa e autocriativa, por meio do qual o homem e a mulher fazem, produzem e transformam seu mundo humano, histórico e si mesmo" .
Então, perceber a Capoeira como manifestação cultural que da alusão ao lazer se faz necessário entender antes o que é cultura. Claro, ponderando que tudo o que nos rodeia apresenta sentido e significado advindos da relação do homem com o conhecimento, com a cultura. Para Laraia (2003) a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo ..
O antropólogo contemporâneo, norte-americano Leslie White ? aponta-nos que a passagem do estado animal para o humano ocorreu quando o cérebro do homem foi capaz de gerar símbolos. White sustenta a idéia que todo comportamento humano se origina no uso de símbolos. E que foi o símbolo que transformou nossos ancestrais antropóides em homens e fê-los humanos. Assim, todas as civilizações se espalharam e perpetuaram somente pelo uso de símbolos.
Laraia (2003) diz que toda cultura depende de símbolos. É o exercício da faculdade de simbolização que cria a cultura e o uso de símbolos que tornam possíveis a sua perpetuação. Sem o símbolo não haveria cultura, e o homem seria apenas animal, não um ser humano. Ele diz ainda, que o comportamento humano é o comportamento simbólico. Uma criança do gênero Homo torna-se humana somente quando é introduzida e participa da ordem de fenômenos super orgânicos que é cultura. O autor conclui que a chave desse mundo, e o meio de participação nele, é o símbolo.
HALL, Stuart (1997), aponta que a cultura sempre foi importante, por encontrar-se no centro de tantas discussões e debates. E que nas humanidades, o estudo das linguagens, a literatura, as artes, as idéias filosóficas, os sistemas de crença morais e religiosos, constituíram o conteúdo fundamental, embora a idéia de que tudo isso compusesse um conjunto diferenciado de significados  uma cultura  não foi uma idéia tão comum como poderíamos supor. Neste sentido, Cultura,
"tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costume ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade" (TYLOR, 1871 apud LARAIA, 2003, p. 25).
Para isso os símbolos representam sentidos e significados que fazem parte do todo complexo o qual Tylor diz de Cultura. Neste sentido, Fernandes (2009) ele nos assegura que:
O sentido da vida resulta do significado[...] (Pois) A essência das relações de significado reside nas circunstâncias que, no curso do tempo [historicidade e curso da vida], encerra a configuração de uma trajetória vital sobre a base da estrutura da vida e debaixo das condições do meio (Dirthey,1986, p.266 apud FERNADES, 2009, p. s/n).

Entende-se, então, que o Homem se constitui como significado a sua forma de agir, de sentir, de ver, e a sua forma de ser em relação a tudo o que seja importante para ele ? sendo assim, revela uma identidade, uma cultura. Considera-se ainda que ele no seu processo evolutivo foi capaz de gerar símbolos.
White (1955) apud (LARAIA 2003, p.55) continua afirmando que
Toda cultura depende de símbolos, e que é o exercício da faculdade de simbolização que cria a cultura e o uso de símbolos que torna possível a sua perpetuação. Sem símbolo não haveria cultura, e o homem seria apenas animal, não um ser humanos.

White continua dizendo que todos os símbolos devem ter uma forma física, pois do contrario não podem penetrar em nossa experiência, mas o seu significado não pode ser percebido pelos sentidos . Em outras palavras, para perceber o significado de um símbolo é necessário conhecer a cultura que o criou. Por isso, pensar em capoeira como lazer é imprescindível adentrar-se na vivencia desta manifestação através dos grupos praticam a capoeira.
Em 2009, obteve-se um estudo investigativo por meio Núcleo de Estudos e Pesquisas Amazônicos em Esporte e Lazer ? Nepael da Universidade Estadual do Para. Que através de 20 capoeiristas, ambos os sexos, na faixa etária a partir de 18 anos de idade, integrantes dos Grupos de Capoeira da região Metropolitana de Belém buscou-se através da necessidade de compreender e aprofundar o tema - Capoeira como Lazer, considerando que o tema pouco é abordado pelas comunidades cientifica e capoeirana.
Neste sentido, obtiveram-se elementos riquíssimos os quais vieram encorpar para enriquecer esta reflexão. Elementos que traduziram de maneira surpreendente à configuração da alusão a essência do lazer em algumas práxis da capoeiragem.
Logo, é perceptível que a capoeira, de sua origem até hoje, ganhou projeção mundial como arte, ritmo, cultura e movimentos corporais e como atividades lúdica no jogo, na brincadeira e no divertimento servindo de estimulo dinâmico e eficaz no ensino-aprendizagem de uma educação pautada na cultura de paz.
Contudo, acredita-se que a capoeira á qual se faz alusão tem sua essência no lazer ? como capoeira luta, dança lúdica, recreativa, prazerosa, criativa, livre, etc., porém, a sociedade ainda desconhece os verdadeiros valores e as contribuições que podem advir do conhecimento e prática da mesma.
Então, aproveitando para fomentar a construção de mais conhecimentos. Vamos contar com o ponto de vista dos capoeiristas dos grupos participantes da pesquisa. Pois, faz-se justo registrar tal conhecimento.
O filosofo Edmund Husserl citado por Triviños (1987), diz assim, tudo o que sei do mundo, mesmo devido à ciência, o sabe a partir de minha visão pessoal ou de uma experiência do mundo sem a qual os símbolos da ciência nada significariam. Então, questionar o conhecimento segundo Husserl, não é negar o conhecimento, mas desvendar a sua gênese.
Portanto, de acordo com o levantamento das unidades de registros das falas, obtida com a investigação, a partir da relação lazer/capoeira no contexto dos grupos e associação de capoeira, conduzido através dos instrumentos de investigação aplicado a estes, apresentaram os seguintes resultados que vão ser expostos abaixo.
Questiona-se: O que você entende por capoeira? O entendimento que se tem é que a capoeira é um elo , que os escravos, tiveram que ter para à sua pouca sobrevivência,com um vasto e simbólico instrumento de luta. Que foi criada por escravos (e) filhos de escravos no Brasil onde evoluiu ao longo tempo e fora denominada de capoeira Angola e com a contribuição do mestre bimba que desenvolveu a capoeira regional ? outro estilo de capoeira.
Ela é um conjunto harmônico de manifestações de: cultura, luta, dança, esporte e lazer, é muito mais que levantar a perna é filosofia de vida. Sendo uma ótima filosofia que educa para sua vida para o futuro como cidadão. Neste sentido, capoeira é acima de tudo respeitar e aprender com a capoeira o papel de ser cidadão.
Segundo o consagrado autor de teatro e telenovelas, Dias Gomes, descreve a Capoeira em nossa época atual da seguinte maneira:

