FACULDADE DE TECNOLOGIA DE VALENÇA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 
Jorleide De Souza Pinheiro 
Valença
2015

 Atividade solicitada pelo professor Ulysses Resende da disciplina de Antropologia da Faculdade de Tecnologia de Valença para obtenção de notas relativa à 1ª unidade.

VISÃO ANTROPOLÓGICO-CULTURAL DO FILME A MASSAI BRANCA

O filme A Massai Branca está diretamente relacionado à Antropologia cultural, pois segundo Azevedo[1] (2009), “a antropologia cultural vem a ser uma ciência comparativa da cultura de um povo e traz uma compreensão cultural deste povo”, e é isso que o filme busca revelar durante as passagens das cenas.

A Massai Branca mostra todo sentimento amoroso entre Carolla e Lemalian onde ambos vivem em estado de choque cultural, sendo que ela é Europeia e ele é africano. E a cultura e os costumes dela não coincidiam com a cultura dele e vice-versa.

O foco principal da história é que ela foi viver no extremo onde não tinha eletricidade, água encanada, asfalto, posto médico e moradias confortáveis, sendo que na Suíça onde ela morava anteriormente, era um país mais desenvolvido culturalmente e financeiramente.

Lá na África, a mulher é castrada, pois não pode sentir prazer sexual, e para a cultura deles a mulher apenas serve para procriar, cuidar da casa e dos filhos. E o ciúme que ele sentia, era porque desse prazer que ela sentia e as outras mulheres não.

Em diversos momentos ele tentou aceitar fatos da cultura dela, ele a abraçava na frente de outras pessoas que não era permitido, comeu do que ela tinha feito, tomou banho com ela, passou a ter sentimentos de carinho, fez uma casa para morarem juntos, dormiam juntos, vestiu roupas que os homens vestem na cidade dela etc.

Na cultura dele a mulher não poderia olhar nos olhos de um homem o qual ela não tivesse casada, pois fazendo isso, a partir daquele momento ela era considerada uma vadia por está paquerando outro homem. O mesmo acontece na cultura brasileira, porém de forma diferente, porque se uma mulher casada beijar no rosto de um homem ou até mesmo abraça-lo, seu marido, muitas vezes considera isso um ato de traição.

No pensamento de Lemalian, Carolla não lhe respeitava. Por outro lado, ela não deveria abrir uma loja na África porque lá as mulheres não trabalhavam. Os amigos dele já estavam entendendo a cultura dela porque depois que ele bateu nela, eles seguraram Lemalian, pois perceberam que o que ela fez não estava errado e ela não estava traindo ele.

No Brasil, ou a pessoa é culpado ou é inocente, e nessa tribo não, todos são culpados por alguma coisa e cada um paga pelo mal que fez através de cabras.

Carolla foi uma mulher insistente e foi até onde suportou, mesmo gostando dele ela foi embora com lágrimas nos olhos, porquanto sua cultura não condizia com a cultura dele. Às vezes, as pessoas se enganam quando proferem que as diferenças culturais não importam e o que importa é o amor. A pessoa ama até um determinado ponto e depois não consegue mais suportar, pois apenas relações sexuais não sustenta um casamento, ambos precisam ter o mesmo nível de conhecimento, os mesmos costumes, carinho e amizade.

Na comunidade dos Samburus, qualquer pessoa que carecer de conselhos ou qualquer tomada de decisão, deve-se consultar ao padre ou as pessoas mais velhas. O tipo de arma mais utilizada por eles é a lança, as mulheres obtêm grandes colares, a alimentação diária é leite, sangue de animais, raízes e legumes, entre eles a riqueza é inferior aos amigos e família.

No entanto, a diferença cultural entre o casal é muito grande, e é isso que a Antropologia estuda.

[1] AZEVEDO. Antropologia cultural, o que é isso?. Disponível em: <[1] AZEVEDO. Antropologia cultural, o que é isso?. Disponível em: <http://pastorazevedo.com.br/artigos_ver.php?id=112>. Acesso em 09 de novembro de 2015.