VIVA BEM, MAS COMO?  

 

            Vivemos numa sociedade competitiva e carregada de invejas, artimanhas e tolices aonde existem pessoas que, além de não saber viver, não deixam os outros viver, pior ainda, não querem ver ninguém crescer. Na verdade, estes são os torcedores do time do ‘quanto pior melhor’. C consideramos esse tipo de criatura ‘pobre e infeliz criatura’, pois são os desocupados, sem nada para fazer e acabam tendo apenas a satisfação com a desgraça alheia. 

            Compartilho com você leitor algumas considerações necessárias para entender o que levam tais pessoas não entender o que é viver bem. Uma delas é que não se prospera quando passamos grande parte de nosso dia analisando a vida dos outros. Existe um pensamento: as mentes pequenas são aquelas que ficam falando das pessoas e, as mentes brilhantes, ás prósperas, são as que falam de seus planos, dos projetos e de ações na perspectiva de solucionar problemas de sua existência. Nessa dimensão é oportuno lembrar o povo oriental: eles buscam crescer quando enfrentam crises e dificuldades. Deveríamos apreender com esse povo essa virtude para ter felicidade e realização.

            Lembro outra que diz respeito à fé e a religião, pois temos que acreditar em Deus, participar de uma igreja e praticar os mandamentos e os preceitos da fé. Mas, do que vale ir à igreja e fazer as coisas contrárias aos Mandamentos de Deus? Com certeza precisamos rezar, contudo que junto do orar venha à ação prática (fora da igreja), caso contrário, como dizia Cristo: se vive como fariseus e hipócritas e não se aprendeu a viver bem. 

Outra consideração, diz respeito à conscientização da existência de um ‘órgão’ do corpo que deve ser ‘policiado’ e ‘vigiado, pois leva o ser humano a ruína é a língua. Existem pessoas com língua tão afiada como as melhores facas de açougues, por meio dela disseminam a maldade e destroem muitos.

            Não podemos esquecer que Deus nos criou para a liberdade, característica natural do ser humano. Essa é deveria ser a principal característica do ser humano. Mas, em nome do “ser livre” estamos promovendo o bem ou defendemos apenas nosso umbigo? Praticar a liberdade requer esforço, determinação, empenho e dedicação, assim vislumbraremos um mundo sem amargura, rancor, ódio e maldade. Aliás, a vida é bela para quem sabe viver com liberdade. Jesus Cristo, afirmava: “felizes os mansos e puros de coração, porque verão Deus e, felizes serão os que promovem a paz, porque serão chamados de filhos de Deus”. Como é maravilhoso poder escolher (daí a liberdade) em fazer o bem ou o mal. Importa ter consciência limpa e ver o quanto há para ser feito. Quem escolhe o bem pode ver seus filhos crescer, prosperar e vencer as etapas da vida e, entenderá a grande missão que lhe foi designada. 

Não vivamos obcecados por dinheiro, pois só dinheiro não proporciona realização. A felicidade se encontra no equilíbrio, moderação, satisfação, prazer, entusiasmo e, acima de tudo, na conquista de pequenos degraus da existência, conquistados com esforço e aprendizado. Deixemos de lado as preocupações com a vida alheia e aprendamos viver, dando conta de nossa existência, fazendo a nossa parte, preocupando-se mais com nosso trabalho e nossa família, desta forma teremos prosperidade e paz com quem está ao nosso redor.

A grande questão é essa: enquanto apenas ficarmos olhando os defeitos dos outros, não buscando ver os próprios defeitos e apegados aos bens materiais não vamos aprender a viver bem.