RESUMO
Toda mulher tem o direito de um pré-natal com qualidade para visar a saúde da mãe e especialmente do bebe, tendo como necessidade principal um acompanhe-te de sua preferência que vai estar ao seu lado durante toda a duração do período do parto, além de tudo a mulher deve ser tratada com dignidade onde suas integridades físicas e psicológicas deveram ser garantidas. A violência institucional vem se tornando um problema de saúde pública nos últimos anos, pois ocorre em todo ciclo gravídico-puerperal durante o atendimento dessas gestantes nas instituições de saúde. Seguindo esse sentido o presente trabalho vai realizar uma análise dos pontos principais que levam essas mulheres sofrerem esse tipo de violência cometida pelos próprios profissionais da área, trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa de acordo com o problema apresentada no decorrer do trabalho.
Palavras-Chave: Violência Obstétrica; Violência Institucional; Parto normal; Maus Tratos; Direito da Mulher, humanização.

1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho de vai discutir com propriedade sobre os problemas que norteiam determinados atos de crueldade com mulheres, que a partir do momento que se descobrem grávidas preparam-se para a tão esperada hora que é a chegada de seu bebe, porém durante todo esse processo essas mulheres deparam-se com muitas dúvidas, aflições, medo, alegrias e emoções. Portanto muitas vezes esse tão sonhado momento se torna uma situação de sofri-mento, constrangimento, dor e até mesmo tortura.
O trabalho justifica-se pela temática abordada como assunto preocupante e de suma importância na conscientização individual e coletiva dos profissionais de saúde principalmente por quem sofre violência obstétrica, assunto esse que vem se tornando uma prática bastante comum dentro das instituições de saúde. As mulheres acometidas por atos de violência obsté-trica, temem por maus tratos no seu momento de fragilidade, por desconhecerem o processo fisiológico de um parto, por questões culturais, baixa renda, analfabetismo entre inúmeros fato-res que também influência nessa compreensão. Muito se tem falado em violência contra mu-lher, violência doméstica, sexual, verbal, entre outras que é cabível de pena judicial, mais até então o assunto violência obstétrica ainda tem se tornado um tema incerto para essas vítimas.
O tema proposto aborda como assunto principal as práticas abusivas que essas mulhe-res sofrem por estar em um momento tão delicado como a gestação, embora o termo violência obstétrica seja pouco discutido na sociedade brasileira sua vivência dentro das instituições hos-pitalares e muito comum, porém pouco é relatado pelas vítimas, deixando uma experiência traumática, difícil de lidar no decorrer da vida.
Entende-se que existe uma problemática em torno das violências ocorridas dentro das instituições de saúde. Diante do exposto, este estudo terá como base, a seguinte questão: Qual a análise sobre as práticas abusivas de violência obstétrica dentro das instituições de saúde? No decorrer do trabalho iremos realizar uma pesquisa de quais atos são recorrentes durante o par-to dessas mulheres, e como se sentem ao passar por essa situação, utilizando assim como ins-trumento principal de informação não só para essas vítimas como também para toda sociedade.
O objetivo geral proposto visa uma apresentação referente as práticas abusivas de violên-cia obstétrica dentro das instituições de saúde cometidos por profissionais da área, através de uma revisão bibliográfica com intuito extremamente acadêmico. Enquanto nos objetivos espe-cíficos terá como prioridade; analisar os fatores que estão associados a violência obstétrica, apresentar condutas abusivas realizadas pelos profissionais de saúde, avaliar como a humaniza-ção pode influenciar no processo do parto.
Por muitos anos essas práticas relacionada ao pré- parto, parto e pós-parto estão sendo realizadas no atendimento a essas mulheres, hoje a uma grande discussão que gira em torno dessas situações para saber qual a necessidade desses procedimentos serem realizados pratica-mente de forma rotineira por profissionais da área. Esses profissionais precisam ter consciência que essas práticas que abusam do corpo dessas mulheres ferem a integridade pessoal, liberda-de, honra e a dignidade dessas mães. No decorrer do projeto o intuito é discutir quanto a exis-tência ou não de violência e a compreensão dessas mulheres em relação a isso, para eliminação dessa prática.
De acordo com abordagem do problema, esta pesquisa constitui-se em um estudo ex-ploratório com abordagem qualitativa realizado a partir de revisões bibliográficas através de fontes secundárias com o intuito de visar o conhecimento do determinado tema, foram pesqui-sados artigos na base de dados - Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Vir-tual em Saúde (BVS), Revista Eletrônica de comunicação Informação e Inovação em Saúde (RECIIS). Os artigos que entraram como critérios de inclusão foram todos os artigos originais relacionado ao tema proposto entre o período de 2005 a 2017, já nos critérios de exclusão foi descartado qualquer artigo que não tratava diretamente do assunto.