Capoeira é luta de bailarinos. É dança de gladiadores. É duelo de camaradas. É jogo, é bailado, é disputa ? simbiose perfeita de força e ritmo, poesia e agilidade. Única em que os movimentos são comandados pela música e pelo canto. A sublimação da força ao ritmo. Da violência a melodia. A sublimação dos antagonismos (CAPOEIRA, 2000 p. 102).

Com bases nessa declaração, abre-se o questionamento de como se pode definir a capoeira? De tanto refletir percebeu-se que as tentativas de definição da capoeira parecem inflamar ainda mais sua capacidade de transformação. Toda vez que se tenta conceituá-la percebe-se que ela é mais do que nossa capacidade de definição. Será que o desafio do entendimento da capoeira é perceber que ela proclama a ludibriação? Com efeito, as tentativas de definir a capoeiragem devem, necessariamente, englobar sua maneira particular de transformar-se. Mestre Decânio diz em sua concepção que:

[...] a capoeira se joga sob ritmo, sob música, sob cântico. É uma atividade lúdica simulando uma luta. É uma mentira muito grande. Por que não é luta, nem é jogo. Não é jogo, mais é luta. Não é jogo, mais é brincadeira. Não é brincadeira, mas é de verdade. Então, nos estamos sempre simulando uma situação de perigo para o outro e o outro se defendendo e se esquivando (depoimento de Mestre Decânio em Umberto, 2000 apud SANTOS, 2009 p. 128).

E uma arte que ajuda o corpo e a mente a trabalharem juntos, juntamente com a capacidade de desenvolver os conhecimentos. Capoeira é uma Expressão Cultural Popular, onde envolve dança, Musica Luta, jogo é expressão, é o único esporte Brasileiro. Esporte que expressa os movimentos do corpo em uma luta dançada com golpes bem diferenciados de qualquer outro esporte marcial. Esporte que ajuda muito no desenvolvimento mental do atleta, é que traz um equilíbrio muito bom que é a minha base de vida. Ela é uma arte de muito valor para quem pratica. Quando você não conhece é um jogo de rua. Mais se você faz parte dela, você aprende que ela tem filosofia, muito bonita. Uma arte muito bonita e maravilhosa.
Para Vieira (2006), embora sejam encontrados diversos significados para o vocábulo "capoeira", cada qual se referindo a objetos, animais, pessoas ou situações, em termos esportivos, trata-se de um jogo de destreza corporal, com uso de pernas, braços e cabeça, praticado em duplas, baseado em ataques, esquivas e insinuações, ao som de cânticos e instrumentos musicais (berimbau, atabaque, pandeiro, agogô e reco-reco). Enfocada em suas origens como uma dança-luta, que acabou gerando desdobramentos e possibilidades de emprego como: ginástica, dança, esporte, arte, arte marcial, folclore, recreação e teatro, caracterizando-se, de modo geral, como uma atividade lúdica.
Já com o saudoso Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha, que viveu na Bahia e faleceu em 1980) definiu que "a capoeira é tudo que a boca come e tudo que o corpo dá!". Essa frase dita por um dos baluartes guardiões dessa manifestação demonstra o caráter múltiplo e dinâmico da capoeira, que se transmuta e se adapta, que se rebela e se acomoda, que cria e reproduz, que já serviu para se defender e até para matar, e que hoje serve para educar, mas que sempre foi um grito de liberdade e de reafirmação de uma cultura e de um povo oprimido, reflexo da triste história de quatro séculos de escravidão no Brasil (ABIB, 2004).
Em Silva (2003), estende-se a Capoeira a dança, luta, brincadeira e combate, mandingueira e objetiva, malandra e vadia: a Capoeira é a resistência de um povo integrado à massa, é cultura, é raça, é o fenômeno do inacabado. O autor considera também, que a capoeira é jogo, expressão corporal que

