A violência nas escolas se tornou um problema de segurança pública. Visto que muitos casos que configuram crimes podem ser observados na escolas, desde homicídio, furtos, ameaças, assédio moral, assédio sexual, enfim.
Vejo portanto a necessidade das instituições educacionais e orgãos públicos educacionais buscar uma ação permanente que vise acabar com a violência nas escolas garantindo assim, a integridade física e moral de alunos, professores e servidores da educação.
Não adiante falar de qualidade na educação se não pensarmos em resolver a questão da violência nas escolas. Não adianta o Brasil desejar mostrar índice de alfabetização quando o índice de criminalidade cresce nas escolas sem que o governo faça nada.
Hoje, nas escolas públicas e também privadas, um aluno pode entrar com uma arma sem ser importunado. Até mesmo os agentes do crime podem também adentrar nos educandários e praticar o que bem desejar.
É preciso, portanto, que esta questão seja abordada imediatamente com responsabilidade pelos orgãos públicos. Pois esta é uma questão pontual e se nada for feito continuaremos a ver cenas grotesca de aluno se matando nas esquinas da escola, alunos com armas dentro da sala de aula onde estão lá para tudo, menos para estudar.