Érica Lílian de Carvalho

RESUMO

Este trabalho mostra que a violência está em um ponto extremo, e está difícil de lidar. A agressão está se tornando comum entre os jovens, tanto na escola quanto em seus lares. A violência abrange grande parte de nossa sociedade, por onde vamos ouvimos falar absurdo. Retrata também a indiciplinalidade dos pais na educação de seus filhos.

Palavra-chave: Violência; Sociedade; Escola.

1 INTRODUÇÃO

Está muito comum, ouvirmos falar em noticiários, problemas referentes à agressão e a violência entre os jovens, tanto contra seus companheiros, contra até mesmo os próprios pais. A violência em nossa sociedade está cada vez mais difícil de ser controlada, pois a educação está em baixa, os alunos não querem mais aprender, mais sim fazer da escola um ambiente de diversão.

2 VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE

Hoje em nossa sociedade, está cada vez mais complicado lidar com a violência entre os jovens, estamos cercados deste problema. Seja na rua, na escola ou até mesmo em seus lares os jovens não querem mais saber, querem resolver tudo perante a violência, não sabem dialogar para obterem o que eles querem. Talvez seja influências de seus companheiros ou também tem o reflexo dentro de casa. As crianças quando crescem em ambientes onde só se vê falar em violência, agressão, elas crescem pensando que aquilo é normal sem se importar com seu desenvolvimento educacional. Os pais, particularmente, deveriam ser mais "duros", mais rígidos com a educação de seus filhos.

Vemos falar tanto sobre a agressão, tanto de pais para filhos, quanto até mesmo de filhos para seus próprios pais. Os filhos de hoje não respeitam os que lhes criaram.

Para Durkheim, o homem é egoísta e necessita ser preparado para o convívio social.

A ação exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não

estão maduras para a vida social tem por objetivo suscitar e

desenvolver na criança determinados números de estados

físicos, intelectuais e morais que dele reclamam, por um lado,

a sociedade política em seu conjunto e, por outro, o meio

especifico ao qual esta destinado ( DURKHEIM,1973,P.44)

Com isso, se os responsáveis não forem mais rigorosos o mundo respectivamente vai ficar mais violento e cada vez mais difícil de combater o mal.

3 VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Adolescentes que vivem em comunidades não próprias para sua educação, levam para a escola aborrecimentos, angustias, carência e lá, no ambiente escolar querem se sentir o melhor, se valorizar, levando consigo atos não pensáveis, prejudicando outros alunos e até ele próprio.

Diante disso fica difícil, que o professor dê conta de cuidar, amenizar a violência dentro da escola, pois o mesmo não pode tomar algumas providências que deveriam ser tomadas. Antigamente os alunos respeitavam os professores como ninguém, pois ali recebiam castigos, que hoje não podem ser dados diante da modernização.

A geração de pais desses alunos que estão hoje na escola, muitas vezes também não teve um preparo para se tornarem pais, para educar os filhos, então transferem a responsabilidade para a escola, que esta sucatada e sem preparo estrutural para admitir a responsabilidade.

Na realidade as escolas, não estão preparadas para enfrentar a complexidade de problemas atuais como a violência. A escola tem como objetivo ensinar e também educar, só que a educação primordial, vem de dentro de casa. Os alunos não respeitam seus professores, eles querem mandar na sala de aula, e alguns professores tem medo, pois esses alunos são muito rebeldes e acabam enfrentando-os.

4 CONCLUSÃO

Diante de tudo que vemos ao nosso redor, o que se tem mais destaque é a violência e agressão entre os adolescentes, o mundo hoje está cada vez mais influenciado pela violência. Se os pais não controlarem os jovens desde pequenos, o risco de eles virarem adolescentes agressivos é grande. Os pais ou responsáveis tem por obrigação oferecer uma boa educação para seus filhos, para que mais tarde eles não se arrependam do fizeram.

5 REFERÊNCIAS

SILVA, Everaldo da. Sociologia geral e da educação. Ed. Asselvi, Indaial. 2007.