[...] ao mesmo, luta e dança, toca e canta, ataca e defende; é o corpo que vai e vem, de um lado para o outro, encontrando espaços nos pequenos vazios do círculo para, irracionalmente, isto é, sem o uso racional dos movimentos, sentir-se livre das pressões reais e sociais de exclusão humana (SILVA, 2003 p. 55).
Capoeira é a luta de destreza, onde dois oponentes jogam em roda, e através de movimentos corporais expressão movimentos de ataque e defesa seja em sua maioria com as pernas ou com as mãos e etc. em suma, é um jogo/luta disfarçada em dança.
O dramaturgo Dias Gomes disse que na capoeira os jogadores, "são camaradas. Não lutam, fingem lutar. Procuram ?genialmente - dar a visão artística de um combate. Acima de um espírito de competição, há um sentido de beleza"
Deste modo percebe-se que os pressupostos respondidos pelos participantes da pesquisa se assemelham com vários aspectos conceituais dos autores supracitados. Observa-se que a definição da capoeira não pode ser encarada como um elemento tal, que nenhuma destes elementos são isoladas, e sim um pouco de cada, mesclados dentro de uma dinâmica e sinergia ímpares. Ou seja, Silva e Heine (2008) explicam que ela é uma associação simultânea de vários fatores/elementos que contribuem para uma ação coordenada ? ação simultânea, em comum. Também, os autores consideram que a capoeira é interdisciplinar, pois nela encontra-se elementos como: cultura corporal de movimento (ataques, defesas, contra-ataques, acrobacias, rituais), música (ladainhas, quadras, corrido, chulas), instrumentos (berimbau, atabaque, pandeiro, reco-reco, agogô, chocalho), história (Brasil Colônia, senzala, casa grande, capitão do mato, quilombos guerra do Paraguai, abolição da escravatura, Brasil República), rituais (roda de capoeira), cultura (samba de roda, maculelê, puxada de rede), educação (ensino, aprendizagem, conhecimento, didática), valores (respeito, amizade, paz, fraternidade), entre muitos outros elementos.
O que se entende sobre lazer é a próxima discussão elencada para fazer parte desta reflexão. Portanto, abaixo expor-se-a elementos que traduzem o questionamento que se seguem: O que você entende por lazer?O entendimento a respeito obtido foi que lazer é:
? Uma coisa, que envolve, profissionais e gente que, quer se descontrair, do mundo urbano, que quer se ver livre do "stress" e mais outras, coisas diárias, que importunam, serhumano em, si. (C1).

? O lazer é um momento de descontração onde dechamos os problemas de lado e dechamos o corpo e mente mais relachadas.(C2).

? Lazer é um momento que temos de descontração, introzação e também união, que procuramos ter sempre que passamos por alguns momentos de estresse. Na grande maioria depois do trabalho, escola.(C3).

? Tudo o que possa proporcionar momentos de prazer e alegria, e que possa das perturbações do cotidiano.(C4).

? Lazer e uma forma de aliviar as tensões do dia a dia.(C5).

? Lazer é tudo aquilo que faz sentir em harmonia com a minha mente e com o meu corpo, sendo ela em qualquer lugar que eu esteja, certamente livre de compromissos.(C6).

? Lazer é um espaço onde você encontra para o lazer, onde você se sente bem, onde você faz seu lazer.(C7).

? Eu entendo que lazer é uma das formas de viver a vida , e precisamos de lazer como motivação para se alcansa os objetivos.(C8).

? É tudo o que faço por prazer e satisfação.(C9).

? Lazer é onde a gente se sente à vontade, se diverte, se esquece dos problemas do dia-dia. Na capoeira é assim.(C10).

? Uma atividade programada para espairecer a mente, e um bom divertimento saudável.(C11).

? É o momento em que a pessoa se desliga do mundo, e aproveita para se descontrair. (C12).

? O lazer é a forma que eu crio para brincar, ou se divertir de forma espontânea e alegre. (C13).

? E um modo de divertimento onde as pessoas se desprendem dos seus estress. (C14).

? É o tempo disponível que você usa para realizar algo que você goste . (C15).

? Ação que distrai e relaxa a mente e o corpo.(C16).

? Se senti livre e se sento livre e se diverti .(C17).

? O meu entender por lazer é se divertir em qualquer circunstancia, com hora e lugar certo de uma forma coerente e respeitosa. (C18).

? Lazer é o tempo que temos para se divertir e fazer o que a gente gosta. (C19).

? Para mir se chama capoeira, por que quando estou com tédio eu venho fazer esse lazer. (C20).

Observando que os grifos são nossos, para destacar as expressões-chaves que suscitam algumas características importantes sobre o lazer.
O conhecimento do senso comum ou popular ? segundo Teixeira (2005, p.82) ? traduz sendo "aquele adquirido assistematicamente, através das experiências de vida. Compões as experiências empíricas, o modo comum, natural, espontâneo, pré-critico e ametódico de aquisição de conhecimento, no contato rotineiro ou ocasional com a realidade". A autora aponta que esse tipo de conhecimento tem o intuito de orientar e capacitar o homem a viver seu dia-a-dia,
[...] a reconhecer os fenômenos e os seres que compõem a sua realidade, para a solução de simples problemas. Desenvolve-se a partir da constatação de similaridades entre eventos e objetos, sem qualquer atividade mediadora que possa ampliar seu grau de certeza (IDEM).

Para Teixeira (2005) este tipo de conhecimento tem sobrevivido ao longo do tempo e é transmitido de individuo para individuo, de pais para filho, dos mais velhos para os mais novos e assim sucessivamente. E ele esta "relacionado com a ciência e com ela pode sofrer modificações, uma vez que é a base sobre a qual se constroem as teorias científicas" (IDEM).
Diante do exposto, tem-se em suma que lazer ao entendimento dos entrevistados perpassa a definição na linguagem de senso comum, ou seja, as expressões derivadas do senso etimológico aproximam-se de "ter ou tomar o tempo de fazer", à qual se junta "ter tempo de fazer qualquer coisa de que se goste". Nesse sentido, o lazer evoca a ausência de constrangimentos temporais que indicam uma qualidade subjetiva da ação.
Porém, os dois sentidos ? objetivo e subjetivo ? do lazer, são freqüentemente tomados um pelo outro e essa ambigüidade do vocábulo é uma constante fonte de confusão, inclusive com outros termos que designam atividades executadas no tempo livre individual como a recreação.
Rolim (1989) observa que conceituar não é problema simples, pois depende do ponto de vista em que se situa cada autor, e inúmeros são os que pronunciam a esse respeito.
Santini (1993) o que se pode notar atualmente, é que não existe unanimidade no que diz respeito à opinião geral quanto ao significado do termo lazer, nem tão pouco o que ele encerra, apesar de o mesmo ser um fenômeno extremamente importante nos dias de hoje. A autora observa que para analise maior do significado do lazer, torna-se necessário colocá-lo em parâmetros diretamente relacionados às experiências humanas, para que com isso seja possível destacar os elementos essenciais que são permanentes e intrínsecos ao fenômeno. E ela conclui que isso se deve principalmente ao fato de que os elementos que compõem o lazer podem receber diversos valores e interpretações. Portanto, considerar-se-á o conhecimento de todos os pesquisados que encontra expresso acima já supracitados neste estudo, pois como diria Triviños (1987, p. 43):

