VIOLÊNCIA FEMININA

Mulher contra a violência

 

 

 

Cleunice Neves Vilela Souto

 

 

 

 

 

RESUMO

 

O objetivo do presente trabalho é relatar um pouco sobre a violência contra a mulher. A mulher sendo violentada de uma forma ou de outra, nunca terá conduções merecíveis no meio em que vive. Compreende-se por violência contra a mulher, tudo que possa lhe desaboná-la de seu direito comunitário. A mulher sendo violentada de lesão, morte, ou qualquer outra ação, que possa lhe expor á criminalidade como vítima indefesa no momento do crime sem direito de recusa a ação indesejada, pois, só depois de o ato estar consumado é que alguém na minoria das vezes ou quase sempre se habilita a anunciar ou divulgar a uma autoridade competente, para que possa ser julgado o caso; fato que na maioria das vezes, é tarde demais e a vítima se acaba, sem defesa, sem ação da lei em tempo hábil. Fatos assim, precisam ser contestados de forma a ser feito um análise de consciência populacional antes que venha acontecer. Ou seja, trabalhar de maneira consciente, o psicológico das pessoas como uma forma de prevenção, porém após, a concretização do ato  pelo réu, deve ser feito o que a justiça determinar sendo que antes foi trabalhado o consciente dos indivíduos.

 

 

Palavras-chave : Mulher. Pessoa. Violência.

1. INTRODUÇÃO

As pessoas de modo geral convivem com o indesejado, e insolúvel problema de falta de respeito e consideração, mas as vezes, isso recai sobre a mulher, onde a mesma é vítima dos mais cruéis sofrimentos, dentro ou fora de casa. Mulheres sofrem abusos e

                                                                                                                                    

na maioria das vezes não tem ninguem além do infrator ali por perto pelo menos para pedir socorro. E acabam perdendo suas vidas. Fato representativo da crueldade.

Algumas pessoas, imaginam que seja mais passivo, desprezar, esquecer, deixar de lado, não olhar, para não assumir papel de responsável, ou não se comprometer com o caso.

É lamentável o que muitas vezes acontece com a vítima que está às margens da violência. É desprezada, humilhada, massacrada, ferida, punida sem dever e ninguém fala ou diz alguma coisa.

Essas tantas violências são concretizadas, por falta da observância aos princípios Divinos. Se todos OS observassem, seria levantada a bandeira da liberdade com maior ímpeto. Mas a reflexão original, está bem longe dos humanos. Ou seja, poucas pessoas usa-se refletir sobre o tudo de bom, ou o muito de ruim.

2. DESENVOLVIMENTO  

Segundo o Dicionário Aurélio, violência é um substantivo feminino e significa Qualidade ou caráter de violento. Ação violenta: cometer violências. Ato ou efeito de violentar. Opressão, tirania: regime de violência. Direito Constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém.

Entende-se que a mulher sendo vítima de violência deve-se imediatamente procurar as autoridades competentes, em delegacias de polícia para fazer a denúncia e receber as informações necessárias para a apuração do fato, mas na verdade, nem sempre após ser violentada se sente forte o suficiente para recorrer e buscar ajuda.

Sempre quando a mulher recebe ameaça ou afronta que vem lhe desabonar, ela necessita de alguém que lhe ofereça ajuda, mas nem sempre isto acontece. As pessoas preferm não se comprometer, não envolvendo no caso.

Percebe-se que algumas pessoas dentro da  sociedade ainda preferem não dar valor à mulher tratando-a de forma desumana e com muito despreso. Esta situação é algo que peocupa a sociedade em âmbito coletivo.

 De maneira geral, vê-se que mesmo existindo leis para fazer barramento ao desrespeito à mulher, ainda existem pessoas que violam os direitos da mulher, até mesmo no próprio lar. Além de provocar a situação desagradável de ofensa a mulher ainda quer ser o chamado de ‘chefe’, não deixando a mulher ter voz e nem vez, sem se preocupar com as consequencias que podem ser sofridas posteriormente.

