VISÃO HOLÍSTICA: Um Paradigma Premente à Formação Educacional.
¹
Rosângeles Lopes de Castro Santos

Resumo
O propósito deste artigo é refletir sobre as implicações da visão holística na formação educacional tendo como suporte, um estudo bibliográfico comparativo entre o modelo de educação vigente e as perspectivas da educação integral.

Palavras-chave: Holismo, Paradigma, Educação, Formação.

A motivação para desenvolver uma pesquisa de mestrado cujo tema fosse a Visão Holística essencialmente na educação, surgiu da preocupação enquanto educadora de que se forme o indivíduo como "ser integral"- partícipe do processo de construção de valores que ora integram a contemporaneidade.
Este artigo é um excerto da pesquisa de revisão bibliográfica tecida ao longo de um ano e meio, tendo como abordagem principal, pressupostos e propósitos de uma educação holística como alternativa para qualidade da formação dos professores e alunos, por acreditar numa melhoria significativa do fazer pedagógico.
A Instituição Educacional é um dos espaços mais importantes de disseminação dos conhecimentos produzidos pela sociedade. Conhecimentos esses que foram elaborados e desenvolvidos de forma mística perpassando todos os âmbitos da atividade humana. Partindo desse pressuposto o homem está em constante evolução e sente uma necessidade permanente de auto-afirmação dos seus conceitos. As teorias vão surgindo, vão sendo aceitas ou refutadas e o espaço escolar não pode continuar apoiado na mesmice de um currículo ultrapassado em meio ao multiculturalismo que permeia o nosso país; agonizando os mesmos critérios pedagógicos de planejamento, estratégias e avaliação da aprendizagem vencidas pelas práticas de "ensino-instrução" ? ênfase em fins utilitários e ou preparação para o mercado de trabalho -, sistema que ainda permanece preso a concepções de aprendizagem e de desenvolvimento humano da era industrial e mecanicista; em detrimento da prática de "educação-integral ? concepção preocupada com o desenvolvimento global do educando -, considera que o ser humano será integrado por quatro componentes básicos: físico, mental, emocional e espiritual.
Tendo em vista essa realidade, faz-se urgente uma mudança de paradigma em educação que transforme essa sociedade fadada à fragmentação e esfacelamento de valores tão importantes à sobrevivência e convivência humana; numa em que prevaleça o equilíbrio dos quatro elementos citados acima.
¹Pedagoga, Orientadora Educacional, Professora ? Colégio Municipal Padre Vieira.
CONCEITOS E REFLEXÕES PRELIMINARES
1. Gênese do Holismo
As origens do pensamento holístico estão na antiguidade com os pré-socráticos, especialmente com Heráclito e na modernidade; Jan Smuts é considerado o teórico fundador do movimento holístico no século XX, com a publicação do livro Holism and Evolution, em 1921.
A palavra holística vem de "holos" ou totalidade e refere-se a um modo de compreender a realidade em função de totalidades integradas cujas propriedades não podem ser reduzidas a unidades menores. Baseia-se na compreensão de que existe uma interdependência entre todos os fenômenos que se relacionam com a vida humana (sejam físicos, biológicos, psicológicos, ambientais, sociais ou ainda espirituais).

A holística é um novo modo de relação do homem com o mundo, uma nova visão do cosmos, da natureza, da sociedade, do outro e de si mesmo. É, consequentemente, uma nova postura diante da ciência, da arte, da filosofia e da tradição de sabedoria dos povos. Essa nova postura determina um novo modo de produzir e elaborar o conhecimento. (CARDOSO, 1999, p.37)