Todo o universo da ciência, é construído sobre o mundo vivido e, se quisermos pensar na própria ciência com rigor, apreciar exatamente seu sentido seu alcance, convêm despertarmos primeiramente esta experiência do mundo da qual ela é a expressão segunda.

No entanto, cabe aqui fazer essa pequena contribuição apontando alguns significados dos conceitos básicos que podem ser encontrado sobre o lazer para termos um entendimento geral do sentido e significado do termo:
? Loisir (francês) = tempo, espaço de que se pode dispor livremente;
? Leisure (inglês) = liberdade de deveres, responsabilidades ou atividades, que consomem tempo;
? Lazer (português) = descanso, folga, senso de prazer. Tempo que se pode livremente dispor;
? Loisir e Leisure provêm do latim Licere, que significa "permitido", licença
Entretanto, ao perceber as várias respostas poder-se-á ariscar em resumir uma idéia a qual converge os vários pontos de vista apontado pelos capoeiristas. Neste sentido, conta-se com a ajuda de Norbert Elias e Erc Dunning, Gustavo Gutierrez e Christianne Gomes. Para Elias e Dunning (1992), consideram que o lazer afasta-se da tradição dicotômica , entendem o lazer como um tipo de atividade que se insere no tempo livre (tempo desobrigado), colocando o indivíduo como transformador da sua realidade, este, enquanto sujeito social, pode dotar de sentido a atividade de lazer e aproximá-la da busca da excitação ou do prazer. O prazer definido enquanto a busca de um descontrole medido ou ainda um descontrole controlado. Para os autores o lazer, apesar de trabalhar no limite do descontrole, está intimamente ligado às dimensões culturais.
Gutierrez (2001) comunga também com a idéia dos autores acima, com a opinião de afastar-se da dicotomia lazer/trabalho, ele pensa no lazer como uma atividade não obrigatória de busca de pessoal do prazer no tempo livre. Observa também que o lazer não pressupõe necessariamente a consumação pelo prazer. Pois ele tem compromisso é com a busca do prazer, com a luta por uma sensação de prazer que pode, ou não, vir a ocorrer. Neste sentido, Gutierrez considera o prazer definido enquanto elemento essencialmente humano, característico da formação da personalidade e que pode ser percebido em qualquer meio social organizado, desde uma perspectiva histórica.
E por fim, para dar-nos um panorama conclusivo reunindo os vários elementos citados que são expostos nas opiniões dos pesquisados com pressuposto cientifico convidou-se Gomes (2008) que no seu ponto de vista traduz o lazer como algo que "vai além da mera realização de atividades, sendo um campo da vida humana e social dotado de características próprias, que ocorre em um tempo/espaço especifico". De tal modo, que o lazer compreende

[...] a fruição de diversas manifestações da cultura, tais como o jogo, a brincadeira, a festa, o passeio, a viagem, o esporte e as diversas formas de artes (pintura, escultura, literatura, dança, teatro, música, cinema), entre inúmeras outras possibilidades (GOMES, 2008 p. 125).

