VISITA TÉCNICA E ESTÁGIOS DE SAÚDE MENTAL- RELATÓRIOS

SUMÁRIO 

  • RELATÓRIO 01-   GRUPO DE AUTO - AJUDA:  AA- ALCÓOLICOS ANÔNIMOS
  • RELATÓRIO 02-   GRUPO TERAPÊUTICO: COMUNIDADE TERAPÊUTICA
  • RELATÓRIO 03-  QUAIS SUAS PERPECTIVAS PARA O CAMPO DE         ESTÁGIO EM SAÚDE MENTAL?
  • RELATÓRIO 04-   VIVÊNCIA PRÁTICA REFERENTE AO 2º DIA DE ESTÁGIO
  • RELATÓRIO 05-   VIVÊNCIA PRÁTICA REFERENTE AO 3º DIA DE ESTÁGIO
  • RELATÓRIO 06-   VIVÊNCIA PRÁTICA REFERENTE AO 4º DIA DE ESTÁGIO

          RELATÓRIO  01

  GRUPO DE AUTO – AJUDA: AA ALCÓOLICOS ANÔNIMOS

         Minha visita foi  realizada na unidade de apoio do  AA do Mondubim em Fortaleza – Ceará pelo coordenador do local, onde me recebeu e autorizou as fotos do local.

         Trata-se de uma Unidade de Serviço de recuperação, fundada desde 07 de setembro de 1977 tem como objetivo receber como participantes pessoas com  problemas envolvendo alcoolismo numa unidade, através de reuniões, onde é esclarecido informações importantes sobre o alcoolismo por se tratar de algo que é considerado como drogas lícitas, de fácil acesso, disponível em diversos estabelecimentos, onde qualquer pessoa pode adquirir por um valor que o mais necessitado pode adquirir e atinge todas as classes sociais, causando dependência e descontrole emocional, por estimuladora do SNC que pode levar o indivíduo a dependência e consequentemente perda da auto estima e desajuste familiar.

       A reunião acontece 3x na semana: terça-feira, sexta-feira e domingo, ministrada pelo coordenador e organizador e sua equipe, juntamente com o vice – coordenador que também atua na organização do evento.

     Os associados são os participantes que frequentam a unidade voluntariamente, estes reconhecem que tem necessidade de mudança comportamental e que precisam manter o vínculo de estarem sem beber por 24hs. Os mesmos mantém a unidade com suas ofertas voluntárias nas reuniões.

   Os palestrantes ao se reunirem relatam experiências que estimulam os participantes a progredirem nos seus propósitos de ficarem 24hs sem usar álcool e atentarem para os 12 conceitos que consiste em regras em forma de conceitos que ajudam os participantes a se manterem reflexivos e adotarem medidas de mudança comportamental em relação ao alcoolismo que os levam a manterem-se sóbrios.

 RELATÓRIO 02

         GRUPO TERAPÊUTICO; COMUNIDADE TERAPÊUTICA

         Visita realizada na Comunidade Terapêutica Ágape em Maracanaú – Ceará

         Trata-se de uma Organização não Governamental – ONG, fundada em 2007, recebe pacientes com a saúde mental afetada pelo álcool e outras drogas ilícitas, onde o paciente depois de três meses em abstinência tem o direito de passar um dia com a família, quando há alguém indisciplinado este não retorna mais para o grupo. Na unidade é marcada uma reunião mensal com os familiares dos internos.

        Tem como coordenador um pastor evangélico que me recebeu e autorizou a visita técnica e as fotos do local exceto dos participantes do grupo, assim como me relatou que as pessoas que procuram o tratamento são encaminhadas pelo CAPS e ou pela família.

         A cada início de ano a Comunidade Á Comunidade Ágape tenta conseguir a Licitação para receber a verba destinada para o tratamento e manutenção da unidade, porém há demora na autorização e fechamento  do contrato, essa verba vem do Governo Federal,  no valor de 800 reais por cada interno mensalmente onde é enviada ao CAPS e depois repassada para a Comunidade, porém até a data da visita técnica que foi no mês de junho de 2013,ainda não havia sido confirmado renovação de  contrato e o coordenador não tinha condições financeira para contratar a equipe multidisciplinar que é composta por: 1 Pedagogo, 1 Acad. Do Serviço Social, 1 Enfermeiro, 1 Educador Físico, 1Terapêuta Ocupacional, 1 Psicólogo, onde é aplicada as técnicas terapêuticas em grupo operativo como: pintura, artesanato, reunião de auto ajuda, ginástica, natação, leitura, oração e culto.

