VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR


RESUMO

O presente trabalho trata sobre a "Violência Intrafamiliar", baseado numa pesquisa bibliográfica para enfatizar a realidade dos dias atuais. Pretendendo dessa forma, destacar as causas, conseqüências e soluções e obter como resultado a união e uma vida digna para os membros de cada família.

Palavras-chave: Causas. Conseqüências e Prevenções.

PROBLEMA

Sabe-se que nos dias atuais, cada vez mais está ocorrendo atos violentos cometidos no lar entre membros de uma família. Mas o que leva algumas pessoas com vínculos afetivos, agirem de forma tão impetuosas?

HIPÓTESE

A família é o que proporciona aos seus membros, valores, proteção, costumes, seguranças e muito mais. Diante disso, acredita-se que surgem diferenças, disputas que tornam o ambiente desagradável, estimulando sentimentos de amor e ódio ou ainda de aliança e competição, tendo assim, comportamentos totalmente ímpeto.

OBJETIVO GERAL

? Analisar os motivos que levam as pessoas da própria família ter reações agressivas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

? Conhecer os principais tipos de violência intrafamiliar.
? Investigar como é o convívio da família no dia a dia.
? Identificar as razões que podem ocasionar os desentendimentos dos indivíduos na família.

MARCO TEÓRICO

Segundo Brasil (2001, p. 15), a violência intrafamiliar é todo ato violento cometido por algum membro da família, prejudicando, seja a integridade física ou psicológica, como também o bem-estar e a liberdade. Pois, é uma ação que pode ser cometida dentro ou fora da casa, por pessoas que tem função parental.




Embora, tal violência ainda está relacionada principalmente, com crianças maltratadas, não só por abuso sexual, mas com ações verbais e psicológicas que podem ser insultadas, tanto por homens quanto por mulheres.

METODOLOGIA

Este estudo tem como base uma pesquisa bibliográfica, baseado no livro "Violência intrafamiliar". Sendo que, inicialmente será feita uma revisão por meios de leituras sistemáticas, acompanhada da elaboração de fichamentos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

De uma forma geral, a violência intrafamiliar ainda é um entrave nos dias atuais, acontecimentos em que a família se desestrutura, ou seja, é um problema social de grande extensão, a exemplo disso, marido violentando à esposa ou vice-versa ou então ambos agredindo os próprios filhos, fora também que ocorrem o fratricídio. Porém, é uma realidade que deve ser sempre questionada e jamais deixada para trás.

REFERÊNCIA

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de políticas de Saúde. Violência intrafamiliar: orientações para prática em serviço. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.


Acadêmica: Bia Oliveira de Andrade