A autora inclui ainda, o ócio, observando que uma vez que esta manifestação cultural pode estabelecer, em nosso meio social, notáveis experiências de lazer ? não como um privilégio de classe, mas como um convite à meditação, à reflexão, à contemplação ou relaxamento .
E por fim, qual o entendimento que eles têm desta relação das práxis da capoeiragem aludidas como vivencias de lazer. Obteve-se a seguinte explanação que se segue abaixo.
Assim sendo, percebem-se aspectos que evidenciam a relação lazer/capoeira apresentada por alguns pontuais conteúdos e atitudes que comungam nas dimensões do lazer apresentados nas práxis da capoeira ? como extravasar das tensões do dia-a-dia, se divertir, jogar, dançar e brincar, e mais, "desenvolvendo(-se) de forma integral as capacidades de seu corpo e espírito" . O caminho para uma conceituação que sustenta a idéia da dimensão lazer/capoeira é possível e começa ser revelada ao perceber as características do lazer nas práxis da capoeiragem.
Conseqüentemente, concordar-se-á com que Elias e Dunning mais Gutierrez apontam sobre o estado de lazer, se não é esta em busca de excitação e prazer pessoal em condições de um tempo longe das obrigações. Contudo, apesar da capoeira não ser considerado, por muitos, uma prática de lazer ? o autor investigador discorda, em parte com essa idéia, pois há um espaço/tempo que a capoeiragem sai das obrigações importa pelas estruturas exigidas pelo treino e pela roda ? que são as formalizações de ordem social mas quando aderem a atmosfera lúdica ? inferiorizam a estruturas ditas "sérias".
Desta maneira, comungar-se-á com alguns aspectos do pensamento de Dumazedier, o qual apresenta que quando a pessoa esta cumprindo com as obrigações profissionais, familiares e sociais, e a pessoa muda a condição ou a atividade para fazer algo desobrigado num dado momento que dispôs para vivenciar, de forma desinteressada desenvolvendo a criatividade, descontração e o prazer, então, este espaço/tempo é "conquistado" ou "roubado" tendo assim o semi-lazer, como considera o autor.
Então, dentro de um olhar investigador sobre o sentido e significado da capoeira como vivencia de lazer na visão, com relação ao questionamento sobre: Você acha que há relação da capoeira com o lazer?Justifique. Obtive-se que como consenso de todos. Concordaram que existe relação da capoeira com o lazer. Pois, através dela como manifestação que se expressa com um repertorio de elementos como canto, dança, luta, jogo, brincadeira, integração e socialização grupal, educação, cultura... atividade lúdica, lazer ? isso tudo é capoeira, ela vista como lazer torna-se um viés, um meio, um fim em si mesmo, um percurso pelo qual muitos tem buscado a excitação, o prazer junto a um tempo desobrigado, num tempo livre , "após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares ou sociais" .
Para visualizar a relação lazer/capoeira resolveu-se a partir daqui sistematizar didaticamente dispondo as impressões do questionário respondida em quadro para melhor visualizar esta relação da capoeira como lazer e o que a justifica. Então se tem:
QUADRO 01 - Você acha que há relação da capoeira com o lazer?Justifique.
Idéia central Expressões-Chave
O Lazer engloba diversas manifestações culturais que se propõe distrair , interagir com outras pessoas, possibilitando assim através da capoeira se desprender das tensões cotidianas. [...] no que a pessoa se expressa,[...] canta, dança, luta, joga e se entrete e interagi, fugindo do mundo[...]cotidiano [...] nos, proporciona. (C1).
O treino como suporte educativo e lúdico mais a roda de capoeira que revela o jogo entre dois camaradas que "não lutam, fingem lutar" através do jogo/brincadeira expressão a dimensão essencial do lazer presente nestes vários elementos citado acima. Sendo que os mesmos propiciam ao capoeirista se distanciar do mundo de tensões conduzido pelo relaxamento ao praticar capoeira/esporte. [...] quando to no treino ou nas rodas de capoeira esqueço do mundo relacho e me dedico ao Maximo no esporte. (C2).
Sim. (C3).
O capoeira/lazer é uma atividade voluntaria e livre de obrigações (pressões) exigidas pelo cotidiano; [...] quando praticada sem a "pressão" de rendimento. (C4).
O lazer é uma busca pelo prazer, onde se revela como uma maneira de se divertir de se desobrigar das pressões imprimida pelos problemas do cotidiano; [...] Capoeira e uma forma de diversao e esquecer todos os problèmes do dia a dia !. (C5)
Sem duvida que na brincadeira pode ser encontrado o lazer, porém, nas seguintes condições: ser uma atividade lúdica livre, separada, conduzida por regras nao tao rigida como o jogo (competitivo) e caracterizada pelo faz de conta.
A brincadeira/lazer/capoeira é uma atividade bastante consciente, mas fora da vida rotineira e ela é não séria, onde absorve a pessoa intensamente.
E mais, a brincadeira/lazer/capoeira ela se processa dentro de seus próprios limites de tempo e espaço de acordo com regras fixas e de um modo ordenado. É uma brincadeira que é encarada como uma simples distração, fazendo com que cada um descarregue sua energia, se tornando uma atividade sem importância, sendo própria para criança.