2. Paradigma
Coloca-se a necessidade da discussão desse novo paradigma, considerando suas implicações para a ciência e para a educação. Paradigma significa um modelo e serve como parâmetro de referência para uma ciência. Ao ser aceito, serve como critério de verdade, validação e reconhecimento nos meios onde é adotado.
No paradigma emergente, o conhecimento lógico e empírico são considerados válidos. É produzido em conjunto e o ser humano visto como um todo, de forma integral e holística. Ao contrário do paradigma newtoniano-cartesiano que está presente em nossa sociedade desde o século XVII, que fragmentou a educação, as ciências, o ser humano; idealizou o progresso tecnológico; sedimentou inúmeros conflitos, principalmente psicológico, conduzindo a humanidade para a individualização, antropocentrismo e materialismo.
A perspectiva é a de que o atual currículo escolar deva sofrer algumas alterações, passando do modelo Multidisciplinar ? fragmentado em que há justaposição de disciplinas diversas, sem relações aparente entre elas; para o Transdisciplinar ? quando há coordenação de todas as disciplinas num sistema lógico de conhecimento, com livre trânsito de um campo do saber para outro.
O modelo multidisciplinar, presente nas instituições de ensino hoje, desconsidera as características e necessidades do desenvolvimento humano. Para resgatar essa inteireza perdida será posta em evidência no quadro comparativo abaixo, algumas estratégias para a transformação curricular rumo a um novo paradigma, mais dinâmico e compatível com o avanço acelerado que tem hoje a ciência e a tecnologia.
É necessário que se emigre para este novo paradigma ? holismo. Necessitamos de uma educação voltada para os valores humanos, para a cidadania, para a ecologia, para a ética. Dentre todas estas razões, tem-se que considerar ainda, os avanços significativos em Psicologia com Gardner ? mentor da inteligência múltipla, o que implica numa série de competências a serem desenvolvidas pela escola.
Um currículo escolar atualizado não pode ignorar o modelo de funcionamento da mente humana, a necessidade de aprendizagem e as novas tecnologias diretamente associadas à concepção de inteligência. É preciso pensar a escola como um lugar não apenas de transmissão de saber, mas também de sua construção coletiva. O primeiro passo rumo às novas propostas é a mudança de paradigma de escola e da postura dos professores. A função da escola não é integrar as novas gerações ao tipo de sociedade preexistente, pela modelagem de comportamento aos papéis sociais presentes e ao acervo de conhecimentos acumulados. O objetivo do ensino, seja fundamental, médio ou superior, é dar ao aluno uma idéia integrada da vida e das relações dos seres vivos entre si e com a natureza.
A própria ciência fragmentou-se em física, biológica e humana (e as anteriores seriam não humanas?...) A abordagem disciplinar das universidades, com sua típica e fragmentada metodologia, produziu o especialista; esse exótico personagem que sabe quase-tudo de quase-nada. E a visão especializada, com sua superênfase na parte, desconectou-se de Holos, conduzindo-nos literalmente à beira de um abismo. (CREMA, 1989, p. 23).

O mundo não está dividido em Física, Química, Biologia, Matemática; a formação dos conceitos exige que se respeite a unidade do conhecimento. No novo conceito de papel social da educação, a escola tem a função de construir pela práxis uma nova relação humana, revendo criticamente o acervo de conhecimentos acumulados tomando consciência da participação pessoal na definição desses papeis. Para que isso se cumpra é preciso ainda, rever o funcionamento da escola não só quanto a conteúdos, metodologias e atividades, mas também quanto à maneira de tratar o aluno e aos comportamentos que devem ser estimulados, como a auto-expressão (livre, crítica, criativa, consciente); a auto-valorização (reconhecimento da própria dignidade); a co-responsabilidade (iniciativa, participação); a curiosidade e a autonomia na construção do conhecimento.
A qualidade da educação, será alcançada via de gestão participativa ? trabalho de equipe; e um currículo que respeite a visão multifacetada da educação.

3. Bases da pesquisa
QUADRO COMPARATIVO
A intenção aqui é socializar uma investigação de caráter bibliográfico acerca dos elementos caracterizadores que diferenciam a educação vigente e/ou tradicional e os propósitos da educação holística, estabelecidos no quadro comparativo abaixo que serão suporte para a pesquisa de Dissertação de Mestrado intitulada de: "Visão Holística: uma análise da formação dos pedagogos na cidade de Barreiras-Ba".

