INTRODUÇÃO

Adriano de Jesus Santos

 

Pretende-se nesse trabalho fazer um diagnóstico da violência dentro das escolas. É comum a ocorrência dos mais variados tipos de atos violentos em um ambiente construído e preparado para ser tão e somente um local de aprendizagem. Se esse tema chamou a atenção é porque se trata de uma situação que interfere no processo de ensino aprendizagem, modificando negativamente o pleno desenvolvimento do individuo.

Trata-se de quadro preocupante que faz levantar algumas questões que servirão como norteadoras desse trabalho. Por que a violência escolar gera tantas preocupações e quais as suas principais causas? Quais as dificuldades do processo de diciplinarização? Na busca por resposta a essas questões, a expectativa com a pesquisa e a aprendizagem adquirida é entender melhor as diversas faces desse problema e assim adquirir maior capacidade de superá-lo.

Para o desenvolvimento do trabalho tornou-se necessário a análise de alguns conceitos que servirão de base teórica para a elaboração desse trabalho. É imprescindível, por exemplo, discutir a escola enquanto um organismo vivo que recebe influências do mundo externo. Além disso, o próprio conceito de violência deve ser analisado. O que é e como ela se manifesta são questões centrais que facilitará a compreensão de toda a discussão em torno da temática. Para tanto, essa discussão foi dividida em duas partes principais. Na primeira, define-se e elabora-se um quadro com as principais causas da violência escolar e na segunda discute-se o processo de disciplinarização com toda a problemática que o envolve.

 

[...]