Sim por que para mir é um lazer que eu pratico como uma brincadeira. (C6)
Certamente que aquele que vivencia o lazer num espaço-lugar que joga, brinca - trabalha suas tensões ludicamente através da dança, do jogo, da expressão corporal e artística em uma roda de capoeira. Pois lá o capoeirista tem momentos de satisfação, de bem-estar. Lugar onde consegue distrair-se dos problemas. [...] a minha visão de lazer é o momento em que eu me sinto bem comigo mesmo, e creio que para a maioria dos praticantes de capoeira, uma roda seja o momento de esquecer os problemas e entrar em sintonia com o corpo e a mente. (C7).
O local agradável de estar, onde acontece atividade de lazer; [...] É onde eu gosto de estar i onde eu faço meu lazer. (C8).
O conjunto de coisas que são proporcionadas pela capoeira como esporte flagram a dimensão do lazer do divertimento e entretenimento; [...] capoeira um esporte que você se diverte aprende ensina, enfim, você se sente filiz praticando capoeira e tudo isso junto si transforma em lazer. (C9).
Lazer/capoeira é uma arte livre, feita sem obrigações e que lhe motiva a acessar por meio do prazer,que ela possibilita quando se pratica; [...] Porque é uma arte livre e você faz por prazer, não por obrigação. (C10).
Certamente que o lazer possibilita você "esquecer" dos problemas; pois quando contagiado pelo estado de liberdade, alegria, prazer, satisfação o capoeirista desfruta de momentos de auto-ordenar suas questões internas. Com relação à brincadeira de desequilibrar o outro jogador é uma maneira muito peculiar do jogo da capoeira que possibilita desafiar os jogadores a conseguir derrubar o outro demonstrando destreza, técnica, experiência... e quando um dos jogadores é derrubado se faz festa, não para escarnecer mas para celebrar o evento tão esperado do jogo: escorregar, cair ? claro sem se machucar; [...] Eu esqueço de todos os problemas. A capoeira tem um som que contagia, inspira à jogar e se superar cada vez mais. É prazeroso e divertido derrubar ou desequilibrar o colega. (C11).
O lazer é um transformador social um meio de formação que possibilita empoderar politicamente o individuo que o vivencia tornando-o consciente e critico como cidadão. Além de divertir ele educa para o exercício do respeito entre os indivíduos; [...] me ensinou a ter respeito pelo próximo, me divertir [...]. (C12).
O lazer também instaura suas dimensões no jogo da capoeira, provocando descontração, divertindo e proporcionando prazer; [...] quando o praticante joga e ele consegui se descontrair através do jogo, esquecendo os seus problemas, em geral se diverte, sente prazer. (C13).
O Lazer proporciona o desdobramento de suas dimensões através da brincadeira, do canto, dos instrumentos percussivos que apresentam-se como uma orquestra na roda da capoeira, despontando com euforia e alegria na celebração de um jogo jogado entre dois camaradas que se divertem; Hoje a capoeira vem sendo usado por varias instituições de ensino como forma de lazer. a capoeira tem dentro de uma filosofia a brincadeira, a musicalidade, a alegria e é portanto isso que eu acredito nela como lazer. (C14).
Lazer é educação e é diversão. Estes aspectos estão incutidos na capoeira como lazer através da expressão artística e corporal, na musicalidade dos cantos de capoeira que ensinam, educa e encanta. Ainda, ouvir música (de capoeira) que se gosta, também é uma atividade de lazer; [...] ao mesmo tempo que você aprende com pessoas, você se diverte com os movimentos e cantos. (C15).
O lazer proporciona no espaço/tempo o agradável encontro com os amigos, aquele gostoso bate-papo; [...] porque é um ambiente que você encontra todos seus amigos. (C16).
O lazer distrai e relaxa, serve para desistressar; [...] capoeira me proporciona distração. É onde eu relaxo e descarrego o meu estress. (C17).
Pode-se acreditar que o lazer acontece na condição de estado livre e espontâneo e que pode proporcionar muita alegria; [...] Porque você é livre e espontâneo e tem muita alegria. (C18).
O lazer é uma pratica de poderoso suporte como instrumento político para lutar por melhores condições de qualidade de vida e de preservar a capoeira como patrimônio cultural; [...] a capoeira de uma forma pratica e objetiva trabalhar sim com o lazer. hoje em dia se não tiver lazer com certeza a capoeira vai perder espaço perante a sociedade. (C19).
Pode ser lazer a arte de pintar, de escrever, de cantar, de tocar instrumento, de expressar corporalmente quando se dança, quando se confecciona instrumento como o berimbau, e mais, é a arte de representar num jogo teatral na roda de capoeira. Também quando faz a apresentação artística acrobática. Não pode-se esquecer que o lazer esta na arte de socializar-se quando estão os capoeiristas na festa da capoeira e por fim a lazer/capoeira á manifesto na arte que expressa uma cultura de um povo; [...] é lazer como[...] artes. (C20).

