VISÕES PIAGETIANA E VYGOTSKYANA DO COMPORTAMENTO HUMANO


Em pesquisa as obras de Piaget e Vygostsky, é possível observar que ambos têm os seus princípios básicos, porem todos voltados para o entendimento do comportamento humano.
Estudar os atos cognitivos é entender sobre os conceitos: esquemas que são estruturas mentais de natureza reflexa; assimilação, que é pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual nos esquemas de comportamento já existente, ocorre continuamente; acomodação, que ocorre de duas formas: através da criação de novos esquemas ou através da modificação de velho esquema e finalmente, a eqüilibração que é o processo de passagem do desequilíbrio para o equilibro.
Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo possui três componentes que são: conteúdo, que é o que a criança conhece, função que refere-se à atividade intelectual (assimilação/acomodação) e estrutura que são propriedades organizacionais inferidas (esquemas).
Portanto, ficou entendido que para que acorra o desenvolvimento cognitivo é necessário que a criança atue sobre o ambiente. Segundo Piaget, existem outros fatores relacionados ao desenvolvimento cognitivo que são, maturação, experiência ativa, interação social e equilibração. Já Vygotsky afirma que o meio social e os instrumentos de mediação, quando interiorizados, possuem caráter formativo, sobre os processos psicológicos superiores, que são organizados na vida social.
Na sua Teoria Histórico-Cultural Vygotsky distingue o nível de Desenvolvimento Atual, que é aquela em que a criança resolve problemas de maneira autônoma, e a Zona de desenvolvimento Proximal, que é aquela em que a criança necessita de ajuda, e por isso, ela acaba imitando os adultos.
No entanto, percebe-se que primeiro, temos a fase onde chamamos de ZDP, onde a criança é dependente e, posteriormente, ela atinge a NDA, tornando-se independente, na concepção Vigotskiana.
Portanto, tanto Piaget quanto Vygotsky, acreditam que a criança para chegar à maturidade completa (fase adulta), precisa passar por várias fases, que descritas de maneira diferenciada por cada um dos pesquisadores, porem, objetivando a mesma coisa, o estagio maduro de todo ser humano.
Mediante o que já foi exposto, é perceptível que há uma certa divergência de opiniões entre Piaget e Vygotsky, porém, há alguns pontos que eles pensam de maneira semelhante.
Porem, é possível afirmar que tanto Piaget quanto Vygotsky, concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há no entanto, grandes diferenças nas seguintes análises: quanto ao papel dos fatores externos e internos no desenvolvimento, Piaget valoriza a maturação biológica por acreditar que os fatores internos prevalecem sobre os externos, alem de discorrer que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios. Já Vygotsky valoriza o meio social enfatizando o ambiente social em que a criança nasceu, e reconhecendo que há variação no desenvolvimento, se houver variação no ambiente que a mesma convive.
No que diz respeito, a construção real, Piaget menciona que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança de acordo com o estagio de desenvolvimento em que esta se encontra. No entanto, Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social. Na sua visão vygostskyana a criança já nasce num mundo social e desde o nascimento, vai se integrando com adultos ou crianças mais experientes.
Piaget e Vygotsky entendem, o papel da aprendizagem de forma diferenciadas. Piaget acredita que a aprendizagem é subordinada ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele, minimizando o papel da interação social. Porém, Vygotsky postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se auto-influenciam, de modo que, quanto mais aprendizagem maior desenvolvimento.
Com relação ao papel da linguagem no desenvolvimento e a relação entre linguagem e pensamento, Piaget aponta que o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende da coordenação dos esquemas sensório-motor e não da linguagem. No entanto, Vygotsky afirma que o pensamento e a linguagem são processos independentes, desde o inicio da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores, sistematizado a experiência direta da criança.
Portanto, mediante as semelhanças e diferenças mencionadas no texto, é indiscutível o legado de Piaget e Vygotsky para a discussão das temáticas voltadas ao desenvolvimento do comportamento humano, apesar de similaridades/diferenças de pensamentos.

BIBLIOGRAFIA
REGO, Tereza Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural. Petrópolis/RJ: Vozes, 1995.