VIOLÊNCIA NA ESCOLA


Eliane Teixeira Pedroso 1


Resumo
Este artigo trás como assunto principal a violência nas escolas, assim como suas causas e soluções. Procurando também entender o papel do professor diante desta. Visando a construção de uma educação para a paz e a igualdade entre todos.
Palavras chave: violencia, educação

Introdução

As causas da violência na escola estão relacionadas a vários fatores, que saem de dentro de casa ou do entorno da escola. O fator mais presente está em casa, que é a violência que a criança presencia dentro de casa, estando ela participando ou vivenciando. As crianças são seres frágeis, e há casos em que os pais acreditam que a violência física educa. Há outros modos de se educar uma criança, e a violência física só prejudica psiquicamente essa criança, deixando-a violenta dentro da escola e por toda vida. Tudo o que a criança vê em casa, ela faz na escola. A criança vê nos pais um exemplo e se este exemplo tem atitudes agressivas a criança tende a copiar.
A escola deve ser uma unidade mediadora de bons modos aos alunos, sendo que a criança passa 4h por dia dentro dela. Cabe ao professor ensinar os valores morais dentro deste espaço e impor limites, não deixando que a bagunça tome o lugar da aprendizagem. O professor deve ser parceiro dos pais, e em alguns casos mais graves, participar, visitar o aluno, conversar com os pais e explicar a importância de uma educação de qualidade dentro de casa.
Muitos problemas de educação estão relacionados aos exemplos assistidos na televisão, seja na novela ou no desenho animado, que muitas vezes incentivam a violência. Podem parecer desenhos inocentes, mas sempre existe algum ponto ruim e que as crianças insistem em copiar.
Quem sofre as conseqüências é a criança que tem um mal desempenho nas atividades escolares, não interage bem com os colegas, com o professor, enfim, aí surgem as brigas, as inimizades e demais problemas.
_________________________________________________________________________________________________________
1Estudante da UFPEL do curso de Licenciatura em Pedagogia a distancia do Pólo de Santana da Boa Vista-RS; [email protected]
A escola deve estar aberta para os pais e a comunidade interagirem e facilitar o trabalho do professor em relação a estes problemas, que, de certo modo, tem alguma solução.

O papel da escola
A escola deve buscar trazer em seus conteúdos programáticos, atividades que favoreçam a paz social, a interação dos alunos e professores, cumprindo assim seu papel na vida dessas crianças que precisam de apoio moral. A escola deve trabalhar com os valores morais e sociais da criança. A motivação dos alunos é um passo essencial para o processo de aprendizagem.
Promover atividades lúdicas que influenciem a paz, a harmonia, a igualdade, pois muitas vezes a violência começa por causa de preconceitos e discriminações.
Educador e educando (liderança e massa), co-intencionados à realidade, se encontram numa tarefa em que ambos são sujeitos no ato, não só de desvelá-la e assim, criticamente conhecê-la, mas também no de recriar esses conhecimentos. Deste modo, a presença dos oprimidos na busca de sua libertação, mas que pseudo-participação, é o que deve ser: engajamento.(Freire, 1981, pg 61)

Freire diz que professor e aluno devem trabalhar juntos, entender suas necessidades e ansiedades, tornando assim a educação mais prazerosa para ambos.
A escola deve buscar valorizar as pessoas e a comunidade, já que é um espaço privilegiado, que tem acesso a vários meios para que estimule os alunos a viverem em um ambiente saudável, sem brigas. É valorizando e cativando cada pessoa que é possível mudar esta realidade tão bruta, onde o respeito nunca aparece.

