O Conselho Tutelar de Arapoti realizou no dia 17 de agosto de 2011, no auditório do Centro Administrativo. A 2ª Conferência Municipal da Juventude, movimento este que mobilizou todos os jovens de nossa cidade, cada escola enviou os seus representantes, eleitos na pré-conferência.

Além das instituições de ensino de caráter estaduais e particulares, estiveram no evento os representantes de associações, faculdades, ongs e etc. A Associação de Moradores do Bairro Vila Nova, foi representada pelo 1º Secretário João Paulo da Silva.

O evento pode contar com a presença de aproximadamente 120 jovens além das autoridades municipais; Vereador Ademir Aparecido Moreira em representação do Prefeito Municipal (Edson Santos), Vereador Potinho representando a Câmara de Vereadores, Rita Muller representando os colégios, e o Professor e Conselheiro Jean Carlos em representação da comissão organizadora do evento. A palestra foi comandada pelo Senhor Claiton Alexandre Siqueira.

Siqueira comandou a palestra destacando os cinco pontos principais que embasaram a conferência, trazendo os mesmos da seguinte forma:

1 ? Direito ao Desenvolvimento Integral ? educação, trabalho, cultura e comunicação. 2 ? Direito ao Território ? cidade, campo, transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais. 3 ? Direito à experimentação e qualidade de vida ? saúde, esporte, lazer e tempo livre. 4 ? Direito à diversidade e à vida segura ? segurança, valorização e respeito à diversidade dos direitos humanos. 5 ? Direito à participação.

Após a orientação do palestrante, jovens e representantes da comunidade se dividiram em cinco grupos para trabalhar os temas apresentados. O secretário João Paulo da Silva foi designado para o grupo de número 2 trabalhando o tema Direito ao Território. Acompanhado da assistente social Osicléia o secretário ocupou a função de relator do grupo. Cabendo ao mesmo a responsabilidade de transpor e apresentar as ideias e moções levantadas pelos jovens.

"O grupo de forma madura discutiu os principais pontos problemáticos de nossa cidade. Efetuando as indicações de melhorias claras, nas políticas de meio ambiente, transporte coletivo e seu acesso de qualidade, bem como projeto de incentivo ao conhecimento de mata nativa, por fim o grupo ressaltou a necessidade de se manter os acervos históricos urbanos preservados, ocasionando uma preservação de nossas construções que marcaram época" indicou o secretário.

Após os debates jovens elegeram como delegados para a próxima fase que acontece em Maringá os alunos Julye e Carolina "A cada dia que passa os jovens se fortalecem através das políticas públicas sociais, com o passar do tempo à juventude tem tido maior interferência nos assuntos administrativos de nosso município, e o mais importante abordam o tema com uma visão extraordinária; os nossos problemas aqui também foram expostos, por fim demos um passo para o desenvolvimento de uma sociedade mais adequada aos nossos jovens, proporcionando a busca de uma cidade mais, segura, conscientizada com o meio ambiente, aberta para atividades esportivas, e para melhorias significativas na educação através do movimento estudantil" finaliza o 1º Secretário da Associação de Moradores do Bairro Vila Nova.

Veja algumas das propostas apresentadas na Conferência:

· Implantação do Programa Jovem Aprendiz
· Implantação das escolinhas esportivas sociais nos bairros e de alto rendimento para que possibilite ao jovem uma oportunidade dentro do esporte.
· Reformar o Centro Estudantil para realização de atividades culturais.
· Montar uma Comissão para a implantação do Conselho Municipal da Juventude.
· Disponibilizar internet wireless gratuita a população de Arapoti.
· Instituir nos postos de saúde o dia do jovem.
· Implantação de oficinas culturais no município.
· Realização de Festivais esportivos e culturais.
· Implantação de praças poli esportivas nos bairros.
· Integração da Secretaria de Meio Ambiente e escolas para informação da coleta seletiva.