UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE LINGUAGENS

DEPARTAMENTO DE LETRAS

CURSO DE LETRAS/ESPANHOL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PAULO MARCOS FERREIRA ANDRADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

N 1.7- ATIVIDADE I

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

 

 

VIGOTSKI: A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL E A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO DO TRABALHO DO ALUNO COM OS COLEGAS, PAIS E PROFESSORES PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA APRENDIZAGEM.

 

 

 

 

Cuiabá, MT

2014

 

 

 

VIGOTSKI: A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL E A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO DO TRABALHO DO ALUNO COM OS COLEGAS, PAIS E PROFESSORES PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA APRENDIZAGEM.

Ao que se pode constatar a partir das leituras efetuadas, ao tratar da questão do desenvolvimento intelectual dos estudantes, Vygotsky enfatiza cada individuo  em dois níveis, a saber: O real: refere-se conhecimento já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria porque já tem um conhecimento consolidado.  E o potencial: é quando a criança ainda não aprendeu tal assunto, mas está próximo de aprender, e isso se dará principalmente com a ajuda de outras pessoas.

A distância entre estes dois níveis é que Vygotsky chama de  zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Neste sentido pode-se dizer que no nível real a criança atua na solução independente de problemas, enquanto no nível potencial ela precisa de orientação de um adulto ou de colegas cujo conhecimento está mais desenvolvido. Essas orientações, motivações ou estímulos constituem-se fatores determinantes na solução de problemas e na construção cognitiva.

Deste modo a relação professor aluno, alunos e colegas, aluno e família são de extremas importâncias para o desenvolvimento intelectual da criança.  Esta relação acima de tudo conforme a teoria Vygotskyana deve ser de cooperação e que reconheça o aluno enquanto sujeito que interage na construção cognitiva. 

Segundo teoria Vygotskyana há, pois um cenário que instala a favor da apeiragem do aluno. Pois para o autor, o sujeito é interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações interpessoais e de troca com o meio, em um processo denominado mediação. Professores, colegas, pais, e outros que possam interagir foram um dentro deste cenário um conjunto de mediação em torno da resolução de problema. Para Vygotsky, a construção do conhecimento se dará coletivamente, portanto, sem ignorar a ação intrapsíquica do sujeito.

Por essa razão cabe ao professor considerar o que o aluno já sabe. Sua bagagem cultural, seus conhecimentos empíricos e intelectuais, são elementos fundamentais para a construção da aprendizagem. Estes elementos são ferramentas favoráveis que atuam na Zona de Desenvolvimento Proximal. 

O mediador deve então avaliar tudo que foi construído durante o processo de mediação, verificando em quais aspectos ela precisa de ajuda. Isso o ajudará identificar qual o nível do desenvolvimento proximal da criança.  Todo trabalho pedagógico dever estar ligado a uma força mediadora, seja humana, cultural ou tecnológica. Desta forma o desenvolvimento pode se configurar mais eficaz e significativa.