A Noruega é um país nórdico da Europa setentrional e a parte continental do país faz fronteira a leste com a Suécia e ao norte com a Finlândia e a Rússia. Também conhecida como o Reino da Noruega, cujo lema é: “Alt for Noreg” – Tudo pela Noruega ou “Unidos até que as montanhas do Dovre venham abaixo”.

É um país de clima frio e mantêm o status de modelo social escandinavo, sendo líder mundial na saúde e a Noruega foi classificada como o melhor país do mundo em desenvolvimento humano, segundo os relatórios desde 2001 e é considerado o melhor país do mundo para se viver, por ser um país pacífico e os índices de violência são praticamente nulos.

A Noruega abrange uma área de quase 323,877 km² e a população é de 4,7 milhões de habitantes, cuja capital é Oslo. O governo na Noruega é Monarquia Parlamentarista e aproximadamente 90% da população é cristã luterana.

A Noruega possui clima oceânico e com verões amenos e invernos longos e muito rigorosos, com alto índice de precipitação de neve. A mais alta temperatura registrada no território norueguês foi 35° C e a mínima já registrada foi de -51°C.

 Conhecer a Noruega é um realizar uma fantástica viagem e descoberta, começando pela capital do país, Oslo. A cidade é o centro cultural e econômico da Noruega. É conhecida como uma cidade global, sendo listada como uma das cidades mais caras do mundo, perdendo somente para Copenhage, Tóquio e Paris.

Mas Oslo apresenta uma diversificada atração cultural de todos os gêneros, a contar sobre as obras de Edvard Munch. Escritores famosos vieram ou nasceram em Oslo, como Knut Hamsun.

A Noruega oferece roteiros turísticos das mais variadas formas, pois o país é perfeito para quem deseja praticar esportes de inverno, sendo o esqui mais praticado pelos turistas é o fundo de vale, por trilhas iluminadas, uma vez que no inverno norueguês quase não aparece o sol, principalmente nas regiões setentrionais. Além do esqui, há opções de esportes radicais como o trenó puxado por cães.

Vistas magníficas podem ser admiradas nas lindas paisagens do vale Gudbrandsdalen, onde as cidades de Vâgâ e Lom possuem igrejas medievais e para quem deseja conhecer a área de montanha como o monte Torghatten, que oferece passeio de barco pelas ilhas litorâneas.

A Noruega se destaca pelos pratos típicos, dotados de simplicidade e diversidade, destacando a caça, pesca e pecuária do país, diferente do resto da cultura culinária da Europa. Mas a Noruega foi influenciada pela globalização e apresenta no cardápio sugestões provindas variadas culturas dos demais países europeus.

Sendo bastante popular o lompe, uma espécie de crepe feito de batata e é enrolado sobre uma salsicha acompanhado de ketchup, sendo encontrado facilmente por toda a Noruega e o prato nacional norueguês é o popular farikal, sendo um cozido de borrego e repolho. O doce mais consumido pelos noruegueses e ocupa as mesas nas festividades é o kransekake.

Ao se deslocar de uma cidade para outro, quem vai a Noruega deve procurar o meio de transporte que favoreça uma viagem segura e tranqüila, sendo comum os turistas irem de avião de Bergen a Oslo, ou para Tromso e Trondheim, cidades mais ao norte do país. Mas o trem é o meio de transporte mais comum de se viajar pela Noruega, sendo trens confortáveis, mas pecam pela baixa velocidade como em outros lugares da Europa e para aqueles que pensam em viajar de automóvel não é a ideia mais recomendada, pois este tipo de transporte não é o mais econômico no país, sendo que no inverno, por causa da neve, os automóveis devem ser adaptados e muitas estradas podem estar bloqueadas em virtude do acúmulo de neve.

As opções de hotéis e pousadas na Noruega são as mais diversificadas e para todos os gostos e estilos, pois o país está preparado para receber turistas o ano inteiro. No Hotel Grand Oslo, construído em 1874, os hóspedes contam com vários serviços, café, bares, um espaço reservado para atividades lúdicas das crianças e um restaurante com zona para não fumantes. O hotel coloca à disposição seis salas para conferências e estacionamento e uma garagem. Para os turistas vale a pena conferir as opções que cada cidade oferece quanto a estadia e hospedagem.

Para compras na Noruega há opções variadas em shoppings e souvenirs, pois os turistas encontram possibilidades interessantes de compras, sejam de alimentação, vestuário ou até mesmo moda. Mas nas cidades como Oslo, Trondheim, Bergen e muitas outras, irá encontrar ruas com lojas tradicionais norueguesas, mas para aqueles que gostam de fazer compras em grandes shoppings, poderá comprar nas cidades de Oslo e Bergen.

A Noruega é um país escandinavo, fascinante e com atrativos turísticos maravilhosos, com um povo cheio de tradições e histórias, a começar pelas lendárias histórias celtas e outras culturas que dominam o país. Para aqueles que vão de viagem turística contemplará um dos países mais belos da Europa.