         A unidade atende um público masculino de 18 acima em sistema de internação, voluntária com ônus de um salário mínimo mensal  pago pela família  para um  tratamento de 12 meses, geralmente são classes menos favorecidas e também moradores de rua.

      Nesta Comunidade foram atendidos  entre 2007 a 2013 mais de 1.000 homens,  sendo que destes. 80 por cento destes tiveram recaída ou abandonaram o tto e 20 por cento obtiveram cura. Atualmente encontram –se apenas 12 homens internados , o mais novo tem 18 anos e o mais velho 55anos, estão sem a equipe multiprofissional.

RELATÓRIO 03

      Quais suas perspectivas sobre o campo de estágio em Saúde Mental.

         O campo de estágio em Saúde Mental é um local de aprendizado, juntamente com o grupo em que eu estou inserida, com os acadêmicos em enfermagem da Fatene Caucaia na disciplina Saúde Mental, tenho como objetivo aprimorar meus conhecimentos, na unidade Caps Jurema, com os professores na unidade, conhecer a estrutura física da unidade, a equipe multidisciplinar, o serviço oferecido ao paciente.

       Realmente ao me encontrar na unidade Caps geral da Jurema, no meu primeiro dia de estágio, recebi orientação sobre a rotina da unidade, onde cada dia da semana é destinado a uma atividade em grupo com os pacientes, também há psiquiatras atendendo e prescrevendo medicações.

      O professor Ricardo nos orientou sobre a Reforma Psiquiátrica, as comunidades terapêuticas e a criação dos Caps o mesmo nos pediu para que  cada aluno acompanhasse um paciente e fosse feito a entrevista e fosse relatado para o grupo de alunos como relato de experiência

      Foi uma manhã enriquecedora, pois pudemos compartilhar momentos compartilhados na prática em equipe e conferir o foi visto na teoria em sala de aula.

                                             RELATÓRIO 04- 

       VIVÊNCIA PRÁTICA DO SEGUNDO DIA DE ESTÁGIO.

       Estive com a professora Aline no segundo dia de estágio no período da  tarde, onde pude realizar dinâmica com os profissionais utilizando terapia em grupo, utilizando a terapia do chá,  onde foi pesquisado um artigo sobre as propriedades do chá e o grupo em que estava participando ficou responsável pela pesquisa e pela dinâmica com os profissionais. Foi abordado o tema a importância da auto – estima, foi realizado um desfile, onde cada um falava do que mais gostava e o que não gostava, depois foi servido o chá e explicado as propriedades do mesmo.

            RELATÓRIO 05-

                    VIVÊNCIA PRÁTICA DO TERCEIRO DIA DE ESTÁGIO

        Foi realizado no terceiro dia de estágio consulta terapêutica, orientação da professora de como deveríamos realizar a abordagem e  orientação aos pacientes, comunicação do próximo encontro com o grupo.

  RELATÓRIO 06

                  VIVÊNCIA PRÁTICA DO QUARTO DIA DE ESTÁGIO

        No quarto dia de estágio a professora nos propôs que a minha equipe se encarregasse de organizar uma dinâmica utilizando a técnica de abordagem terapêutica de grupo operativo com os pacientes.

         Foi realizada a dinâmica em grupo, a arte do dar e receber, o valor de agradar e presentear o outro, onde eles relataram como faziam para sair de situações difíceis.

        No final foi realizada educação em saúde sobre a importância da saúde mental. Utilizando técnicas de comunicação terapêutica, onde os pacientes puderam expressar seus medos e anseios, foram orientados como deveriam reagir em situações conflitantes, como manter a calma, tranquilidade e sobriedade  para solucionar os problemas.

     Realmente o campo de estágio é muito prazeroso, principalmente o contato com os pacientes nos trazem experiências preciosas.

 

 


     

      

MARIA DE JESUS MARQUES DO NASCIMENTO

CAUCAIA – CEARÁ

2012