EDUCAÇÃO VIGENTE/TRADICIONAL EDUCAÇÃO HOLÍSTICA
Visão reducionista Globalidade da pessoa
Visão mecanicista-materialista Visão espiritualista
Relação Unilateral Inter-relações
Instrução/fornece ao homem o conhecimento e uso dos objetos necessários para a vida profissional Educação/Desperta e desenvolve no homem os valores da natureza humana
Competição individual Cooperação entre grupos
Exclusão Inclusão
Cognição humana/verbal-linguística e lógico-matemática Cognição humana/preconiza as múltiplas inteligências
Padronização Contextualização
Aprendizagem/repetição e memorização dos conteúdos. Aprendizagem/equilíbrio entre conteúdo-processo.
Conhecimento = ênfase nos conteúdos estáticos e acabados. Conhecimento = resultado de construção global.
Avaliação/predominância método quantitativo. Avaliação/predominância método qualitativo.
Proposta Pedagógica Disciplinar Proposta Pedagógica Transdisciplinar.
Currículo Tradicional: Visto como um meio em si mesmo Currículo Holístico: tenta estabelecer unidade mente-corpo, conexão entre pensamento linear e a intuição, indivíduo-natureza, eu-transpessoalidade.
Voltada para mercado do trabalho Voltada para programas de ação social.
Princípio Pedagógico: Saber Fazer Princípio Pedagógico: Aprender a Aprender
Ensino-aprendizagem: professor-aluno Ensino-aprendizagem: flexível e sistêmico
Conteúdo padronizado Conteúdo contextualizado
Centra-se em respostas corretas Explora questões reflexivo-provocativas
Ignora as diversidades Respeita a diversidade humana
Organização escolar: hierarquia e rigidez Organização escolar: princípio de companheirismo e interdependência
Papel do Professor: ensinar Papel do professor: aprendiz

Fundamentada neste estudo, questiona-se a que paradigma pertence a conduta pedagógica desenvolvida pelos docentes e discentes do Curso de Pedagogia das Instituições de Ensino pública ? UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e privada ? FASB (Faculdade São Francisco de Barreiras)?
Objetivando a análise deste questionamento, como parâmetro, será utilizada as dimensões sistematizadas abaixo, no intuito de se encontrar um equilíbrio entre:

DEFINIÇÃO DE VARIÁVEIS
Variáveis Conceituação Dimensões Currículo Tradicional Currículo Holístico
Educação Holística Proposta educativa que promove a formação integral da pessoa, nutrindo o desenvolvimento intelectual, emocional, social, físico, criativo, intuitivo, estético e as potencialidades espirituais Equilíbrio entre indivíduo e grupo - Ênfase na competição individual

- Organização escolar ? hierarquia e rigidez - Aprendizagem colaborativa


- Organização escolar ? princípio de companheirismo e interdependência
Equilíbrio entre conteúdos e processos - Aprendizagem com base na memorização e repetição dos conteúdos

- Conteúdo padronizado -Aprender a aprender




- Conteúdo contextualizado
Equilíbrio entre conhecimento
e imaginação - Conhecimento como único processo, estático e acabado

- Cognição humana/verbal lingüística e lógico-matemática - Conhecimento e imaginação resultado de construção global


- Cognição humana/preconiza as múltiplas inteligências
Equilíbrio entre razão e intuição - Abordagens racionais e lineares dos problemas - Razão e intuição
Equilíbrio entre avaliação quantitativa e qualitativa -Aplica métodos quantitativos em avaliação - Mediação entre avaliação quantitativa e qualitativa