Não há prevenção de esgotar o assunto sobre o lazer/capoeira apesar de ser o tema central deste trabalho. Entretanto, faz-se necessário pontuar algumas considerações a cerca do exposto acima. Neste sentido, você percebeu as respostas e a idéia central comentada. Então, você consegue ter mais claro sobre o lazer/capoeira?
Tem-se que considerar que o que foi apontado detém de um precioso conhecimento. Assim, acreditar-se que o lazer aparece incidindo seus raios de vida presente nesta manifestação cultural que é a capoeira. Que se estabelece dentro de um espaço/tempo livre que sugere a ação do espontâneo, sendo convidado a se prestar voluntariamente a jogar um jogo de camaradas na alegria de vivê-la como arte, dança, jogo, esporte, brincadeira ? capoeira conquistando estados de felicidade, de divertimento de descontração e de ordenamento, com intuito de re-estruturar a condição de crise devido as pressões e tensões da vida cotidiana. Então, você pode considerar que a capoeira é uma pratica de lazer? Quanto à resposta. Veja você mesmo. Conheça, vivencie a manifestação da capoeira, pois somente assim, acha-se que vai perceber mais sentido e significado do da capoeira. Todavia, isso não significa que esta sendo desconsiderado o conhecimento que você tenha, contudo, cabe aqui usar aquele velho dito popular "só sabe mesmo quem experimenta...".
Então, apontar o jogo, a brincadeira, o esporte, a arte, a roda e o treino de capoeira como lazer, seria importante lembrar sempre, que assim, pode-se alargar os seus espaços e agregar mais adeptos a essa vivencia atribuindo aos praticantes, agentes culturais que divulgam e preservam nossa cultura do lazer/capoeira.
Portanto, é com muita felicidade que este trabalho se junta a essa missão e oportunizar a divulgação e difusão da capoeira como mais um instrumento de transformação pessoal e social que é fortalecido como uma pratica de lazer.
E por falar em transformação e fortalecimento não se pode deixar de comentar sobre o treino a roda e o jogo de capoeira. Quando no treino (na aula) de capoeira pode-se observar que há uma educação lúdica por detrás e junto com estruturas que educam para formação de atletas/desportistas. Assim, apesar de certo "rigor" que as aulas tomam pelo treinamento físico - os grupos participantes da investigação nos fez evidenciar que o estado de "tensão" que a aula apresenta e logo em seguida é inferiorizado perdendo o peso, do "rigor" e a "seriedade", assim que acontece o jogo, a roda de capoeira.
Pois ali na roda, o capoeirista se depara com o jogo, com a luta, a brincadeira e a ludicidade. Que o leva a desprender as tensões, pressões e problemas com a ajuda da brincadeira do jogo. Pois o jogo na roda de capoeira "é um momento de festa, de brincadeira, de comunhão e celebração, não apenas entre jogadores, mas com o público que assiste aos movimentos dos capoeiristas, o qual se envolve "diretamente", não sendo meros receptores passivos". (SAMPAIO e TAVARES, 2007 p. 8).
Na roda, no jogo da capoeira compreende-se que a apresentação se dá como uma atividade livre, tomada na sua maioria pelos capoeiristas como "não-séria" e exterior a vida comum. Johan Huizinga traça muito bem essa explicação citando-nos duas características fundamentais do jogo; isso para que possa ser melhor entendido o jogo da capoeira como uma manifestação de lazer.
Huizinga (2000, p. 11) do jogo, "o fato de ser livre, de ser ele próprio liberdade", ou seja, é algo "que facilmente poderia ser dispensado, é algo supérfluo". Contudo afirma o autor que ele "só se torna uma necessidade urgente na medida em que o prazer por ele provocado o transforma numa necessidade". Re-intera que em qualquer instante é possível adiar ou suspender o jogo. E que ele "jamais é imposto pela necessidade física ou pelo dever moral, e nunca constitui uma tarefa, sendo sempre praticado nas "horas de ócio"." E mais que o jogo "liga-se a noções de obrigação e de dever apenas quando constitui uma função cultural reconhecida, como no culto e no ritual.".
A outra característica apresentada por Huizinga é que o jogo não é vida "corrente" nem vida "real". Pelo contrário, trata-se de uma evasão da vida "real" para uma esfera temporária de atividade com orientação própria. Ou seja, só fazendo de conta ou brincando esta orientação faz com que o jogo se inferiorize e perca mais a "seriedade" que tem a vida comum. O jogo apresenta-se "como um intervalo em nossa vida cotidiana". O fato de pertencer exterior a vida habitual é atribuído a ele a característica dele ser desinteressado, "pois ele se situa fora do mecanismo de satisfação imediata das necessidades e dos desejos e, pelo contrario, interrompe este mecanismo". Então, por isso "ele se demonstra como "atividade temporal", que tem uma finalidade autônoma e se realiza tendo em vista uma satisfação que consiste nessa própria realização" (idem, p. 11-12). Portanto, o jogo da capoeira sobre as condições exposta por Johan Huizinga nos dá mais um indicio de ver o lazer/capoeira através do jogo da brincadeira.
Ter a capoeira como um jogo, uma brincadeira, um esporte recreativo percebendo a relação com o lazer nos faz concluir que são apontados alguns indícios como o já exposto ate agora. Neste sentido, os indícios de atitudes e ações de lazer é perceptível que no cotidiano dos grupos de capoeira, as manifestações de lazer/capoeira estão "fundadas no lúdico ? entendido como expressão humana de significados da/na cultura referenciada no brincar consigo, com o outro e com a realidade" (GOMES, 2008 p. 126).
Assim, percebe-se que a inter-relacionar da capoeira como uma vivencia de lazer; Já o é perceptível evidenciar observando e averiguando junto as respostas dos entrevistados . E isso, é algo que se consegue provocar excitação e estado de prazer, pois se revela um assunto que ganha mais profundidade.
Considerações Finais
Afinal, o ser humano nasceu para aprender, para descobrir e apropriar-se de todos os conhecimentos, desde o mais simples (levar a colher à boca) até os mais complexos (criar e solucionar problemas), e isso que lhe garante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo.
Ao se perceber um nexo cultural, histórico e educacional da capoeira caminhamos no sentido de compreender e aprofundar o conhecimento sobre as vivencias de lazer na práxis da capoeiragem. No que diz respeito à identidade brasileira, como fator determinante, dentre outros, a capoeira traz uma leitura própria da realidade do povo brasileiro. Seja através de sua práxis revelada na manifestação do jogo, da brincadeira, da dança, do esporte, da ginástica aludida a essência do lazer ou como meio de resistência, ela persiste se modificando a partir de seus métodos próprios, pressupostos, tradições e importância histórica. Sem medo de presunção pode-se dizer que ela possui uma metodologia "sui generis" e, de forma clara, pode auxiliar na explicação histórico-cultural da organização da sociedade brasileira. Seja como meio de inserção social ou como referência cultural afro-descendente ou como categoria de prática de lazer.
Assim, percebe-se que a capoeira continua trazendo grandes contribuições para a compreensão da sociedade brasileira, principalmente no meio acadêmico através da observação pelo método pedagógico ou mesmo desafiando-o. Portanto, conhecer os desdobramentos e possibilidades que configuram a capoeira como lazer juntamente com a caracterização e analise desses elementos que aponta os fatores configurativos da capoeira em alusão com a essência (conteúdos e atitudes) do lazer foi uma tarefa que decorreu em busca de excitações prazerosas decorridas de tensões que horas abrasavam ao momento de "axé", ou seja, de incidência expressiva de felicidade, ora com tensões que extrapolavam ao controle, do tipo, coincidir a disponibilidade de tempo/espaço dos participantes com a aplicação do instrumental sem que o mesmo os "obrigasse" a responder por responder o questionário, rapidamente, para que logo fosse aproveitar o treino da capoeira. Mas como afirma Gutierrez (2001, p. 105) "o esforço continuado e sofrimento conjuntural" pressupõe uma dose previa ,em alguns casos, do estado prazeroso.
Sendo assim, este estudo experimentou esta tese e obteve um resultado surpreendente a partir dos resultado dos instrumentais que ai se diz ? que fundamentaram junto com os pressupostos teórico a idéia da práxis da capoeira como lazer vivenciadas por esse grupos que participaram da investigação. Contudo, como já dito ? investigar o lazer/capoeira com esses grupos foi experimentar junto ao treino, aos eventos, no jogo na roda a alusão da essência do lazer na alegria, no prazer, na festividade, na descoberta, na criação entendendo-o como um canal permanente no palco cultural e que nutre a sensibilidade de inovação, e que favoreceu encontros entre as pessoas para a troca informal de experiências e redefinição de valores, considerado como tempo privilegiado para a vivência que foi socializadora contribuindo para a transformação pessoal e social. Todavia, percebeu-se que os capoeiristas ainda desconhecem os verdadeiros valores e as contribuições que podem advir do conhecimento e prática do lazer/capoeira. Isso demonstra a necessidade de mais pesquisas nessa área.
E por fim, o desejo de experimentar um estudo que não decifre apenas os signos, mas produza sentidos, é multiplique o prazer, a alegria através dos vários elementos que a Capoeira possui como vivencia de Lazer foi e esta sendo um resultado desfrutado pelo pesquisador. Sabendo que esse estudo tem a pretensão de fomentar divulgar que cada cidadão brasileiro tem o direito, a acessibilidade de usufruir do lazer e da capoeira como propulsor na transformação social, por uma melhor qualidade de vida.




















