Virtualização

O processo de virtualização vem crescendo bastante em TI, e um dos principais motivos tem relação com os custos, imaginem, por exemplo, uma pequena empresa que está iniciando no ramo do comércio e para sua na área de TI será necessário a criação de alguns servidores como servidor de email, arquivos, impressão e etc., mais a empresa disponibilizou a maior parte de sua verba na compra de computadores client para os usuários e agora há a necessidade da compra de mais maquinas, pois alguns servidores não podem ficar juntos por questão de segurança e também para não prejudicar o desempenho da rede. Observando esse cenário talvez a melhor solução para essa empresa seria a criação de servidores virtualizados que nos dão a opção de ter vários servidores em uma única máquina.
A Virtualização na realidade consiste na simulação de ambientes, sistemas, redes e hardware como, por exemplo, a criação de máquinas virtuais.
VM ? Virtual Machine são aplicativos criados para simular o funcionamento do hardware de um computador, com as VMs é possível fazer a instalação de um sistema operação que rode dentro de outro sistema, por exemplo, rodar um sistema Linux dentro do Windows.
Na realidade são varias as vantagens para criação de maquinas virtuais e outro exemplo que podemos citar e a compatibilidade de programas. Com o avanço da tecnologia têm sempre no mercado novos sistemas operacionais e essas novidades acabam trazendo ferramentas importantes para facilitar e melhorar nosso trabalho e como estamos em um mercado crescente e competitivo, quem não está preparado para essas mudanças fica para traz, isso acaba nos forçando a inovar, mais ai temos um problema porque alguns aplicativos importantes que usamos podem não ser compatíveis com o nosso sistema e ai mais uma vez a solução séria a criação de uma maquina virtual para rodar o sistema antigo dentro do novo sistema, como por exemplo, o XP dentro do Windows 7.
Os Softwares de virtualização criam HDs virtuais para instalação do sistema operacional que funcional como um verdadeiro Hard Disk, estes arquivos geralmente são de extensão .VHD ou .VDI dependendo do software usado.
Uma novidade interessante acompanha o Windows 7, pois ele é o primeiro sistema operacional que nos possibilita a criação de HDs virtuais ou VHDs sem a instalação de nenhum software adicional , como isso podemos optar por fazer um backup do sistema para a VHD ou configurá-lo para inicializar o sistema antigo com Duo-boot no Windows 7.

Temos hoje no mercado varias maquinas virtuais e algumas free, segue abaixo alguns exemplos:
Virtual PC ? Sistema Microsoft elaborado para criação de maquinas virtuais, sua instalação e bem simples e é compatível com a maioria dos sistemas operacionais Windows, indicado para maquinas desktops e usuários comuns principalmente para aqueles que estão começando a lidar com maquinas virtuais.
Link Downloads Virtual PC: http://www.microsoft.com/windows/products/winfamily/virtualpc/default.mspx

Virtual Server - Tecnologia de virtualização de servidores desenvolvida para plataforma Windows Server sua instalação já e um pouco mais complexa e exige alguns pré-requisitos do sistema.
Link Downloads e pré-requisitos para instalação do Microsoft Virtual Server:
http://technet.microsoft.com/pt-br/evalcenter/bb738033.aspx

Virtual Box ? Software de virtualização desenvolvido pela Oracle para criação de maquinas virtuais e como o Virtual PC sua instalação é bem simples, além de possuir uma compatibilidade maior tanto para sistemas Windows, quanto Linux.
Link Download Virtual Box (site official em inglês): http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads
Vmware- Software para virtualizar os recursos de hardware de um computador, com ele e possível criar maquinas virtuais de vários sistemas como Windows, Linux e Unix, alem de ser uma boa plataforma para criação de servidores. A Vmware também conta com o Vmware vPhere que a mais nova plataforma de virtualização que a Virtualização em nuvem que nos permite criar ate uma infraestrutura inteira com centenas de maquinas e dispositivos interconectados.
É possível saber mais a respeito do Vmware através do link: http://www.vmware.com/br/virtualization/what-is-virtualization.html

Hyper-V ? A mais nova Tecnologia de virtualização criada pela Microsoft baseada em hypervisor para sistemas de 64bits, o Hyper-V esta incluído no Server 2008 e Server 2008 R2 e sua instalação requer alguns pré-requisitos como processadores compatíveis com o modo de virtualização ex: Processadores Intel-VT e AMD-V.
Mais detalhes do Hyper-V no site da Microsoft: http://www.microsoft.com/brasil/servidores/hyper-v-server/default.mspx

Se você se interessou pelo assunto pode saber mais a respeito de virtualiação no site da Microsoft:
http://www.microsoft.com/brasil/servidores/virtualizacao/promise.mspx

Para aqueles que se interessaram pelo assunto e queiram saber como criar maquinas virtuais consulte o meu blog e assista a um vídeo tutorial sobre criação de maquinas virtual com o Virtual Box: http://fjrgti.spaceblog.com.br/