Equilíbrio entre avaliação e aprendizagem - Centra-se na avaliação

- -Avaliação contínua como processo de aprendizagem

4. A pesquisa

OS CAMINHOS DA INVESTIGAÇÃO

Este trabalho analítico será desencadeado através da aplicação de questionários abertos e fechados envolvendo professores, alunos e coordenadores, em caráter de estudo quali-quantitativo, contemplando no processo de investigação os seguintes procedimentos: formação profissional e análise documental dos projetos pedagógicos em que se propõe compreender a vinculação entre teoria e prática no processo de formação profissional; o compromisso social de formação profissional; o trabalho colaborativo; a responsabilidade local e global no campo da cidadania e da sustentabilidade ecológica e social do planeta; o fortalecimento da solidariedade, da afetividade e da ética.
A pesquisa se constituirá numa abordagem exploratória, observando se ocorre a articulação entre os elementos que compõem o currículo e as práticas pedagógicas e se há indícios das orientações holísticas, vinculadas à política de trabalho da equipe como um todo. Convém incitar o desejo de mudanças paradigmáticas na educação que conduza professores e educandos ao resgate da dimensão humana, pautados no auto-conhecimento, auto-realização e auto-desenvolvimento.
Assim, o processo de análise das informações coletadas, servirá de embasamento para a identificação da filosofia curricular de trabalho e sua articulação no contexto das práticas pedagógicas dos professores nas instituições ora pesquisada, culminando com a produção da tese que aborda as discussões sobre a complexidade dos saberes e da ótica da pedagogia holística/sistêmica, contribuindo com reflexões para a potencialização do currículo do referido curso investigado - cuja ênfase envolve uma visão de integração, de complementaridade, de reforço à interdisciplinaridade - mas sonhando com a transdisciplinaridade, de trabalho colaborativo em todos os níveis educacionais.
Para isso, ter-se-á como marco referencial onde se assenta a abordagem e a compreensão holística e a visão macro do ser humano, em pesquisadores conceituados tais como: Edgar Morin ? sobre a complexidade dos conhecimentos; Paulo Freire ? destacando a prática pedagógica crítico-reflexiva na ação docente; Rafael Yus ? precursor da introdução de temas transversais no currículo; Roberto Crema ? explica as idéias essenciais sobre o Holismo; Denis Brandão ? onde Visão Holística em Psicologia e Educação se intercalam como proposta inovadora; Francisco Di Biase ? busca unidade mente-natureza; Maria Luiza Pontes Cardoso, Ubiratan D?Ambrósio e Pierre Weil ? comentam a introdução dos valores espirituais na prática pedagógica apoiados numa sólida base filosófica; Huberto Rohden ? educação integral, dentre outros interconectados com a temática.
Por fim, entende-se que superar a fragmentação e a reprodutividade do conhecimento só será possível mediante a internalização e a prática de um novo paradigma comprometido com formação do homem integral e é importante que seja despertado a partir das Instituições Universitárias, uma vez que uma das suas obrigações é preparar cidadãos que estejam informados dos grandes problemas de seu tempo e que, portanto, sejam capazes de analisar criteriosamente as diversas e complexas situações que devem ser enfrentadas cotidianamente na sociedade moderna.
Diante do exposto, sobre a visão da escola holística, que com certeza, será a visão da escola do futuro, há urgência no refletir e agir na mudança em relação à formação do educador e na sua atuação na escola, numa perspectiva também holística.

REFERÊNCIAS
BRANDÃO, D. M. S. e CREMA, R. Visão holística em psicologia e educação. São Paulo: Summus, 1991.
CARDOSO, M. L. P. Educação para a nova era: uma visão contemporânea para pais e professores. São Paulo: Summus, 1999.
D?AMBRÓSIO, Ubiratan. Trandisciplinaridade. São Paulo: Palas Athenas, 1997.
DI BIASI, F. O Homem Holístico. Petrópolis: Vozes, 1995.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3ª. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

TAVARES, Clotilde. Iniciação à Visão Holística. 2ª. ed. São Paulo: Record, 1994.
YUS, Rafael. Educação Integral: uma educação holística para o século XXI. Trad. Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2002.