REFERENCIAS
ABIB, Jungers. Capoeira Angola: Cultura Popular e o Jogo dos Saberes na Roda. São Paulo, 2004 ;
ALVES, Rubens. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e as regras. São Paulo: editora Brasiliense, 14ª. ed., 1991.
ALVES, Rubens. Um céu numa flor silvestre: a beleza em todas as coisas. Campinas, SP: Verus Editora, 2005.
CAMPOS, Helio. Capoeira na Escola. Salvador: EDUFBA, 2001;
CAMPOS, Hélio. Capoeira na universidade: uma trajetória de resistência.Salvador: EDUFBA. 2001-2004, 184p.
CAPOEIRA, Nestor. Capoeira: os fundamentos da malícia. 6ª. Ed. ? Rio de Janeiro: Record, 2000
DAOLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994.
DAOLIO, J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas: Autores Associados, 2004.
DILTHEY, Wilhelm Guillermo. Crítica de la razón histórica. Barcelona: Península. 1986.
ELIAS, Nobert e DUNNING, Erich. Memória e Sociedade a Busca da Excitação. Lisboa: Difel, 1992.
FERNADES, Carlos Roberto. O que é significado. Disponivel em www.carlosfernades.prosaeverso.net. Acesso em 23/09/09.

FILHO , Raulito Ramos Guerra . Reflexões sobre o tempo livre, o lazer e o antilazer .Publicado em 2004. Disponivel em >>> http://www.partes.com.br/ed48/turismo2.asp. Acesso em : 30/10/2009.
GOMES, Ana Maria R.; FARIA, Eliene L. Lazer e diversidade cultural. Brasília: SESI/DN, 2005.
_______. Lazer, trabalho e educação: Relações históricas, questões contemporâneas. 2.ed. rev. amp. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
GOMES, Christianne; MELO, Vitor Andrade. Lazer no Brasil: trajetória de estudos, possibilidades de pesquisa. Movimento, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 23-44, janeiro/abril de 2003.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, n° 2, jul./dez., 1997. p. 17-46.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.
MARTINS, Marcello F. B. Da Senzala à Escola: aspectos da prática docente e o mercado de trabalho de capoeira. Conceitos: Revista da ADUFPB-JP, Dez/2000.
PEREIRA , Ana Maria. O sentido e o significado, na intervenção docente, à luz da ciência da motricidade humana. Anais do III Congresso Norte Paranaense de Educacao Física Escolar - Universidade Estadual de Londrina - UEL. Londrina, 03 a 06 de julho de 2007.
PRONI, M.W. A teoria do lazer de Elias e Dunning. In: Simpósio internacional Processo Civilizador, 6., Assis. Coletânea. Lasergráfica. Assis. 2001
ROLIM, L. C. Educação e lazer: a aprendizagem permanente. São Paulo: Ática, 1989.
SAMPAIO, Tânia M. V., TAVARES, Luis C. V. A capoeira: Nicho ecológico para repensar a concepção de jogo-educativo. Revista: Licere, Belo horizonte, v. 10, n. 2, 2007.
SANTINI, Rita de Cássia Giraldi. Dimensões do Lazer e da Recreação: questões especiais, sociais e psicológicas. São Paulo: Angelotti, 1993.
SANTOS L. M ; OLIVEIRA L., Capoeira. Disponível em: <<http://www.cdof.com.br/capoei1.htm>> - publicado em: 02/02/09 , consultado em 19 de agosto de 2009.

SANTOS, Gilbert de Oliveira. Alguns sentidos e significados da capoeira, da linguagem corporal, da educação física. Revista Brasileira de Ciências Esporte. Campinas, v. 30, n. 2, p. 123-136, jan. 2009.
________. DA LINGUAGEM, DO CORPO, DA CAPOEIRA... Disponível em <www.cbce.org.br/cd/resumos/079.pdf >. Acessado: 23/09/09.
SILVA, Gladson de Oliveira, HEINE, Vinicius. Capoeira um instrumento psicomotor para a cidadania. São Paulo: Phorte, 2008.
SILVA, José Miltom Ferreira da. A linguagem do corpo na capoeira. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.
TEIXEIRA, Célia (2009). Sentido; Significado. Disponível em: http://www.defnarede.com/. Acesso em 23/09/09.
VIEIRA, Sergio Luiz de Souza. Capoeira: The Brazilian Martial Art. Dacosta, Lamartine (org.). A T L A S D O E S P O R T E N O B R A S I L . Rio de Janeiro: CONFEF, 2006.
WILLIAMS, Raymond (1921-1988). Cultura; tradução Lólio Lourenço Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.