Teoria e Prática
Na escola parceira, vivi esta experiência. Havia lá um aluno que sofria com vários problemas dentro de casa, brigas entre os pais, com ele violência da irmã para com ele. A mãe do garoto não o ajuda na realização do tema, mas o pai até que visitava a escola algumas vezes, mas é violento com o filho em casa.
No interior, os pais ainda têm este costume de educar os filhos com violência física e acham que é a única maneira de se educar, não percebem que é melhor aconselhar do que bater.
O garoto é briguento e implica com os coleguinhas e não faz a as tarefas. Fica conversando e esquecia do conteúdo. Mas quando surgia uma atividade qualquer que chamava a atenção dele parecia outro menino, interagia bem, conversava.
Cabe ao educador entender os pontos fracos dos alunos e descobrir do que realmente eles gostam, é bom quebrar a rotina com as crianças, executar joguinhos, futebol, enfim, todas essas atividades cooperam com o desenvolvimento psíquico das crianças.
Na escola os casos de violência são tratados de forma isolada, sem buscar entender a realidade sócio-psicológica dos alunos. Os valores familiares também devem ser preservados dentro da escola.
O bullying é uma prática mais presente em escolas urbanas, onde um ou mais alunos são vítimas de preconceitos e sofrem agressões diárias por um grupo de alunos, eles fazem humilhações desnecessárias e na maioria dos casos a escola nem fica sabendo desses acontecimentos.
Existe também cyberbullying que é a violência que envolve o uso das novas tecnologias para caçoar de outrem, e as vítimas não são só professores e alunos, pessoas de outras classes profissionais ou sociais também sofrem.
Percebendo esta prática o professor deve procurar fazer um alerta aos alunos sobre essa prática, divulgar bastante e incentivar os alunos a pesquisar sobre esta prática para jogá-la fora da escola. Fazer o aluno conhecer o inimigo de perto é possível derrotá-lo da maneira correta.

Importância das atividades lúdicas
Durante o desenvolvimento de atividades lúdicas, o professor deve ajudar e participar e buscar junto com os alunos a integração, a criatividade, cooperação, enfim. É na brincadeira que a criança expõe suas qualidades e defeitos, cabendo ao professor conversar com ela e mudar estes defeitos para qualidades.
Com a brincadeira a criança liberta-se daquela rotina de todos os dias, em que fica na sala de aula só copiando e muitas vezes conversando com os coleguinhas coisas desagradáveis.
Em nosso município em alguns lugares é possível ver que as crianças têm outra forma de reagir ao falar na escola, o que quer dizer que não estão lá só por causa da bolsa família, estão pois realmente gostam da maneira com que a professora trabalha com eles, pela maneira com que ela dá sua aula. Quebrar um pouco a rotina é bom para o aprendizado e para o comportamento das crianças.
Tornando a aula mais prazerosa o professor verá que a violência diminui bastante, acredito que a rotina deixa os alunos "estressados". Desenvolver este tipo de atividade quebra preconceitos e barreiras sociais e financeiras que existem entre as crianças.

Conclusão
Torna-se possível afirmar que o lúdico liberta o "eu" das crianças e torna possível realizar uma atividade de cooperação, criatividade, a paz, entre outras tão importantes que devem estar presentes na escola.
O papel do professor é de importantíssimo valor na solução dos problemas com a violência escolar, tendo ele o compromisso de zelar por a paz dentro da escola.
Muitos alunos trazem os problemas com a violência para dentro da sala de aula, dificultando, assim, o trabalho tanto do professor quanto dos colegas. Mas não é só o professor que deve agir, os pais também devem ajudar em casa. Apoio dos pais é de relevante importância para o desenvolvimento afetivo das crianças.
Os pais devem ajudar os filhos na realização das tarefas escolares e auxiliá-los com os conteúdos que eles estão aprendendo na escola, cumprindo assim seu papel na vida escolar dos filhos.
Com a junção entre escola, professor, pais e alunos a violência nas escolas diminuiria muito, já que acabaria com preconceitos e barreiras existentes entre eles. A promoção de atividades em conjunto com a comunidade e pais é importantíssima para a diminuição dos casos de violência escolar.
O professor deve conversar abertamente com seus alunos, e no caso de bullying chamar bem a atenção dos alunos e explicar bem esta prática para que ela não esteja presente na escola.


Referências Bibliográficas:

? http://revistaescola.abril.com.br/, 29/11/2010
? http://www.cartacapital.com.br/category/carta-na-escola, 29/11/2010
? http://www.cartacapital.com.br/category/carta-fundamental, 29/11/2010
? http://recantodasletras.uol.com.br/discursos/1022770, 29/11/2010
? http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362010000200007&lng=pt&nrm=iso, 29/11/2010
? http://www.dhnet.org.br/educar/redeedh/bib/aida1.htm, 29/11/2010
? Freire, Paulo; Pedagogia do Oprimido, 1981, pg 61
? http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-papel-das-atividades-ludicas-no-processo-desenvolvimento-.htm, 30/11/2010
? http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying, 30/11/2010
? http://pt.wikipedia.org/wiki/Cyberbullying 30/11/2010