Wemerson Leandro de Luna 


Trata-se de uma análise sobre as escolas antropológicas funcionalista e estruturalista, objetivando distinguir as determinadas escolas antropológicas, definindo seus aspectos distintos e comuns e destacando suas contribuições para uma melhor compreensão social.Para este estudo foi utilizada a revisão bibliográfica.

A escola Funcionalista deixou um grande legado à Antropologia, deixando a ideia que o desenvolvimento das sociedades está influenciado pela cultura, valores e instituições sociais (família, religião, economia) e que não é um desenvolvimento linear e exclusivo, como pregava o evolucionismo.

Para compreender um grupo humano, é essencial entender os institutos sociais e culturais deste, sendo imprescindível a analise total de seus institutos.

Não é de relevância a comparação de culturas, sociedades diferentes, povos diferentes, pois os seus valores e costumes também são dessemelhantes, os caminhos que as levaram ao estagio atual são distintos.

A cultura é tida como um todo coeso e integrada, passível de modificações de outros institutos sociais secundários, como a economia. As falhas do funcionalismo são as de privilegiar os institutos socioculturais (família, religião) em detrimento das reais condições de existência e as particularidades nas quais os sistemas anteriormente descritos repousam. Também deixa a entender que suas instituições não são capazes de produzir problemas, e que estes são produtos externos.

Já a escola Estruturalista afirma que a observação das instituições é na verdade superficial, é consequência da estrutura de relações e afinidades que compõe um sistema de organização social. As relações de parentesco, de produção de bens, religiosidade, estão estruturadas em uma ordem mental, que abrange toda a sociedade, sendo o pesquisador “obrigado” a conviver no meio para descobrir realmente o que se passa na comunidade. A escola Estruturalista engloba aspectos biológicos, culturais, sociais e econômicos.

Existem três princípios bases para o estudo das sociedades de acordo coma ótica Estruturalista: toda estrutura é um conjunto ordenado de relações ligadas por leis internas e que se transformam; toda estrutura contém elementos específicos, impossibilitando a redução de estruturas; união de estruturas que se unem formando sistemas sociais complexos, mas que não podem se confundir e sem origem única. A partir destes princípios básicos, é possível concluir que a sociedade é algo muito complexo, e impossível de fazer reduções, a fim de encontrar uma origem e destino comum.

É ideia comum às escolas funcionalista e estruturalista de que é de extrema importância para uma perfeita conclusão sobre determinada sociedade, estudos completos sobre seus institutos e estruturas que a formam para se ter uma análise total desta, a fim de melhor compreensão da complexidade social.

Palavras-chave: Funcionalismo. Estruturalismo. Sociedade