PLANO DE AULA.

 VIOLÊNCIA CONTRA ADOLESCENTES NA INTERNET.

CONTEÚDOS: Língua Portuguesa, cidadania, respeito mútuo, tolerância, responsabilidade, Preconceitos, confiança, identificar riscos, TIC´s – Tecnologia da Informação e Comunicação (Surgimento e Evolução); Cyberbullying: a violência virtual Instituição – Nero (Gravação em CD) Microsoft Word 2007 (Conhecendo janelas, barras e botões; Guia, Início, Fonte, Parágrafo, Layout da Página, Configuração de Páginas, Salvando Documentos, numeração de página). Como criar um Wiki?

JUSTIFICATIVA: Tendo em vista o número de casos registrados contra menores vítimas de abusos da internet, deu-se a iniciativa deste com propósitos educacionais, instrucionais e interacionais. Objetivo maior alertar e precaver os jovens do perigo que correm quando entram em sites não recomendados.

PÚBLICO- ALVO: Sétimas séries – Ensino Fundamental.

METODOLOGIA: Contextualização de uma situação problema vivenciado por uma jovem durante a utilização da internet (texto complementar), leitura do texto abordagens, inferências, perguntar se alguém sabe o que significa a palavra cyberbulling, porque acontece? Como acontece?  Quais precauções pais e filhos devem ter para evitar esse tipo de violência? Como fazer para identificar e denunciar o agressor? Riscos e precauções, sugestões. - Desenvolvimento das ações: passo-a-passo do trabalho e das atividades propostas, respeitando a ordem cronológica.

DURAÇÃO: 08 (oito horas aula)

AVALIAÇÃO: A avaliação será continua e formativa levando-se em consideração a participação do aluno em todas as etapas do trabalho, A nota (conceito) deverá ser composta pela avaliação de empenho na busca e seleção de informações, participação nas discussões e desempenho na elaboração do trabalho final. Cada aluno deverá criar um wiki postando uma análise do tema discutido com o propósito de alertar jovens para não serem vítimas de violências na internet, bem como reconhecer e identificar riscos. Todos os participantes do projeto (inclusive professores) devem fazer a auto-avaliação.

TEXTO PARA DISCUSSÃO.

Mesmo quando a agressão é virtual, o estrago é real Ilustração: Alice Vasconcellos.

 O cyberbullying é um problema crescente justamente porque os jovens usam cada vez mais a tecnologia - até para conceder entrevistas, como fez Ana, 13 anos, que contou sua história para esta reportagem via MSN (programa de troca de mensagens instantâneas).

Ela já era perseguida na escola - e passou a ser acuada, prisioneira de seus agressores via internet. Hoje, vive com medo e deixou de adicionar "amigos" em seu perfil no Orkut. Além disso, restringiu o aceso ao MSN. Mesmo assim, o tormento continua. As meninas de sua sala enviam mensagens depreciativas, com apelidos maldosos e recados humilhantes, para amigos comuns. Os qualificativos mais leves são "nojenta, nerd e lésbica" e outros tantos.

Outros textos dizem: "Você deveria parar de falar com aquela piranha" e "A emo já mudou sua cabeça, hein? Vá para o inferno". Ana, é claro, fica arrasada. "Uso preto, ouço rock e pinto o cabelo. Curto essas coisas diferentes e falo de outros assuntos. Por isso, não me aceitam." A escola e a família da garota têm se reunido com alunos e pais para tentar resolver a situação - por enquanto, sem sucesso.

 

REFERÊNCIAS

A Face Oculta, Maria Tereza Maldonado, 96 págs., Ed. Saraiva, tel. (11) 3933-3366,

Bullying: Mentes Perigosas na Escola, Ana Beatriz Barbosa Silva, 189 págs., Ed. Fontanar, tel. (21) 2199-7824,

Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz, Cléo Fante, 224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 3249-0001.

Download da pesquisa Bullying no Ambiente Escolar, da ONG Plan.

Download da pesquisa Geração Digital, da Universidade de Navarra, Espanha.

Download do Estudo sobre Ações Discriminatórias no Âmbito Escolar, da Fipe e do Ministério da Educação.

Download da cartilha Criança Mais Segura na Internet.