Há que considerar, que algumas pessoas se preocupam em respeitar a mulher, mas ainda existem boa parte delas que não se importam em viver de forma errada, desconsiderando o respeito que se deve ter pela mulher. A falta de convivência com quem é domado ao assunto faz as pessoas agirem erroneamente. Então, acabam errando muito, sem se preocupar com o resultado que poderá surgir no decorrer do tempo, sendo bom ou ruim, o que importa para as pessoas, talvez seja o seu próprio sucesso, principalmente, financeiro.

Na maioria das vezes a aparência enganadora está presente e quer sufocar o desejo de ajudar, mas fortalece o pensamento maléfico contrário à mulher

A mulher não foi feita para ser discrinada. Mas sim para ser respeitada e honrada. O homem, precisa respeitar a mulher sem acepção  pois ambos depende um do outro.

Segundo a Bíblia.

 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida  ; e o homem foi feito alma vivente.

E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.(BÍBLIA, A. T. Gêneses, 2:7,18 )

                Observa-se aqui, a forma pela qual teve a existência da primeira mulher que pisou sobre a terra. Não foi, fruto do acaso, mas  Deus a fez com Suas próprias mãos.

            Quem violentar uma mulher, está entristecendo a Deus e essa atitude pode lhe custar muito caro, porque Ele conhece e vê todas as coisas e obras que o homem fizer.

            Conforme Fernanda(2013, p. 178), a violência contra a mulher é qualquer ato ou ação que venha ofendê-la.

Violência contra a mulher – entendida como qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause à mullher morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial no âmbito da unidade doméstica, no âmbito da família ou em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação(Lei nº 11.340/2006 – Maria da Penha).

            Como relata Fernanda(op cit, p. 179), a violência contra a mulher não se restringe apenas à raça, idade ou condição social.

A violência contra a mulher não está limitada à raça, idade ou condição social. Porém, é visto que as mulheres que sofrem violência de classe de maior poder financeiro se calam, por existir certa existência de medo ou vergonha do meio social em que está inserida. Porém, é de suma importância que todas as mulheres violentadas tenham coragem e denunciem o seu agressor, pois somente assim elas estarão se protegendo contra futuras agressões físicas ou moralmente.

É uma situação importante, abrangente e perigosa sobre a questão da violência contra a mulher que se sente constrangida em relatar quando é ofendida, por se tratar da classe de maior poder financeiro. As vezes, poderia ser evitado um novo ato de violência, se denunciasse, o agressor, mas o medo e a vergonha da transparência da realidade desmoronadora é causa de arriscar mais uma vez e acaba passando pelas amarguras dos dias de maus tratos.

A mulher da classe citada acima, deve se preocupar com o que poderá acontecer e dizer para a justiça o que está acontecendo em sua vida, para tentar vencer a batalha da desesperança de liberdade.

Vale lembrar que estas situações podem deixarem sequé-las pro resto da vida da mulher. Talves até imperceptíveis para a sociedade, mas sentida por si mesma.

Se fosse denunciado desde a primeira vez, o agressor se inibiria e tornaria a situação mais favorável à vida da mulher, sem ações ou ameaças quaisquer.

 

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                                      

 Diante da situação em evidência, entende-se que a violência contra a mulher pode ser evitada. A melhor forma pode ser a denúncia desde a primeira vez que acontecer a agreção. Quem sabe, deve ser denunciado após a primeira agreção física, ou segunda agreção verbal. Como diz um ditado popular :  “falar não dói”. Isso é quando se trata de cônjuge, que é uma questão um pouco mais delicada.

Haja visto, toda dor ser doer, faz-se necessário mostrar ao agressor o grau da crueldade praticada para que apareça a ação racional inteligente.

É melhor viver em paz e com respeito pela mulher.

Deus criou a mulher, por causa do homem. E deseja que vivam em harmonia, sempre.

REFERÊNCIAS

 

BÍBLIA SAGRADA, Edição Revista e Corrigida. JUERP/Imprensa Bíblica Brasileira. Niterói – RJ.

CHIARATTI, Fernanda Germani de Oliveira. Psicologia Geral e do Desenvolvimento. Indaial: UNIASSELVI, 2013.

TAFNER, Elisabeth Penzlien. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: UNIASSELVI, 2012.